.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Misericórdia e não sacrifício!-Helena Serpa


5 DE JULHO DE 2019

6ª. FEIRA DA DÉCIMA TERCEIRA SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Gen 23, 1-4.19;24, 1-8.62-67


Leitura do Livro do Gênesis 23,1-4.19;24,1-8.62-67
1Sara viveu cento e vinte e sete anos, 2e morreu em Cariat Arbe, que é Hebron, em Canaã. Abraão veio fazer luto por Sara e chorá-la. 3Depois levantou-se de junto da morta e falou aos hititas:
4'Sou um estrangeiro e hóspede no vosso meio. Cedei-me como propriedade entre vós um lugar de sepultura, onde possa sepultar minha esposa que morreu'. 19Assim, Abraão sepultou Sara, sua mulher, na caverna do campo de Macpela, em frente de Mambré, que é Hebron, na terra de Canaã. 24,1Abraão já era velho, de idade avançada, e o Senhor o havia abençoado em tudo.
2Abraão disse ao servo mais antigo da sua casa, administrador de todos os seus bens: 'Põe a mão debaixo da minha coxa 3e jura-me pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não escolherás para meu filho uma mulher entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu moro; 4mas tu irás à minha terra natal, buscar entre os meus parentes uma mulher para o meu filho Isaac' 5E o servo respondeu:
'E se a mulher não quiser vir comigo para esta terra, deverei levar teu filho para a terra de onde saíste?' 6Abraão respondeu:
'Guarda-te de levar meu filho de volta para lá. 7O Senhor, Deus do céu, que me tirou da casa do meu pai e da minha terra natal,
e que me falou e jurou, dizendo: 'É tua descendência darei esta terra', ele mesmo enviará seu anjo diante de ti e trarás de lá uma mulher para meu filho. 8Porém, se a mulher não quiser vir contigo, ficarás livre deste juramento; mas de maneira alguma levarás meu filho de volta para lá'. 62Isaac tinha voltado da região do poço de Laai-Roí e morava na terra do Negueb. 63Ao cair da tarde, Isaac saiu para o campo a passear. Levantando os olhos, viu camelos que chegavam, 64Rebeca também, erguendo os olhos, viu Isaac. Desceu do camelo, 65e perguntou ao servo: 'Quem é aquele homem que vem pelo campo, ao nosso encontro?' O Servo respondeu: 'É o meu senhor'. Ela puxou o véu e cobriu o rosto.
66Então o servo contou a Isaac tudo o que tinha feito. 67Ele introduziu Rebeca na tenda de Sara, sua mãe, e recebeu-a por esposa. Isaac amou-a, consolando-se assim da morte da mãe.
Palavra do Senhor.

Reflexão - “uma mulher para Isaac
Abraão sepultou Sara na terra de Canaã, a mesma que o Senhor lhe havia prometido. Agora, no entanto, já de idade avançada, resolveu escolher uma esposa para o seu filho, Isaac.  Cheio de confiança no plano de Deus para ele e a sua descendência, ele sabia que o próprio Deus providenciaria uma mulher para Isaac e, assim aconteceu. Rebeca foi conduzida pelo servo de Abraão desde a sua terra natal e encontrou Isaac que a recebeu por esposa. Assim também nós podemos refletir que somos peregrinos e estrangeiros nessa terra, a nossa pátria é o céu, porém, aqui na terra onde estamos nós podemos nos apossar das promessas de Deus para nós. Buscamos as coisas do alto, por isso, na hora de que precisamos fazer as nossas escolhas nós também devemos estar confiantes na intervenção de Deus, para que tudo se realize conforme a Sua vontade. Ele sabe mais do que nós do que precisamos e o que será melhor para nós. - Qual a influência que Deus tem na hora em que você faz escolhas para sua vida? - Você confia em que o Senhor saiba precisamente do que mais lhe é preciso? - Você acha que um “marido” ou uma “esposa” possa ser escolhido (a) por Deus? - Você confia nos planos de Deus para a sua vida e espera com paciência que eles se realizem?

Salmo 105, 1-2. 3-4a. 4b-5 (R. 1a)

R. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, *
porque eterna é a sua misericórdia!
2Quem contará os grandes feitos do Senhor? *
Quem cantará todo o louvor que ele merece? R.

3Felizes os que guardam seus preceitos * e praticam a justiça em todo o tempo! 
4aLembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, * pelo amor que demonstrais ao vosso povo! R.

4bVisitai-me com a vossa salvação,
5para que eu veja o bem-estar do vosso povo, e exulte na alegria dos eleitos, * e me glorie com os que são vossa herança. R.

Reflexão - O Senhor está perto daqueles que o invocam e contam com Ele. Dar graças ao Senhor, contar os Seus grandes feitos e cantar o louvor que Ele merece é uma necessidade da nossa alma. O Senhor nos visita com a Sua salvação desde já, e por isso, nós podemos ver o bem-estar de uma nação e a alegria dos seus eleitos. A nossa herança aqui na terra é a misericórdia e a bondade do Senhor nos nossos dias.

Evangelho – Mt 9, 9-13

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9,9-13
Naquele tempo: 9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: 'Segue-me!'
Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.
11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: 'Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?'
12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: 'Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: `Quero misericórdia e não sacrifício'. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores'.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “misericórdia e não sacrifício!”
Quero misericórdia e não sacrifício”!  Com toda a clareza Jesus, neste Evangelho nos prova que veio ao mundo para chamar justamente os pecadores, os fracos, os doentes e impotentes. Ao chamar Mateus para segui-Lo, mesmo sabendo ser ele um pecador público Jesus nos acena com o perdão e a misericórdia de Deus!   Nós também, como Mateus, quando temos um encontro com Jesus e experimentamos a Sua misericórdia, o nosso maior desejo é levá-Lo para a nossa casa, para o convívio da nossa família e dos nossos amigos. Mesmo que sejamos os maiores pecadores e infratores da Lei, Jesus nunca se negará a nos visitar. Ele vem a nós como médico das almas, como remédio, como consolo. Os fariseus, que não entendiam isso, criticavam Jesus e duvidavam de que Ele fosse filho de Deus. Jesus, porém, fiel à vontade do Pai, sabia responder a todas as perguntas e ninguém interferia nas suas ações.  Muitas vezes nós também nos julgamos superiores aos outros porque rezamos, jejuamos, cumprimos com os nossos deveres religiosos, porém, nos falta o principal, a misericórdia, a compaixão, o acolhimento. - Será que Jesus veio também para você? - Você se considera justo ou pecador? - Você costuma julgar alguém que frequenta a casa de Deus e se alimenta do Corpo de Cristo por ser essa pessoa uma pecadora pública?
- Você é uma pessoa misericordiosa ou cumpridora da lei? 

4 comentários:

  1. Louvado seja Deus, que está sempre atento as nossas necessidades. Para isso precisamos apenas confiar na Sua providência. A reflexão dessas leituras do AT são difíceis de se fazer, sem a tão valiosa ajuda de desse blogs e/ou alguns outros com que, às vezes, nos deparamos para compreender melhor os recados divinos para a nossa vida e a de outras pessoas a quem nos dirigimos. Obrigada pelas reflexões que tem nos ajudado muito. Gratidão!

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento5 de julho de 2019 às 06:26

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  4. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir