.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 19 de maio de 2019

-O mundo odeia os justos-Jo 15,18-21-José Salviano.


25 de maio de 2019

Evangelho-Jo 15,18-21

 

PRIMEIRA LEITURA- At 16,1-10

 

Guiados pelo Espírito Santo, os apóstolos percorriam varias regiões e lugares anunciando a palavra de Deus. E assim, a Igreja nascente se fortalecia na fé, e em número. Pois a cada dia aumentava mais o números de pessoas que aderiam a fé, e ao grupo dos missionários de Cristo.

Também nós devemos fazer o nosso trabalho missionário com muita confiança no apoio do Espírito Santo, o  qual nos acompanha e nos ajuda em tudo o que propomos fazer. Nós somos apenas instrumento. Deixemos que Deus aja por meio de nós, e tudo o resto será feito d=com sucesso.

 

SALMO 99

Irmãs e irmãos. Vamos servir a Deus com alegria e muita satisfação. Vamos levar a sua palavra aos doentes, aos pagãos de hoje, aos distantes, aos que não são do perímetro paroquial. Coragem, pois o Espírito de Deus nunca nos abandonará!

A bondade de Deus perdura para sempre. E Ele nos perdoa por que sabe do que somos feitos. Ele nos ama. Nós somos seu povo e seu rebanho. Por tanto, vamos aumentar este rebanho, por meio da catequese.

 

EVANGELHO

Jesus disse: “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim”.  

Na verdade não é todo o mundo que nos odeia por viver e anunciar o Evangelho. Mais sim, é uma parte desse mundo não compartilha com o nosso trabalho, e na verdade eles nos repudiam  pelo fato de denunciarmos as injustiças, e de  mostrar a verdade do Evangelho.  Pois a palavra de Deus incomoda os injustos. E por isso somos odiados por aqueles que defendem os seus privilégios e não querem saber do sofrimento dos excluídos.

“Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence.
Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.”

Se nós fôssemos desse mundo, isto é, se vivêssemos só para este mundo, se fizéssemos o que eles fazem, talvez não nos odiariam, ou talvez até nos seriam agradáveis e simpáticos.

Mas quem defende a justiça é odiado pelos injustos. E a história se repete. Foi assim com o Filósofo Sócrates, foi assim com Jesus, com Tiradentes,  e com tantos outros mártires da História da Igreja.

O fato de sermos escolhidos por Deus para a missão de evangelizar, pode causar efeitos colaterais indesejáveis, para não dizer fatais.

Porém, temos de produzir frutos para o Reino de Deus. Temos de dar o nosso testemunho de verdade e vida. Temos de seguir os passos de Jesus Cristo.

O principal objetivo da nossa  missão é despejar no mundo a água pura, que é o amor de Deus para todos os homens e mulheres.

E o amor de Cristo nos impele a fazer este santo trabalho, pois Deus quer que todos os povos cheguem ao conhecimento da verdade e  sejam salvos. Deus quer  a salvação de todos pelo conhecimento da verdade. Acontece que essa verdade dói, ou melhor, incomoda muito aqueles e aquelas que vivem na mentira.

Porém, a salvação está na verdade. Não pode haver salvação sem verdade, e sem cruz.
E  nos alegra saber que nem todos repudiam os portadores da verdade. Pois  os que obedecem os ensinamentos de Deus, ensinamentos de  verdade, esses estão conosco, esses nos apoiam e nos ajudam. Pois eles também já estão no caminho da salvação.
E a Igreja que somos nós, e que esta verdade nos foi confiada, deve ir ao encontro das ovelhas desgarradas, levando-lhes essa mesma verdade. Por isso ela tem de ser missionaria, tem de se expandir, porque crê no projeto universal de salvação, iniciado por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pois o mandato missionário da Igreja enviada por Deus às nações para ser o sacramento universal da salvação, em virtude das exigências íntimas de sua própria catolicidade e obedecendo à ordem de seu fundador, esforça-se para anunciar o Evangelho a todos os homens. "Ide, portanto, e fazei que todos os povos se tomem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt 28,19-20).
A origem e o escopo da missão, o mandato missionário do Senhor Deus tem sua fonte última no amor eterno da Santíssima Trindade: "A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária. Pois ela se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai". E o fim último da missão não é outro senão fazer os homens participarem da comunhão que existe entre o Pai e o Filho em seu Espírito de amor.
Certa vez no final de uma ordenação, o Sr. Bispo diocesano disse aos 18 novos sacerdotes. “O diabo vos odeia. Assim como os que praticam a injustiça no mundo”. E continuando, ele explicou que tanto o demônio como os injustos, não descansariam enquanto não conseguissem atrapalhar o trabalho missionário dos novos padres. Recomendou para que eles não descuidassem da oração, como Jesus nos recomendou. “Vigiai e orai. O espírito está preparado, mas a carne é fraca”.

José Salviano


Nenhum comentário:

Postar um comentário