.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 2 de julho de 2019

“POR QUE TENDES TANTO MEDO”... – Olivia Coutinho


Dia 02 de Julho de 2019

Evangelho de Mt8,23-27

No percurso de nossa vida, estamos sempre sujeitos a passarmos por situações adversas, mas isto não deve nos amedrontar e sim, nos  conscientizar do quanto necessitamos de crescer na fé. É a fé que nos mantém de pé nos vendavais da vida! A fé,  não nos  torna imunes do sofrimento, mas nos dá força para superá-lo.
Nas tribulações, quem não tem fé, desespera, não tem a quem recorrer, já quem tem fé, encontra em Deus o seu refugio a força que o levará à superação.
Quando os vendavais da vida, insistir em nos derrubar, lembremo-nos da lição do bambuzal: um bambuzal, no momento da tempestade, curva até o chão, mas não quebra, porque possui raízes profundas que o sustenta  durante o vendaval, logo que a tempestade cessa, o bambuzal volta ao normal, como se nada tivesse lhe acontecido. É assim que reage quem tem fé com raízes profundas, o sofrimento pode   até lhe tirar o chão, mas não tira sua força de superação.  
Podemos dizer que os momentos difíceis que enfrentamos, são o termômetro que mede o grau da nossa fé, pois se temos uma fé firme com raízes profundas, jamais sucumbiremos diante as intempéries da vida! 
Quem tem fé, nunca se dá como vencido, por maior que seja a sua dificuldade, para ele, sempre haverá uma possibilidade, uma seta lhe indicando uma saída.
Do evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, podemos tirar vários ensinamentos que poderão nos ajudar a atravessarmos com serenidade, os desertos de nossa vida!
A narrativa diz, que os discípulos, ao serem surpreendidos por um forte vendaval, enquanto atravessavam para a outra margem, entram em desespero, não se dando conta  de que dentro daquela  barca,  estava aquele, que mesmo dormindo, tinha o controle sobre  tudo.
O barulho do vento e das ondas, não acordaram  Jesus, o que o acordou, foi a falta de fé dos discípulos! Ao ser acordado, Jesus os repreende dizendo: “Porque tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Com autoridade, Jesus ameaça o vento e o mar, e fez-se uma grande calmaria.  Mesmo convivendo diretamente com Jesus, presenciando  todos os  seus feitos, os discípulos, até então, pareciam não saber quem era Jesus, de fato. “Quem é este homem que até o vento e o mar obedecem”? Esse questionamento dos discípulos demostrou  uma falta de fé, pois quem tem fé, não se surpreende diante as proezas realizadas por Jesus, pois já está convicto do seu poder sobre todas as coisas.
Quantas vezes, nós também, somos parecidos com estes discípulos, rezamos pedindo a proteção de Deus e mesmo assim continuamos inseguros, com medo, sinal de que ainda não confiamos plenamente em Deus.
O texto chama a nossa atenção para a essencialidade da fé! Permanecer com medo diante de Jesus, é ter os olhos vendados pela falta de fé!
Ter fé, não significa simplesmente acreditar em Deus, ter fé, é depositar a nossa  segurança Nele.
A fé nos liberta, o medo nos paralisa, portanto, fé e medo não são compatíveis!
Tenhamos a certeza: medo, não cabe num coração habitado por Jesus
Com Cristo e em Cristo, jamais fraquejaremos diante as adversidades da vida! E mesmo quando tudo nos parecer obscuro, não vamos perder a esperança, pois uma luz, sempre haverá de brilhar nos apontando uma saída!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/552336931551388/    

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir