Dia 10 de Maio de 2019
Evangelho de Jo6,52-59
Ao morrer por nós, Jesus renova a aliança de amor firmada entre Deus e o homem na criação, aliança, que fora quebrada pelo pecado. Mas como o Criador não desiste de sua Criação, Ele não leva em conta tamanha ingratidão, na esgota as formas de trazer seus filhos de volta à vida! Primeiro, Deus se fez presente no meio de nós por meio da palavra, palavra, que se fez carne e habitou entre nós! Em Jesus, Deus se fez visível, na Eucaristia, Ele se faz nosso alimento!
Em Jesus, se realiza o encontro de Deus com a humanidade, Nele, está Deus de forma humana e o humano de forma Divina! Jesus é o caminho humano para chegar a Deus e o caminho Divino para chegar à humanidade!
Foi na sua humanidade, que Jesus deixou transparecer a sua Divindade. O povo logo percebeu: “De tão humano, este homem só pode ser humano!”
A nossa vida definitiva começa quando nos comprometemos com Jesus, quando aceitamos a nossa condição humana e na nossa pequenez, fazemos da nossa vida uma oferta de amor!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a Refletir, começa dizendo, que os Judeus discutiam entre si: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” Essas palavras de Jesus, estavam longe de serem compreendidas por estes judeus, que viviam a lógica do mundo, o Mistério de Deus, não é absorvido por aqueles que recusam a graça.
“Eu sou o pão vivo descido do céu.” Com a expressão “eu sou” Jesus se apresenta como o Pão que dá a vida eterna a quem crê e Dele se alimenta! Essa é a diferença entre Ele e o maná do deserto, o maná, sustentou o povo temporariamente, quem dele comeu, morreu, enquanto que quem alimenta de Jesus, estará sempre sustentado, não morrerá jamais!
“Quem come da minha carne e bebe do meu sangue permanece em mim e eu Nele.” Essa afirmação de Jesus aumenta a nossa responsabilidade, pois se estamos em Jesus e Ele está em nós, temos que dar continuidade ao que Ele iniciou aqui na terra... “Na cruz, Jesus ofereceu seu corpo e o seu sangue para nos libertar da escravidão do pecado, com este sacrifício, Ele nos concede a vida eterna, vida eterna, que já podemos experimentá-la nesta vida, no aqui e no agora.
Ao contrário do pão nosso de cada dia, que nos sustenta somente por um dia, o Pão da vida que é Jesus, é sustento pra toda vida...
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.
ResponderExcluir