.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 3 de maio de 2019

“SENHOR, TU SABES TUDO; TU SABES QUE EU TE AMO.” – Olivia Coutinho.


3º DOMINGO DA PÁSCOA.

Dia 05 de Maio 2019

Evangelho de Jo21,1-19

Terceiro domingo da Páscoa!  Ainda  estamos vivendo a alegria de Celebrar a vitória da vida sobre a morte, a feliz conclusão do drama da Paixão e morte de Jesus que deu lugar a uma  imensa  alegria depois da dor.
A ressurreição de Jesus não deve vista como algo do passado, este acontecimento, deve ser  atualizada, no nosso dia, com as nossas atitudes.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos coloca diante o mar de Tiberíades, local, onde se deu a terceira aparição de Jesus, segundo o evangelho de João.
Mesmo depois de dois encontros  com Jesus ressuscitado, de  terem recebido várias  instruções Dele, os discípulos ainda não conseguiam dar passos na evangelização. Sem a presença física de Jesus, o grupo   parecia que  perdido, não sabendo  por onde começar a missão que Jesus lhes confiara
 Por um momento de fraqueza, alguns discípulos retrocederam, seguindo a iniciativa de Pedro (" Eu vou Pescar") esses, abandonam  o barco de Jesus, isto é, abandonam a missão de pescadores de homens, e voltam à profissão de antes: pescadores de peixes.
O texto que nos fora apresentado é cheio de significados, dele, podemos tirar várias lições, mensagens que poderão nos ajudar muito na nossa caminhada de fé!
O mar de Tiberíades significa o mundo, ou seja, o campo de trabalho onde o discípulo de Jesus, é chamado a atuar. O numero grande de peixes (153) significa a grande quantidade de pessoas a serem “pescadas”, ou seja, pessoas a serem atraídas para o Reino de Deus! O insucesso da pesca vem nos alertar sobre o perigo da autossuficiência, de falarmos por nós mesmos, de não estarmos em sintonia com Jesus no exercício da nossa missão. E a pesca abundante, simboliza a nossa obediência a Deus! Os discípulos, só tiveram sucesso na pesca, porque foram obedientes a Jesus, ao que Ele disse: “Lançai a rede à direita da barca e achareis.” Eles lançaram a rede e  o milagre da pesca acontece...
A segunda parte do texto, nos mostra a compreensão de Jesus para com a  fragilidade humana. Jesus foi compreensivo para com os discípulos, que ainda encontravam muitas dificuldades em dar início a  missão que a eles  fora confiada. Para ajuda-los, Jesus convoca   Pedro para a liderança do grupo. Com Pedro à frente, o grupo ganharia força, dinamismo, pois Pedro, apesar de  ter falhado  algumas vezes, era o mais  forte, o mais  ousado, o mais corajoso.
Para esta liderança, Jesus exige de Pedro um único requisito: amar, amar, amar! Com esta convocação, além de garantir a continuidade do anuncio do Reino,  Jesus faz um passeio amoroso no coração de Pedro, um coração duramente castigado pelo remorso de tê-Lo negado por  três vezes no momento derradeiro a sua morte.
Entregando a Pedro a responsabilidade de conduzir o seu rebanho, Jesus deu-lhe a entender, que Ele já o havia perdoado, que Ele conhecia a grandiosidade do seu coração, razão pela a qual, Ele o escolheu como o Pastor das ovelhas do Pai!
Ao perguntar três vezes à  Pedro e ele  o amava, Jesus quis chamar a sua atenção e hoje a nossa, sobre a responsabilidade de quem professa o seu amor por Ele!  
Antes de entregar a Pedro, a responsabilidade de conduzir a sua Igreja, Jesus não questionou  o seu  passado, não lhe fez nenhuma exigência a não ser, o seu compromisso em transformar o seu amor por Ele, em cuidado para  com o que é de mais precioso para Deus: a vida humana!
Olhando para a escolha de Pedro, podemos perceber que Jesus edificou  a sua Igreja sobre a fragilidade humana, sua igreja não fora edificada sobre homens considerados  grandes aos olhos do mundo, mas sobre Pedro, um homem frágil, de origem simples, que representa os homens de toda história da Igreja: homens santos e pecadores.
A partir das margens do mar de Tiberíades a igreja missionária, fundamentada no amor de Jesus, conduzida pelo Espírito Santo, sobre a liderança de Pedro, deu o seu primeiro passo rumo a uma nova Jerusalém.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/552336931551388/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário