.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Jesus nos diz, pessoalmente, “Tu, segue-me!-Helena Serpa


8 DE JUNHO DE 2019

SÁBADO DA SÉTIMA

SEMANA DA PÁSCOA

Cor Branco

1ª. Leitura – At 28, 16-20.30-31


Leitura dos Atos dos Apóstolos 28,16-20.30-31
16Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, com um soldado que o vigiava. 17Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou-lhes: 'Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo, nem contra as tradições de nossos antepassados.
No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro e, assim, fui entregue às mãos dos romanos. 18Interrogado por eles no tribunal
e não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. 19Mas os judeus se opuseram e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. 20É, por isso, que eu pedi para ver-vos e falar-vos, pois estou carregando estas algemas exatamente por causa da esperança de Israel.' 30Paulo morou dois anos numa casa alugada. Ele recebia todos os que o procuravam, 31pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo. Palavra do Senhor.

Reflexão - “algemado pela esperança”
Quando acompanhamos o relato dos Atos dos Apóstolos, nós percebemos que no reino de Deus as coisas são diferentes do que nós presenciamos nos reinados aqui da terra. Assim, pois, vemos que São Paulo foi preso por lutar pela vida dos seus algozes. O Espírito Santo o conduzira a Roma e agora, ele estava prisioneiro e algemado porque anunciava a esperança para o povo de Israel falando para os judeus que o acusavam e não queriam acolher a sua mensagem. Paulo, porém, não desistia, porque tinha consciência de que era essa a sua missão e o seu chamado. Ele poderia ter negado sua fidelidade ao Evangelho e exonerar-se diante das acusações ou ter se defendido, lavado as suas mãos já que os judeus rejeitavam a libertação que Jesus viera propor, porém, “ com toda a coragem ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo!”  Paulo lutou até o fim, cumpriu a sua missão. E nós? A nossa casa e a nossa família são também como o povo de Israel, onde precisamos falar de Jesus e dar testemunha de uma vida renovada. Todavia, nem sempre  somos acolhidos (as) e muitas vezes somos até perseguidos (as) e discriminados (as).  Será que temos desistido dos nossos encargos por causa disso? Na maioria dos casos nós facilmente lavamos as mãos e nos omitimos com medo das consequências que podem advir com a nossa insistência. Preferimos agradar a todos entrando no ritmo do mundo como os demais. Temos medo da “prisão e das algemas de Deus” que nos envia a ensinar na nossa casa e por onde andamos as coisas que se referem ao Senhor Jesus Cristo. As algemas de Deus para nós são em vista de nova perspectiva  para o nosso povo, portanto as nossas dificuldades e lutas são sinais de esperança.

Salmo 10, 4. 5.7 (R. Cf. 7b)

R. Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.
 Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

4Deus está no templo santo, * e no céu tem o seu trono;volta os olhos para o mundo, * seu olhar penetra os homens. R. 

5Examina o justo e o ímpio, * e detesta o que ama o mal. 
7Porque justo é nosso Deus, o Senhor ama a justiça.* Quem tem reto coração há de ver a sua face. R.

Reflexão - O salmo confirma justamente o agir coerente de Paulo: “quem tem reto coração há de ver a vossa face”. Nós vivemos aqui, mas temos a nossa esperança posta na vida eterna. Ter reto coração é ser coerente com a proposta de vida nova que Jesus veio nos dar e nmpão distanciar-se do olhar do Senhor que está voltado para nós.

Evangelho – Jo 21, 20-25

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 21,20-25
Naquele tempo: 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: 'Senhor, quem é que te vai entregar?' 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: 'Senhor, o que vai ser deste?' 22Jesus respondeu: 'Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso?
Tu, segue-me!' 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: 'Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?' 24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo
os livros que deveriam ser escritos. Palavra da Salvação.

Reflexão – “Jesus nos diz, pessoalmente, “Tu, segue-me!”!
Evangelho vemos como Jesus desvendava para os apóstolos os mistérios que lhes estavam reservados como que para animá-los e dá-lhes força para continuarem firmes até o tempo que lhes fosse necessário. Unidos ao Jesus, pelo poder do Espírito Santo nós também poderemos assimilar o que o Senhor tem preparado para a nossa vida. Para cada um de nós o Senhor tem um desígnio. A nossa história é diferente da de todo o mundo, nós somos únicos e temos um chamado pessoal. Pedro queria saber de Jesus o que iria acontecer a João e dava sinais de dúvidas em relação ao discípulo que Jesus amava. Jesus, porém, dizia: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso? Tu, segue-me!” Não precisamos nos importar com aqueles (as) que ainda não acompanham Jesus, pois o Senhor tem uma hora destinada a cada um. O plano de Deus para nós é perfeito e tem um sentido definido e uma marca singular, portanto, ao invés de nos preocuparmos com o projeto de Deus para as outras pessoas nós deveríamos estar atentos à voz de Jesus que nos diz, pessoalmente, “Tu, segue-me!” É importante que permaneçamos quietos (as) e abandonados (as) às sugestões do Espírito que perscruta o nosso coração e sabe precisamente do que nós necessitamos. Devemos nos alegrar quando o Senhor nos chama particularmente, pois as sim, nós entendemos que a vontade de Deus está se cumprindo em nós. 




3 comentários:

  1. EU JOAO......QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS.DIVINO EXPIRITO SANTO ,ILUMINAI ,A TODOS OS CORAÇOES DE TODA A HUMANIDADE AMEM

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento8 de junho de 2019 às 07:14

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir