.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 19 de maio de 2019

-Jesus promete enviar o Espírito Santo-Jo 15,26 - 16,4a --José Salviano.


27 de maio de 2019

Evangelho-Jo 15,26 - 16,4a

 

 

PRIMEIRA LEITURA- At 16,11-15

Naqueles tempos os meios de transportes eram muito precários. Os apóstolos recorriam às embarcações navegando no Mar Mediterrâneo, que os romanos chamavam de Mare nostrum, pois ali eles, os imperialistas ou dominadores romanos, trafegavam de ponta a ponta, dominando todos os povos existentes ao redor daquele mar.

Do mesmo modo, os apóstolos, por meio de embarcações, atingiam aqueles mesmos povos, e a eles dirigiam a palavra de Deus. A maioria, pela graça de Deus aceitava a mensagem evangélica enquanto alguns davam todo apoio aos missionários de Cristo, como foi o caso dessa mulher devota citada no texto de hoje, que se chamava Lídia, comerciante de púrpura da Cidade de Tiatira, e que lhes convidara para permanecer em sua residência, enquanto faziam o seu trabalho de anunciar o Evangelho naquele lugar. 

 

SALMO 149

Muitos às vezes têm preguiça de ir à Igreja, de ir à missa. E a desculpa é: Quando quero rezar, eu rezo em casa.

O Salmo 149 nos encoraja e nos estimula a dar glória a Deus pois a sua glória e seu poder é infinito! Devemos render graças a Ele que fez o Céu e a Terra, e nos deu a vida. E isso é bom que fazemos na assembleia reunida na igreja, especialmente na missa do domingo. É o mínimo que podemos fazer por Aquele que nos deu tudo! Aquele que cuida de cada um de nós como uma mãe zelosa!

 

EVANGELHO

 

Neste Evangelho Jesus promete enviar aos discípulos o Espírito defensor, para que a fé deles não seja abalada com a chegada das perseguições. Jesus avisou do que poderia lhe acontecer. Seriam expulsos das sinagogas, por exemplo.

Porém, o Espírito Santo iria defendê-los de toda acusação injusta.

Prezadas irmãs e irmãos. É o Espírito de Deus que nos encoraja nos momentos de desânimo, nos momentos de perseguição, nos momentos em que alguém nos critica por estarmos nos dedicando a palavra de

Deus.

É o Espírito Santo quem nos desvia das atrações enganosas desse mundo, sendo a principal atração, a riqueza.  

A riqueza á a grande divindade de todos os tempos. Os grandes aventureiros se embrenhavam mar a dentro sem se importar com os riscos de morte, em busca de riquezas fartas, em busca de ouro em novos continentes.
É a riqueza que a grande massa dos homens presta suas  homenagens. Desde os tempos primitivos, o ser humano tem medido a felicidade e a honra pelo acúmulo de bens matérias, ou  pela fortuna. Desde muito tempo que tudo provém desta convicção: com a riqueza, tudo se pode. A riqueza sempre foi um dos ídolos da humanidade. Assim pensam os que depositam suas esperanças nos bens materiais.
O se humano, na sua ânsia de ser importante, faz de tudo para ser notado, para se destacar na escala social, e a riqueza é o ponto de maior importância para se chegar ao pódio.
Poder e riqueza. São os desejos do seu humano nesta vida terrena e passageira. O poder pode ser alcançado de forma mais rápida pelos caminhos da política, nos quais também se alcança a riqueza por meios nem sempre muito honestos, como o vemos nos noticiários.
Assim, todos, ou quase todos querem ser famosos, de preferência com muito dinheiro. A maioria pensa que com dinheiro se compra tudo.
Notamos que na sociedade injusta, não existe caridade. Por dinheiro todos se movimentam. Por dinheiro se compra muitas coisas até mesmo pessoas. Não existe lealdade, mas sim, interesses. Por dinheiro inimigos se dão as mãos, amigos se traem uns aos outros, por dinheiro se mata, se compra, se vende, pois é tudo por dinheiro, para aqueles e aquelas que não reconhecem Deus como Aquele que pode tudo.
A riqueza pra muitos se tornou um bem em si mesmo, pelo fato deles  ignorar os caminhos da vida eterna. Por ser considerada como um bem em si mesma, um bem soberano, objeto, até, de verdadeira veneração, a riqueza é disputada até o último recurso, até a última bala.
Que o Espírito Santo nos conduza à verdadeira RIQUEZA! A riqueza de pretender um dia alcançar a vida eterna.
Jesus deixou isso bem claro no sermão da montanha e a catequese apostólica descrevem-nos os caminhos que conduzem a riqueza eterna que a traça não come, que é o Reino dos céus.

Tenha um bom dia. José Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário