Dia 21 de Maio de 2019
Evangelho de Jo14,27-31
É na paz de Jesus, que adquirimos serenidade para superar os inúmeros desafios que encontramos pelo o caminho.
Na vida de quem cultiva a paz de Jesus, não existe problema sem solução, cruz definitiva, o drama da vida é amortecido pela a certeza da vitória depois da dor!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus continua seu discurso de despedida. Antes de sua volta para o Pai, Ele acalenta os seus discípulos, deixando-lhes a sua paz "Deixo-vos a paz... mas não a dou como o mundo." Sabendo que a sua hora estava próxima e que seria inevitável que os discípulos não sofressem, Jesus extremamente comovido, afinal, Ele também era humano, pede a todos que não se perturbassem e nem se intimidassem, assegurando-lhes de que Ele voltaria.
Era desejo de Jesus, fazer com que os discípulos compreendessem que aquela separação que estava por vir, não seria definitiva e que ela deveria ser vista por eles, como motivo de alegria e não de tristeza já que, com a sua partida, as portas do céu se abririam para eles!
Mas mesmo com tantas palavras de conforto, os discípulos continuavam tristes, o que era natural, afinal, havia um elo muito grande entre eles, razão pela qual eles tinham muitas dificuldades em aceitar aquela separação.
Os discípulos ainda estavam presos na lógica do mundo, eles só iriam entender de fato, o sentido daquela separação, depois que lhes fosse enviado o Espírito Santo, prometido por Jesus.
Tudo o que os discípulos mais precisavam naquele momento angustiante, era de se manterem serenos, o que eles só conseguiriam, estando na paz de Jesus!
Quando falamos de paz, logo nos vem a ideia de uma situação externa sem conflitos, no entanto, a paz verdadeira, aquela que vem de Jesus, é um estado de espírito, é algo confortante, que podemos sentir em qualquer circunstancia em que estejamos vivendo, até mesmo em meio aos conflitos. Esta paz interior vem da certeza, de que, aconteça o que nos acontecer, nunca estaremos sós, pois na paz de Jesus, até lágrimas viram sorrisos! Sentir esta paz, é como sentir um raio de sol penetrar em nossa janela em dia chuvoso, o frescor das manhãs de primavera em pleno calor de verão!
O gesto de dizer ao outro: "A Paz do Senhor," quando vindo da profundidade do coração, é mais do que uma saudação característica do cristão, é, na verdade, um testemunho de quem realmente abraçou a paz de Jesus e deseja transmiti-la ao outro!
A paz que vem de Jesus, nos mantém de pé nos vendavais da vida, não nos deixando sucumbir...
O mundo diz que quer a paz, mas continua rejeitando o dono da paz, Aquele que disse: "deixo-vos a paz, a minha paz vos dou"...
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook
Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.
ResponderExcluir