.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

O PASTOR CONHECE AS SUAS OVELHAS E ELAS O ESCUTAM E O SEGUEM – Maria de Lourdes Cury Macedo.




Domingo, 12 de maio de 2019.
Evangelho de Jo10, 27-30.

Estamos no 4º Domingo da Páscoa, nele celebramos o Bom Pastor, que dá a vida pelas suas ovelhas. Quando pensamos na figura do Pastor, logo lembramos do zelo que ele tem com suas ovelhas, conduzindo-as à verdes pastagens, à aguas limpas, cuidando dos ferimentos, buscando as desgarradas... O bom Pastor conhece suas ovelhas e elas conhecem a sua voz. Jesus queria ensinar e mostrar para os seus discípulos quem era Ele, o bom Pastor que conduz suas ovelhas para o Pai. As suas ovelhas escutam e seguem o seu pastor.
Esse pequeno trecho do Evangelho de João faz parte de uma unidade maior para mostrar quem é o verdadeiro Pastor de Israel. O evangelista João apresenta para nós que só Jesus é o Bom Pastor e não há outro. Ele se entrega, se doa às ovelhas perdidas, às mais fracas, às mais doentes e feridas, às mais desgarradas. Jesus, o Bom Pastor dá a sua vida por amor: “Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão”. Quando uma ovelha precisar de socorro Jesus está pronto a dar até a sua vida para socorrê-la. Jesus morreu na cruz para salvar a suas ovelhas, que é a humanidade, para dar-lhe a vida Eterna. Ele não deixa ninguém arrancar suas ovelhas das suas mãos, porque Ele as conhece. O Bom Pastor dá segurança para suas ovelhas, alimentando-as e protegendo-as das garras do lobo e do ladrão.
Jesus afirma que as ovelhas conhecem a sua voz, escutam a sua voz e O seguem. Um requisito muito importante para permanecermos em Jesus é que O escutemos com muita atenção para não nos perdermos. A escuta da Palavra de Deus não deixará que as suas ovelhas se percam, ao contrário, elas O seguirão para onde Ele for.
Jesus conhece seus seguidores e por eles dá a vida. Durante toda a sua vida Jesus demonstrou amor, dedicação, misericórdia para com todos, principalmente para com os mais necessitados.
Nós discípulos de Jesus somos convidados a nos deixar conduzir por Ele, o bom Pastor por excelência. Seguindo Jesus encontraremos a fonte de vida eterna, fonte verdadeira que nunca terá fim. Quem verdadeiramente é discípulo de Jesus escuta sua voz e O segue. Tanto o discípulo como a comunidade deve escutar e seguir o Mestre, sair do comodismo e não ser indiferente aos seus ensinamentos, ser para o próximo, um outro Cristo.
Ouvir é aceitar o que Ele ensina e colocar em prática. Ouvir e não mudar o comportamento é cômodo e não é próprio do discípulo que segue Jesus. Precisamos mostrar na nossa vida que somos contra a injustiça, a violência, o ódio, a intolerância, que estamos do lado dos pobres defendendo-os e querendo para eles vida melhor, digna de filhos de Deus, assim estaremos como o Pastor, mais próximos das ovelhas fragilizadas do rebanho.
Jesus fala dos seus seguidores usando a metáfora das ovelhas, porque elas conhecem o seu pastor e andam juntas, formando o rebanho. Nós também ovelhas de Jesus precisamos sim, conhecer bem nosso Pastor e viver unidos em comunidade, deixando o egoísmo e o individualismo doentio que nos escraviza, para olharmos com amor, generosidade e misericórdia o nosso próximo.
Jesus e o Pai são um. Jesus quer que participemos dessa unidade, que vivamos ligados a Jesus e à comunidade. A comunidade precisa ser unida, porque sem unidade ela se destruirá. Assim como o Pai e Jesus são um, assim as ovelhas também devem formar uma unidade com Jesus e com todos. Jesus faz tudo o que o Pai deseja, assim as ovelhas também devem fazer tudo o que Jesus ensina e quer. A união do pastor com suas ovelhas é tão profunda como a do Pai com o Filho Jesus.
Quando lemos esse evangelho do Bom Pastor, nos lembramos do nosso Papa, dos Bispos, dos Padres e de todos os Líderes que trabalham na evangelização com a missão de conduzir seu rebanho da melhor forma possível. Jesus dá a todos esses, o seu Espírito, para que possam, a exemplo de Jesus, cuidar de cada uma das ovelhas com atenção que elas precisam.
Todos nós ovelhas de Jesus somos convidados a depositar n’Ele toda nossa confiança, pois é Ele que ilumina nossos passos, que nos dá a esperança da vida eterna, que nos dá a segurança de não nos perdermos. Podemos ter a certeza que não estamos sozinhos, Jesus está conosco para nos guiar no caminho que nos leva ao Pai.
A figura do Bom Pastor nos convida a viver unidos e em comunhão fraterna com os irmãos. Ele nos convida vencer todo mal que, às vezes, tenta dominar o nosso ser, o nosso coração. Só permanecendo em Jesus poderemos participar da sua vida e da salvação que Ele nos deu com sua vida.
Peçamos a Jesus, o Bom Pastor que nos guie na esperança de construirmos o Reino em comunidade, na união com todos os irmãos.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir