.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

JESUS VOLTA AO PAI, SEU LUGAR DE GLÓRIA – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Domingo, 2 de junho de 2019.
Evangelho de Lc 24, 46-53.

A solenidade da Ascensão do Senhor nos prepara para a grande solenidade de Pentecostes, na qual encerraremos o ciclo pascal, celebrando a efusão do Espírito do Ressuscitado sobre a Igreja.
Na solenidade da Ascensão celebramos o mistério da exaltação de Cristo Ressuscitado, que subiu ao céu, que voltou ao Pai, e também o mandato aos seus discípulos a anunciar a conversão e o perdão dos pecados por meio do testemunho. Isso nos mostra que a evangelização se realiza por meio dos gestos concretos que ajudam a construir um mundo reconciliado.
Jesus subiu ao céu, não levado por anjos, mas por virtude própria.  Subiu ao céu para ser nosso Advogado, a ponte, o pontífice junto do Pai.  E como Ele havia falado, vou para o Pai preparar um lugar para vocês. Com a ascensão, Jesus volta ao estado de glória, que possui desde o dia da Ressurreição.
Agora os discípulos e apóstolos ficariam no lugar dele para ser os proclamadores, os enviados para pregar a conversão e o perdão dos pecados. Quem crer e fizer penitência dos pecados receberia o perdão, isso é o fruto da morte e ressurreição de Jesus.
 Antes de subir ao céu Jesus quer confirmar mais uma vez a fé de seus discípulos. (v47) Jesus quer demonstrar que a conversão e o perdão dos pecados são necessários para a salvação de todos, e insiste que é necessário anunciar a todas as nações começando por Jerusalém.
Jesus pediu que não se afastassem de Jerusalém antes de receberem a “força do Alto”, o Espírito Santo, porque Ele daria força e coragem, entendimento e sabedoria para cumprir a missão que abraçaram. Como quem vai viajar por uns tempos e faz suas últimas recomendações, Jesus também antes de subir aos céus insiste que eles serão as testemunhas e que vai enviar o Espírito Santo, que o Pai prometera por meio dos profetas, que enviaria o Espírito Santificador sobre os filhos de Deus.
O Espírito Santo daria para os discípulos uma força extraordinária, para cada um deles, para desempenharem a missão de evangelizadores. Seriam iluminados e revestidos de uma fortaleza celeste. Com grande poder, sairiam para dar testemunho de Cristo. Todo medo e timidez desapareceriam quando o Espírito Santo viesse. E quando veio o “poder do alto”, ficaram corajosos, destemidos, a fraqueza desapareceu, sentiram força para iniciar a missão de evangelizar.
Jesus pediu que ficassem em Jerusalém até receberem o Espírito Santo, porque não queria que eles saíssem despreparados, sem uma armadura a lhes dar força, poder e meios de defesa.
Quando na última ceia Jesus anunciara aos discípulos que sua partida estava próxima, eles se encheram de tristeza, mas na ascensão quando Jesus realmente partiu, eles voltaram para Jerusalém, sozinhos, mas alegres, cheios de grande alegria, repletos de esperanças.  Como entender isso? Embora longe do Mestre, sabiam que Ele, na glória do Céu, continuaria a ampará-los e em breve lhes enviaria o Espírito Santo. Eles se alegraram porque viram confirmada sua fé e sua esperança, com a subida triunfal de Jesus aos Céus. É a grande alegria da fé. Os discípulos voltaram sem o Mestre querido, voltaram sós, mas com a certeza que o poder de Cristo estava em cada um deles.
Iam ao Templo, reunidos louvavam e bendiziam a Deus com cânticos e orações preparando seus corações para receberem o Espírito Santo.
Jesus faz conosco o mesmo que fez com seus Apóstolos, levou-os para Betânia, abençoo-os e depois subiu ao céu, hoje Ele nos leva para fora dos nossos templos, das nossas atividades, do nosso mundo limitado, abençoa-nos e mostra o vasto mundo de missão. Jesus partiu ensinando-nos que cada um de nós também será levado para o céu, se formos fiéis a Deus e aos seus ensinamentos. Alegremo-nos porque temos Jesus sempre conosco. Assim seremos cristãos que manifestam sua alegria na comunidade e por toda parte. Bendigamos a Deus por ter dado a vida por nós, e que possamos doar nossa vida pelos irmãos na comunidade.
Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes





Nenhum comentário:

Postar um comentário