.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 31 de maio de 2019

“VÓS SEREIS TESTEMUNHAS DE TUDO ISSO.” – Olivia Coutinho


DOMINGO - ASCENSÃO DO SENHOR.

Dia 02 de Junho de 2019

Evangelho de Lc24,46-53

Celebramos hoje, a Ascensão do Senhor, a plenitude da Páscoa! 
A solenidade da Ascensão do Senhor está intimamente ligada à Páscoa e a Pentecostes. Podemos dizer que a Ascensão do Senhor, é o coroamento da missão de Jesus realizada aqui na terra.
Contemplando a ascensão do Senhor, estamos também nos preparando para a grande festa litúrgica de Pentecostes que celebraremos no próximo Domingo: a vinda do Espírito Santo! Espírito Santo, que já está no meio de nós, mas que nem sempre nos abrimos à  sua ação!
O momento é propício para refletirmos sobre a importância do nosso Batismo, ocasião em que recebemos o Espírito Santo.  É através do nosso Batismo que somos inseridos na comunidade cristã.
A vitória de Jesus, que é também a nossa vitória, começa com  a sua ressurreição e se concretiza na ascensão. Com a sua volta para o Pai, abriram-se as cortinas de uma nova era, sinalizando os primeiros passos da igreja missionária.
 Através dos discípulos, o anuncio do Reino se espalhou por todo o universo como fagulhas de fogo, incendiando o coração da humanidade, tornando Jesus conhecido em todos os rincões da terra. Com Filho de  Deus, a história se dividiu em antes e depois dele, a sua presença libertadora nos tirou da solidão das trevas, replantando em nossos corações a semente do amor!
A todo instante, somos beneficiados pelos frutos da ascensão de Jesus, pois com a sua volta para o Pai, suas promessas se cumpriram, o Pai nos enviou o Espírito Santo, a força viva que nos revigora, que coloca brilho nos nossos olhos!
O Espírito Santo atualiza as palavras de Jesus, clareia a nossa mente, nos fazendo entender os seus ensinamentos.
A vitória de Jesus, que é também a nossa vitória, começa na ressurreição e se concretiza na ascensão. Viver esta verdade é vivenciar já aqui na terra, as alegrias do céu, o que não significa ignorar a nossa realidade terrena, afinal, não é olhando para o alto que vamos encontrar Jesus, e sim, olhando para baixo, para as margens, onde estão os nossos irmãos excluídos por uma sociedade que não os reconhece como gente. É nestes irmãos que encontramos o Jesus vivo que caminha no meio de nós.
Diferente da sua morte, a ascensão de Jesus, não foi vista pelos discípulos como uma separação, pelo contrário, foi a partir de então, que eles passaram a  sentir  mais forte ainda, a presença de Jesus entre eles.
No Evangelho que a liturgia desta solenidade nos convida a refletir, Jesus disse aos discípulos: “Vós sereis testemunhas de tudo isso.” Como discípulos de hoje, estamos também incluídos nesta afirmação de Jesus, não presenciamos o que os primeiros discípulos presenciaram, mas confiamos no testemunho deles, presentes nas escrituras, e também, somos fiéis a nossa Igreja que é fundamentada no testemunho dos apóstolos, por isto que ela é chamada: IGREJA CATÓLICA “APOSTÓLICA”... 
A ascensão, narrada no Evangelho, tem características simbólicas, Jesus subiu ao céu, mas para os escritores daquela época, e ainda hoje, não tem como descrever a subida de Jesus ao céu, a não ser simbolicamente. 
É importante conscientizarmos de que  Jesus não subiu para um lugar geográfico e que a sua Ascensão, não significa uma separação entre Ele e os homens, muito pelo contrário, o próprio Jesus afirmou: “Eis que estarei convosco todos os dias, até a consumação dos tempos”(cf. Mt 28,20). 
Entre a solenidade da Ascensão e Pentecostes a Igreja convida-nos a celebrar a semana da unidade. Participar deste mutirão de oração em favor da unidade dos cristãos, é apostar na diversidade e não na adversidade, é tornar possível, viver a unidade, dentro da diversidade. 

“VEM ESPÍRITO SANTO VEM, VEM NOS ILUMINAR...”
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário