.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Um lugar na Casa de Deus-Helena Serpa


17 DE MAIO DE 2019

SEXTA FEIRA DA IV SEMANA DA

PÁSCOA

Cor Branco

1ª. Leitura – At 13, 26-33

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,26-33
Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus
e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se leem todos os sábados. 28Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. 29Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus,
eles o tiraram da cruz e o colocaram num túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31e, durante muitos dias, ele foi visto
por aqueles que o acompanharam desde a Galiléia até Jerusalém.
Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo. 32Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: 'Tu és o meu filho, eu hoje te gerei'. Palavra do Senhor.

Reflexão – “A ressurreição de Jesus é o cumprimento da promessa do Pai”
Com insistência os apóstolos continuavam obedecendo ao mandato de Jesus e por onde iam anunciavam o Evangelho da Salvação. Por meio do testemunho e do relato da própria história do povo de Deus, eles mostravam a todos, que o Salvador já viera e cumprira a Sua missão e Deus havia cumprido com a promessa que fizera ao homem quando o expulsou do paraíso. Somente quando conhecemos a origem do homem e a sua história de pecado nós começamos a entender o motivo pelo qual Deus nos prometeu um Salvador. Logo que o homem, (Adão e Eva), pecou, Deus na Sua misericórdia nos assegurou a Salvação. A promessa se cumpriu em Jesus que, vindo até nós, morreu por nossos pecados, foi ressuscitado e voltou aos céus. A ressurreição de Jesus é, portanto, o cumprimento da promessa do Pai para nós. Jesus abriu o caminho para que nós também possamos ser ressuscitados.   Paulo foi escolhido por Deus para ser Seu instrumento no meio dos pagãos, anunciando a morte e a ressurreição de Jesus mostrando aos homens que a promessa de Deus no Antigo Testamento já se cumprira em Jesus. Apesar disso, até hoje tem sido difícil para os homens acreditarem nesta verdade. A maioria das pessoas pensa que a salvação é somente para depois da morte, por isso, a humanidade continua descrente e insegura em relação às promessas de Deus, e vive sem esperança e temerosa. Nós, como cristãos batizados, temos também o dever de anunciar a salvação de Jesus e, insistentemente dar testemunho disso com a nossa vida, mostrando que tudo mudou a partir da nossa experiência com Filho de Deus. Se todos acolhessem, com confiança, a promessa de salvação do Pai por meio de Jesus, a história seria outra. – Você entende qual é a Salvação que Jesus veio nos dar? – Você continua sendo uma pessoa pessimista, derrotista e sem esperança? – Você tem feito muito esforço para alcançar a salvação? – Você sabia que a fé e a confiança em Jesus é o que lhe faz começar a viver esta salvação, aqui e agora?

 

Salmo 2, 6-7. 8-9. 10-11 (R/.: 7)
R. Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!
Ou:
Aleluia, Aleluia, Aleluia

6'Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei*
e em Sião, meu monte santo, o consagrei!'
7O decreto do Senhor promulgarei,
foi assim que me falou o Senhor Deus: *
'Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!R.

8Podes pedir-me, e em resposta eu te darei
por tua herança os povos todos e as nações, *
e há de ser a terra inteira o teu domínio.
9Com cetro férreo haverás de dominá-los, *
e quebrá-los como um vaso de argila!R.

10E agora, poderosos, entendei;*
soberanos, aprendei esta lição:
11Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória *
e prestai-lhe homenagem com respeito!R.

Reflexão - Jesus recebeu do Pai toda a autoridade sobre todas as nações. Somos propriedades Dele, herança e  pertença a Ele. Toda a terra está sob o Seu domínio. Dentro da mentalidade humana, poderíamos pensar que a nossa vida é uma vida de servidão. Muito pelo contrário, o jugo e a autoridade de Jesus vêm do Amor do Pai, por isso Ele é poderoso no Amor. Não somos seus serviçais, mas sim, Seus servos. Servir a Jesus significa render-Lhe graças e prestar-Lhe homenagem com respeito, tudo fazendo por amor.

 

Evangelho – Jo 14, 1-6


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14,1-6
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1'Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.
2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou,
vós conheceis o caminho.' 5Tomé disse a Jesus: 'Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?'
6Jesus respondeu: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ninguém vai ao Pai senão por mim. Palavra da Salvação.

Reflexão – “um lugar na Casa de Deus”
 Jesus animava os Seus discípulos, mostrando-lhes as dificuldades que teriam de enfrentar quando Ele fosse embora para perto do Pai, e ao mesmo tempo recomendava-lhes a não ter medo e confiar em Deus. Sabendo que pouco tempo lhe restaria no meio dos Seus discípulos, humildemente Ele pedia-lhes sua compreensão para os fatos que iriam acontecer e lhes falava assim: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.” Dessa forma, Jesus procurava imprimir confiança e esperança no coração dos Seus discípulos quando se referia à casa do Pai e suas moradas e prometia-lhes preparar um lugar na Casa de Deus.  Os discípulos tinham dúvidas e não entendiam muito bem o que Jesus queria lhes mostrar, apesar Dele lhes garantir que eles já conheciam o caminho. Assim acontece também conosco, apesar de conhecer toda a história, de ter acesso à Palavra que nos esclarece os mal-entendidos, de termos tido uma experiência com Jesus ressuscitado, às vezes, também ficamos confusos (as) e nos perguntamos: como podemos conhecer o Caminho para Deus? Para onde estamos indo? O que virá depois?  Desconhecemos as lições de Jesus e ficamos procurando o Caminho nos caminhos do mundo. Assim como falou aos discípulos Jesus hoje nos fala também: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida”!  Jesus já veio até nós e opera milagres na nossa vida. Ele realiza as obras do Pai e nos revela a Sua Face nos momentos de oração, de adoração, quando meditamos com a Sua Palavra. A fé em Jesus é o Caminho que nos leva ao Pai e nos levará à Sua casa. Somente dessa maneira é que nós chegaremos à morada que nos foi preparada. Ninguém chegará ao Pai por si mesmo, Jesus é a Estrada pela qual nós caminhamos até a morada de Deus. - Qual é o caminho que você tem buscado para a sua vida? – Você já descobriu o caminho mais seguro? – Neste caminho você tem enfrentado dificuldades? – Você tem vontade de voltar ou persegue com firmeza o Caminho de volta para a casa do Pai?


Nenhum comentário:

Postar um comentário