.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 12 de junho de 2020

COMPAIXÃO GERA MISSÃO – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 14 de junho de 2020.
Evangelho de Mt 9, 36 -10,8.


Reiniciamos com a Igreja nossa caminhada no Tempo Comum.   A Liturgia de hoje nos convida ir até quem necessita de alguma coisa: uma palavra de amor, de paz, de esperança, de saúde, alimentos...
Jesus vê o povo cansado e abatido como ovelhas sem pastor e sente compaixão, sente seus problemas. Ninguém fazia nada por eles, nem as autoridades religiosas, nem os políticos romanos, só exploravam o povo que vivia muitas dificuldades, doenças, pobreza, exploração. Na maioria das vezes, as dificuldades do povo são consequência da corrupção dos dirigentes, que existe em todas as épocas. Jesus sabe que a necessidade de trabalhadores para a o Reino de Deus é grande e usa esta metáfora: a messe é grande e os trabalhadores são poucos.
Jesus não queria que sua missão parasse, por isso já tinha formado o grupo dos apóstolos e discípulos para continuarem seu trabalho. Chama então seus Doze Apóstolos e os envia em missão para anunciarem que o Reino dos Céus está próximo. Dá-lhes poder para expulsar demônios e curar doenças, purificar leprosos e ressuscitar mortos.
Jesus tinha urgência de enviar seus discípulos e apóstolos no meio do povo para anunciar a mensagem do Reino como Ele anunciava e o que recebera do Pai e transmitira aos seus auxiliadores. Os seus discípulos teriam a responsabilidade de restituir a vida e a dignidade às pessoas exploradas, excluídas pelo sistema político religioso e dos ricos de coração duro.
Jesus recomenda que primeiro eles fossem às ovelhas perdidas da casa de Israel, não por preferência, mas por necessidade. Os samaritanos e os pagãos não estavam sendo excluídos, nem colocados em segundo plano por Jesus. Ele recomenda primeiro ir “às ovelhas perdidas da casa de Israel” porque para Jesus a pior forma de dominação é a religiosa. Por isso recomenda começar por onde havia mais exclusão e dominação, pois seus dirigentes se tornaram maus pastores, explorando o povo em nome de Deus, esse povo que um dia fora seu. Se o povo estava abandonado, a principal culpa era da religião, devido aos abusos e omissões daqueles que deveriam agir como bons pastores e, no entanto, esqueceram-se de agir com amor, misericórdia, compaixão.
Os discípulos deveriam ir anunciar a boa nova do Reino na gratuidade e no amor, levar alívio, esperança para o povo sofrido e maltratado, recuperar a vida ameaçada e explorada. “O Reino dos céus se manifesta como vida em plenitude, com justiça, solidariedade, amor e inclusão. Esse Reino não pode ser imaginado como um evento futuro, porque é no presente que as multidões são mutiladas e maltratadas, exploradas e privadas de vida e dignidade”.
Hoje nós somos os propagadores, os semeadores, anunciadores da Palavra de Deus, devemos levar a todos a libertação, a cura aos corações, a fé, a esperança para todos que estão desanimados, desiludidos. Devemos levar, por meio de gestos concretos, o amor, a compaixão, a generosidade de Jesus a todos que nos ouvirem, que conviverem conosco.
Pelo batismo somos missionários de Jesus e assumir o nosso compromisso com amor, com entusiasmo, com vocação, com audácia, levar Jesus às pessoas e trazer as pessoas a Jesus. Ser missionário é a vocação de todo cristão católico, que ama Jesus. Todo batizado recebe por esse sacramento a fé e a vida divina, a graça Santificante, e assim a Trindade Santa passa a agir nele. Além do mais, pelo batismo nos tornamos filhos de Deus, pertencentes à sua Igreja, corpo místico de Cristo, logo somos chamados a proclamar a todas as pessoas o amor de Deus, seu Evangelho e sua Igreja. É uma graça de Deus conhecermos o seu amor, as maravilhas de sua criação, e não podemos ser egoístas retendo tudo isso só para nós se quisermos construir um mundo de justiça, paz, harmonia no hoje da vida.
Não precisamos ir aos confins do mundo para sermos  missionários, cada um tem um chamado de Deus, e para a maioria de nós, que somos chamados ao sacramento do matrimônio e a vida familiar, devemos exercer a nossa missão nos lugares que estamos presentes. Onde fomos plantados, aí devemos dar flores.
Podemos e devemos ser missionários no trabalho, escola, no comércio, e principalmente na família onde devemos sempre anunciar Cristo, educar os filhos na fé e no amor. Eu vejo com muita tristeza a falta de compromisso de inúmeros católicos com esse anúncio de Jesus, quantos pais e mães não evangelizam seus filhos, apesar de serem batizados, casados na Igreja.
Quando medito sobre missão e missionário, lembro-me muito de Santa Terezinha, que desejava sair pelo mundo anunciando o amor de Deus e não pode por causa de sua frágil saúde, mas do convento ela, por meio de orações e sacrifícios, converteu muitas almas.
Palavras do nosso querido papa Francisco: que o missionário “é o servidor de Deus que fala, que deseja falar aos homens e mulheres de hoje, como Jesus falava às pessoas de seu tempo e conquistava o coração das pessoas que iam ouvi-lo e ficavam admiradas com os seus ensinamentos”.
Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes

3 comentários:

  1. Reflexão Iluminada. És uma mulher cheia de Deus. Obrigada! Saúde e Paz.

    ResponderExcluir
  2. AMÉM! Tudo pra a maior honra e glória do Senhor! Obrigada!

    Maria de Lourdes

    ResponderExcluir