.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 21 de maio de 2019

“EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA E MEU PAI É O AGRICULTOR.” Olivia Coutinho


Dia 22 de Maio de 2019

Evangelho de Jo 15,1-8 

Não nascemos do acaso, somos frutos do amor de Deus, plantados aqui na terra para produzir frutos! 
Deus não nos criou para sermos meros viventes, fomos moldados na forma do seu amor, criados para relacionar com Ele!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus, após a última ceia, já prestes a ser entregue as autoridades  que iria condená-lo, conforta os seus   discípulos, lhes assegurando, de que a sua volta para o Pai, não poria fim na sua ligação com eles. E para exemplificar a forma a qual, eles permaneceriam unidos, Jesus o compara com uma videira, da qual brotam os ramos.
Com essa comparação, Jesus diz  que Ele é o tronco  e nós somos os ramos, de onde brotam as folhas, flores, cada qual, exercendo funções  diferentes, mas todas com  o mesmo objetivo: produzir frutos, ou seja, expandir o Reino de Deus aqui na terra!
O texto nos fala claramente da importância da ligação entre o humano e o Divino, pois é desta ligação, que nascem os frutos tão necessários para que a vida Dele se prolongue no mundo! “Eu Sou a videira e vós os ramos.”
Porque será que Jesus se comparou com a videira, e não com uma outra arvore? Provavelmente, porque a videira, para os judeus, era considerada uma planta nobre e  segundo a crença deles, Israel era simbolizada por uma videira plantada por Deus na terra prometida. Os judeus acreditavam, que se eles, se mantivessem ligados a Israel, simbolizada pela videira, eles estariam ligados a Deus. Da mesma forma, Jesus quis dizer, que se nós, permanecermos ligados a Ele, ( tronco) estaremos ligados a Deus... 
A nossa ligação com Jesus, que a principio é pessoal, só se consolida, quando vivemos dentro do espírito da partilha inseridos na comunidade cristã, do contrário, somos ramos separados do tronco, pra nada servimos.
Quanto mais conhecemos os ensinamentos de Jesus, maior é o nosso compromisso com a vida, e mais seremos podados!
Quantos de nós, somos ramos viçosos, temos muitas folhas e até flores, mas somos ramos estéreis, bonitos, mas improdutíveis, por não nos alimentarmos da seiva que vem do tronco. 
Quando os nossos excessos, começam a nos impedir de produzir frutos, é sinal de que estamos precisando de sermos “podados”. Essas “podas”  podem até serem muito  doídas, pois temos dificuldades em ouvir certas verdades, em desfazer de alguma coisa, mas elas nos fazem bem enorme, devolve a nossa fertilidade, nos torna leves, livres para exercer bem a nossa missão. (produzir frutos)
Aceitar as podas do nosso jardineiro Maior que  é o primeiro passo de quem deseja produzir frutos de boa qualidade! 
Para que a palavra de Deus frutifique em nós, precisamos estar sempre ligados a Jesus, por nós mesmos, não produzimos fruto algum. 
Deus nos ama infinitamente, mas isto não significa que Ele precise de nós, Deus não precisa de nós, o que Deus quer, é contar conosco, na construção de um mundo mais justo e mais fraterno, sendo os ramos férteis desta arvore frondosa que é Jesus!
Viver em sintonia com Jesus,  é ter a certeza de que nunca seremos vencidos pelas as forças do mal. A nossa opção por Jesus  tem que ser radical, pois só assim, permaneceremos Nele, e Ele em nós.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

2 comentários: