.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

“EU VOS DOU UM NOVO MANDAMENTO.”- Olivia Coutinho



5º DOMINGO DA PÁSCOA

Dia 19 de Maio de 2019

Evangelho de - Jo13,31-33a.34-35

A liturgia deste  quinto Domingo da Páscoa, nos convida a revermos  a nossa caminhada cristã, a avaliarmos a qualidade do nosso amor.
O amor é a nossa primeira vocação, Deus nos criou por amor e para o amor! Quem ama verdadeiramente, ama com o amor de Deus, é capaz abraçar  neste amor, até mesmo o inimigo!
Fazer o bem ao outro, independente da sua resposta, é amar do jeito de Jesus, é amar gratuitamente, é  nisto que se consiste o verdadeiro amor!
São muitos, os que rejeitam o amor de Deus, para se entregarem aos “amores” do mundo, "amores" que se fundamentam na troca e não na gratuidade. Estes, são incapazes de amar, por estarem  distantes de Deus, o amor Maior!
O amor, não é preceito, não é algo que se impõe, o amor é entrega, é doação, é gratuidade que parte de dentro para fora.
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus, no seu discurso de despedida, mostra  aos apóstolos, com a própria vida, o caminho que eles deveriam percorrer se quisessem de fato, permanecerem com Ele, que é o caminho do amor, um caminho, que às vezes pode nos parecer difícil, mas nunca intransponível, pois o próprio amor vai abrindo caminho.
O ponto central  de todos os ensinamentos de Jesus, sempre foi o amor, Jesus era movido pelo o amor, ele respirava amor, todas as suas ações convergiam para o bem das pessoas! No finalzinho, de sua trajetória terrena, Jesus deixa grandes exemplos para quem desejava segui-lo, fazer de sua vida, uma oferta de amor!
No episódio do lava pés, Ele nos ensinou na prática, a vivermos o amor serviço, já nos seus últimos passos, Ele nos deixa o exemplo do amor perdão, quando em respeito a liberdade humana, Ele não se defende da traição de um dos seus.
Certamente, o que doeu mais em Jesus, não foi a dor da traição em si, e sim, a dor de conhecer o estrago que a ausência de Deus provoca no coração humano!
Concluindo a sua missão aqui na terra, Jesus chega ao extremo, do seu amor, traído por Judas, Ele toma o caminho da cruz como um cordeiro, que segue em silencio para o matadouro, sem reclamar.
Prestes a voltar para o Pai, o lugar de onde Ele veio, Jesus estabelece uma condição para que os apóstolos e nós hoje,  permaneçamos com Ele: Que eles e que nós  amemos  uns aos outros!
Pouco antes de ser entregue nas mãos das autoridades para ser crucificado, Jesus nos deixa um novo mandamento, o mandamento do amor, uma síntese de tudo que ele viveu. É a falta de amor, que separa o homem de Deus, como separou Judas.
Deixando-nos este mandamento, Jesus nos poupou de acontecer conosco,  o que acontecera com Judas. Longe do amor, Judas se  deixou vender, trocou os valores do alto, pelos “valores” do mundo, atitude, que não leva ninguém a um final feliz. O mandamento do amor supera todos os outros mandamentos, ou seja, quem ama como Jesus nos ama, realiza a vontade de Deus, não fará nunca, o que Judas fez.
Jesus nos deixa um novo mandamento, no sentido de destacar a importância do amor na vida da gente, o que não se trata de uma recomendação e muito menos de uma lei imposta por Ele, mas sim, de uma condição para que Ele possa estar em nós e nós Nele! 
Não pode haver sintonia entre o homem e Deus sem a vivência do amor e o que Jesus nos pede, é que amemos uns aos outros, com o mesmo amor que Ele nos ama! O amor, quando vivido na prática, gera vida, nos torna testemunhas vivas do amor de Deus no mundo, nos possibilitando  viver a nossa humanidade de forma divina!
O mandamento do amor é um mandamento sempre novo, pois o amor é atual, nunca entra em decadência!
A nossa identidade, o que nos identifica como seguidor de Jesus, é a nossa vivencia no amor!
Se somos filhos do amor, então porque não vivermos no amor?

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook: https://www.facebook.com/groups/552336931551388/


Nenhum comentário:

Postar um comentário