.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 28 de maio de 2019

-ACENSÃO DO SENHOR-Ano C- Lc 24,46-53-José Salviano


ACENSÃO DO SENHOR
02 de Junho de 2019

Evangelho- Lc 24,46-53

At 1,1-11; Sl 47; Ef 1,17-23;(ou Hb 9,24-28; 10,19-23)



EVANGELHO
  Hoje nós celebramos o mistério da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, cujo fato significa a plenitude da Páscoa. Hoje, como sempre, estando à direita do Pai, Jesus continua junto à  humanidade, estendendo-lhe diariamente a sua mão, e batendo à porta de cada um de nós, oferecendo-se para estar conosco: nos convidando à conversão diária.
             Ascensão. Palavra que  significa a subida, a elevação de Cristo aos céus. Diante dos olhos de seus discípulos Jesus ergueu-se aos céus. Momento em que Ele revelou, nos mostrou a sua divindade. Esse foi o seu penúltimo milagre, ou aparição. Porque essa foi a penúltima aparição de Jesus que termina com a entrada irreversível de sua humanidade na glória divina, simbolizada pela nuvem e pelo céu onde já está desde agora sentado à direita do Pai. Jesus ainda apareceu pela última vez  de forma toda especial a Paulo  (1 Cor 15,8) em sua última aparição que o transformou de perseguidor dos cristãos ao maior dos apóstolos.
            Após a ressurreição, Jesus cumpre seu Êxodo pascal estando na Terra por quarenta dias fazendo aparições a várias pessoas e efetuando as  finalizações da sua missão, como foi o caso da ordenação dos primeiros sacerdotes: "...recebam o Espírito Santo. A quem vocês perdoarem serão perdoados....". A  subida de Jesus  aos céus pode nos estranhar, assim como deixaram os discípulos de boca aberta olhando para o céu e pensando: E agora?!
            Isso ocorre pelo fato de estarmos pensando somente na natureza humana de Jesus. Se voltarmos os nossos pensamentos e lembrarmos que Jesus tinha duas naturezas: A divina e a humana, aí entenderemos e aceitaremos que para Jesus nada é impossível, até mesmo se elevar aos Céus.
            Portanto, a Ascensão foi, sobretudo, um momento de  exaltação e glorificação da natureza humana de Jesus em contraposição à humilhação sofrida por Ele  na morte de cruz entre dois ladrões.
            Os discípulos decepcionados, tristes, olhavam para o alto como quem não acreditando no que estavam vendo, foram interrompidos por dois homens vestidos de branco, como aqueles  dois homens que Lucas descreve no sepulcro (24,4). E a fala daqueles  dois homens é fundamental e decisiva: Galileus, o que fazeis aí parados olhando para o céu? Como quem quer dizer: Vão à luta!  Agora é a vez de vocês continuar a missão Dele!

JESUS PROMETE O ENVIO DO ESPÍRITO SANTO
           
            Jesus voltou para  junto do Pai, e agora é a vez dos apóstolos continuarem a sua missão. Por isso Ele prometeu enviar o Espírito Santo para iluminá-los, orientá-los, protegê-los, guiá-los e acima de tudo inspirá-los, para que  pudessem interpretar e transmitir a boa nova anunciada por Jesus Cristo.
            Jesus visível se foi. Mas continuou e continuará presente espiritualmente no meio de nós, iluminando, dirigindo e ordenando o triplo mistério da Igreja: pastoral, litúrgico e ministerial. "Ide pelo mundo e fazei meus discípulos todos os povos batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo". E Jesus está presente conosco até os fins dos tempos, atuando de forma invisível porém perceptível, pelo anúncio profético e o governo pastoral, formando e desenvolvendo a vida da Igreja.

NÃO FIQUEMOS AQUI PARADOS

            Irmãos, também não fiquemos de braços cruzados, parados olhando para o Céu como os apóstolos logo após a subida de Jesus ao Céu. Nós podemos e devemos evangelizar por meio dos instrumentos de comunicações a que dispomos,  principalmente  pela Internet. E nesta página que você está visitando agora, temos um exemplo disso. Apesar de todos os inconvenientes da Internet, ela não só pode como deve ser um veículo da palavra de Deus ao mundo. A Internet é como a vida, como o mundo, onde temos todo o tipo de pessoas, onde o mal e o bem caminham lado a lado. Porém,  não é por isso que vamos desistir de nos esforçar, de buscarmos uma oportunidade, um espaço  para anunciar ao mundo a Glória e a mensagem de Deus para a nossa salvação.  Porque onde o pecado aumentou, abundou também a graça e o perdão de Deus. Se no mundo é como um poço de água podre, suja, onde temos milhões de tentações que nos arrastam para o mal, também temos milhões de oportunidades de jogar a água viva, a água pura neste grande poço contaminado de água fétida cheia de micróbios, fungos e bactérias causadoras do mal na humanidade. E através da Internet podemos jorrar  a fonte de água viva que é a palavra de Deus.
            Se você já usa ou está pensando em usar a Internet para evangelizar, esteja atento(a) a uns  detalhes muito importantes, a saber: Identifique-se como cristão, provando isso com sua autenticidade, tendo como livro de cabeceira, o Catecismo da Igreja Católica. Você tem de falar ou melhor, escrever, a linguagem da Igreja. Isso para que ninguém possa sair por dizendo que seu trabalho se trata de uma tentativa de cisma, e que você está rejeitando os dogmas da Igreja e criando novos dogmas. Seja cristão, seja Igreja nos mínimos detalhes. Mesmo que você não concorde com algum dogma, precisa respeitar. Jamais faça comentários desmerecedor a respeito a nenhum deles.  

José Salviano



Nenhum comentário:

Postar um comentário