.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

JESUS NOS ENSINA GUARDAR A PALAVRA – Maria de Lourdes Cury Macedo




Domingo, 26 de maio de 2019.
Evangelho de São Jo 14,23-29.

Este trecho faz parte do discurso de despedida de Jesus ocorrido na 5ª feira Santa, quando Jesus ceou com os apóstolos pela última vez. Jesus começou suas despedidas porque sabia que iria morrer e que iria para junto do Pai, sabia que iria se separar dos amigos, seus apóstolos e queria fazer as últimas recomendações aos seus discípulos para fortalecê-los, para que eles não desanimassem e nem dispersassem, quer esclarecer sobre o que ainda iria acontecer. Nesse trecho do evangelho encontramos três pontos de referência: o amor a Jesus, que é guardar a Palavra; a promessa do Espírito, e a paz do Senhor ressuscitado.
Portanto, nesse clima de despedida Jesus pede para guardarmos a sua Palavra, que é a herança maior que ele nos deixou. Por meio da Palavra Jesus estará sempre conosco. É preciso guardar a sua Palavra no coração.
Jesus disse aos seus apóstolos: “Se alguém me ama, guardará a minha Palavra” (v. 23). O amor a Jesus, não é só afetivo, emotivo, sentimental, mas é um amor concreto, é prático e se expressa e se traduz “na observância da sua palavra, do seu novo mandamento”. Jesus já tinha dado o seu novo mandamento para eles. Então, a Palavra que os discípulos devem observar, para demonstrarem o seu amor ao divino Mestre é viver o seu mandamento do amor.
“Quem não me ama não guardará as minhas Palavras. E, no entanto, a Palavra que vocês acabam de ouvir não é minha, mas do Pai que me enviou”.(23-24) Jesus foi claro, Ele nos ensina que se alguém o ama, guarda sua Palavra. Quem não ama, não guarda a Palavra, portanto não ama a Deus.
O que significa guardar a sua Palavra? Significa ouvir, estudar, colocá-la no coração e vivê-la, isto é, praticá-la. Provamos o amor com nossas obras, com nosso jeito de ser, pensar e agir. Quem ama a Deus não permanece parado, mas faz alguma coisa, atua, realiza em favor do irmão. A Palavra nos pede que pratiquemos a justiça, o amor, a fraternidade, que perdoemos, que não julguemos, então vamos obedecê-la.
Nós somos a morada de Deus, isto é, Deus mora no coração de cada cristão que guarda a sua Palavra. Cada pessoa que aderiu a Jesus pela fé é morada de Deus. Deus mora no coração de quem o ama; habita nele como se fosse um templo vivo e de modo permanente, isto é, sempre. Quem guarda a Palavra tem Deus no coração, para agir na vida conforme ela fala. Quem tem a Palavra no coração está assimilando o modo de ser de Jesus. Guardar a Palavra é estar em comunhão com o Pai e total entrega de si mesmo aos irmãos, ao próximo.
Jesus fala do Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em seu nome. Ele tem a função de ensinar e recordar o que Jesus já ensinou. O Espírito Santo é o “Defensor, o advogado”, que significa “aquele que é chamado para ficar ao lado”, daí o significado de defensor. O Espírito Santo tem, portanto, a função de defender os discípulos de Cristo.
Pela presença do Esp. Santo os apóstolos terão vivos na memória as ações de Cristo para poderem levar o Cristo a todos. Ele ensinará como proceder para viver e ensinar a Palavra de Deus. Somos guiados pelo Espírito Santo. Pelo Espírito Santo, as comunidades cristãs terão condições de fazer com que a Palavra de Deus ilumine as situações presentes, apontando os caminhos de libertação e vida para todos.
Jesus disse ainda: Dou-vos a minha paz; mas não a dou como o mundo (v. 27). A paz do mundo é passiva e supõe a ausência de luta. A paz de Jesus vai além da necessidade humana de sossego, da ausência de luta. A paz de Jesus preenche plenamente os nossos anseios de serenidade. E mesmo nos conflitos, nas lutas e nos sofrimentos, podemos ter paz, porque a paz que vem de Deus nos dá tranquilidade por nos sentirmos corretos, justos, fraternos com os mesmos sentimentos de Jesus.
A paz de Jesus é diferente da paz do mundo. É uma paz de dever cumprido com Deus e com o próximo. A paz de Jesus é para aqueles que rezam e vivem de acordo com o Evangelho. É a paz da consciência tranquila, de viver o amor, a partilha, a fraternidade, a justiça, a honestidade, de se esforçar para viver de acordo com os ensinamentos de Jesus. Mas se não conseguirmos viver como deveríamos, não precisamos nos desesperar porque o amor de Deus por nós é maior que as nossas fraquezas e limitações, Ele é misericordioso e nos ama com amor eterno.
Pela fé em Cristo, o cristão entra em comunhão de amor com o Pai. Essa fé em Cristo é a paz que o Espírito Santo nos dá. O amor é tudo em nossa vida: é a paz, é a felicidade.

Abraço em Cristo!
Maria de Lourdes




2 comentários:

  1. Amo a reflexão da Maria de Lourdes, me ajuda muito. Sou ministra da Palavra. Um Grande abraço. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Jovita, eu que agradeço em ajudar você evangelizar, pois é nossa missão de batizados, né?! fiquei feliz com o seu comentário, é bom saber que estou sendo útil. Grata!
    Maria de Lourdes

    ResponderExcluir