.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 4 de junho de 2020

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 7 de junho de 2020.
Evangelho de Jo 3, 16-18.

Celebramos hoje a Solenidade da Santíssima Trindade, a presença vivificante e salvadora de Deus, no meio do seu povo. Com esta festa voltamos ao Tempo Litúrgico chamado “Comum”. Essa Solenidade é um elo de ligação entre o Tempo Pascal que terminou com a festa de Pentecostes e o Tempo Comum da Igreja que caminha na história com a força e a presença do Espírito Santo que foi derramado sobre nós. Seguindo o que Jesus nos ordenou: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19).
A liturgia de hoje nos mostra o grande e infinito amor de Deus. “Deus amou o mundo”, Ele deseja alcançar e salvar a todos com seu amor. É esse amor que celebramos hoje, amor que é a comunhão das três Pessoas divinas. Amor infinito de um Deus, que cria, salva e anima. De um Deus que nunca deixará de manifestar seu interesse, carinho e amor pela humanidade.
A nossa história, a história das nossas comunidades, com seus percalços, suas contradições, suas alegrias e suas dores, continuam sendo história da salvação pela presença viva e constante do Pai, do Filho e do Espírito Santo, nos quais nós estamos mergulhados, batizados.
O amor de Deus é tão infinitamente grande para conosco, que enviou seu Filho único, Jesus, para nos salvar. Deus demonstrou um extremo amor pela humanidade ao se fazer um de nós, na pessoa de Jesus. A Encarnação e a Redenção de Jesus são manifestações do amor sem limites de Deus para com o homem. Jesus é o Messias enviado por Deus Pai, que vem nos revelar o rosto misericordioso de Deus, porque ninguém viu Deus. Deus ao enviar o seu Filho, revelou primeiro o seu infinito amor e depois o seu rosto. Jesus vem nos mostrar quem é Deus, vem nos revelar Deus por meio da sua pessoa, palavra, ação. Deus é um mistério e como mistério não se pode descrevê-Lo é difícil, impossível de se explicar claramente. A Trindade – Pai, Filho, Espírito Santo – são pessoas distintas com identidade própria, mas que constituem um mesmo e único Deus.
A ideia que temos de Deus do Antigo Testamento é um Deus rígido, severo, que vigia, castiga e pune as nossas faltas. Mas não é bem assim, em muitas passagens vemos um Deus bondoso, misericordioso, cuidando do seu povo, Jesus veio contrariar esse conceito da religião judaica. Deus não é só de um povo, mas da humanidade inteira. “Com isso, Jesus praticamente inverte a lógica do primeiro mandamento: ao invés de exigir amor para si, é Deus quem ama a humanidade sobre todas as coisas!”
O presente mais belo e melhor que recebemos de Deus foi seu Filho Jesus, que se fez um de nós para nos salvar doando sua vida. “Deus não enviou seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele”. Deus quer vida para todos nós e vida em abundância é só acolher Jesus, seguir seus passos e ensinamentos.
 Jesus oferece a salvação para todos, para a humanidade inteira, temos liberdade para crer n’Ele ou não. Crer significa aderir a Ele. Quem rejeita Jesus, a vida plena que Ele nos oferece, fica privado da qualidade de uma vida eterna, portanto é condenado por si mesmo, por sua opção, a pessoa mesma auto se exclui. Quem não crê em Jesus está recusando a comunhão com Ele.  “A vida se torna eterna quando se faz opção por Jesus e seu projeto. Essa vida é eterna porque é tão plena e cheia de sentido, a ponto de nem a morte poder destruí-la”.
Deus derrama o seu amor em nós por meio do Espírito Santo e nos convida a construir relações, entre nós, de fraternidade, a exemplo da comunhão perfeita que existe entre as Pessoas da Trindade. Nosso Deus não é solidão, Deus é uma Comunhão de Amor, Deus é família, Deus é vida, assim devemos ser com nossos irmãos, devemos construir uma comunidade de amor igual ao do nosso Deus.
Quando vivemos em nome da Santíssima Trindade nos comprometemos viver no amor, queremos ir contra o egoísmo, o individualismo, o interesse próprio, preferimos tudo o que nos une às pessoas. Ao invés de separação, queremos a aproximação das pessoas, ir ao encontro, estabelecer diálogos, construir pontes, vencer os preconceitos, superar as barreiras, é assim a vida do cristão. Deus quer que todos se salvem e que cheguem ao conhecimento da verdade. Deus não quer que ninguém se perca, quer que todos cheguem à salvação, à liberdade, à felicidade. O que é essa Salvação? Salvação é viver na plena comunhão com Deus por toda a eternidade. Essa salvação é o amor que nasce através da Santíssima Trindade antecipando já aqui na Terra essa vida da eternidade.
 Papa Francisco nos ensina: “A Solenidade da Santíssima Trindade nos faz contemplar o mistério de um Deus que incessantemente cria, redime e santifica, sempre com amor e por amor, e a cada criatura que o acolhe faz refletir um raio de sua beleza, bondade e verdade. O cristão não é uma pessoa isolada, pertence a um povo que Deus forma. Não se pode ser um cristão sem tal pertença e comunhão: somos povo, o povo de Deus”.
Que o amor da Trindade transforme o nosso coração e busquemos na conversão pessoal viver esse mistério de amor!
Abraços em Cristo!!!
Maria de Lourdes

2 comentários:

  1. Amém, irmã Maria de Lourdes! Você Ilumina nossas vidas com suas reflexões, cheias de Deus! Obrigada. Que Ele te Abençoe e Guarde. Como disse São Paulo: ¨um beijo santo¨ para você.

    ResponderExcluir
  2. Amém!!!! Deus lhe abençoe!

    Maria de Lourdes

    ResponderExcluir