.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 13 de maio de 2019

-O caminho, a verdade e a vida-Jo 13,16-20-José Salviano


17 de maio de 2019

Evangelho-Jo 14,1-6



1ª Leitura - At 13,26-33

Jesus foi condenado sem nenhuma prova que o incriminasse. Ele não era nenhum criminoso, como o consideraram os líderes judaicos, pelo contrário, Jesus somente fez o bem, e o fez sem nenhum interesse como nós o fazemos. Nós damos com uma mão e cobramos com a outra.
Jesus, o inocente, foi condenado por que Ele estava incomodando os donos do poder. Ele denunciava as injustiças, e ajudava os fracos excluídos pelos administradores daquele povo. Deste modo, Jesus remou em sentido contrário às correntes, e por isso Ele teve de ser eliminado.

Salmo - Sl 2, 6-7. 8-9. 10-11 (R. 7)


Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito!
O temor a Deus não significa viver o tempo todo com medo de Deus. Deus é Pai e nos ama com amor infinito. Por tanto, temer a Deus é reconhecer a sua Glória, o seu infinito poder, e a sua justiça.
Ao mesmo tempo que reconhecemos a nossa fragilidade, a nossa total dependência com relação a Ele. Por isso nós lhe rendemos graças por sua infinita bondade.

EVANGELHO
Hoje Jesus nos tranquiliza, dizendo que não precisamos ficar preocupados em excesso, e confiar no amor do Pai, e que tenhamos fé nele também. Pois na casa do meu Pai há muitas moradas.
É muito errado aos pais fazer uma educação baseada no medo de Deus. Muitos dizem aos seus filhos. Papai do Céu castiga! Não, minhas irmãs, meus irmãos, não façam isso! Por que assim, nós passamos para as nossas crianças, uma imagem de um Deus tirano que nos castiga quando fazemos coisas erradas.
Nós sofremos sim, quando fazemos coisas feias, injustas, quando pecamos. Porém, esse sofrimento, é decorrente das consequências dos nossos atos. Beber demais prejudica a nossa saúde, e ficamos doentes não por um castigo de Deus, mais sim por causa dos danos causados pela bebida em nosso corpo.
Vamos dizer para a criança que está na hora de ir para a cama, e explicar para ela a importância do sono, em vez de meter-lhe medo, dizendo que Papai do Céu vai ficar triste, ou castigá-la se não obedecer.
Pais. Sejam carinhosos, porém, firmes. O vosso amor tem de ser exigente. Como Deus que nos ama, porém, nos exige ser justos e corretos.
Jesus neste Evangelho nos diz que Ele é o caminho, a verdade e a vida. 
Isso por que não chegaremos ao Pai, não atingiremos a vida eterna se não for por meio de Jesus. Ele nos preparou tudo o que necessitamos para a nossa salvação. E o melhor de toda esta preparação, foi a maravilha de recebermos o seu corpo e o seu sangue em nós, em nossa alma, por meio da Eucaristia.
Quem recebe o meu corpo viverá em mim e eu nele.
E quando recebemos o seu corpo, aproveitemos para reforçar a nossa fé, por meio da oração, e da prática da caridade, seguindo o caminho certo. Jesus é o caminho, sim. Ele é o modelo de vida que deveremos seguir, fazendo tudo o que Ele disse, e copiando o seu modo de vida, amando uns aos outros como Ele nos amou.
Suas palavras formam o caminho por onde deveremos seguir. Seu exemplo é a trilha por onde devemos caminhar para podermos chagar Lá onde há muitas moradas, e se agirmos como Ele nos ensinou, certamente Ele já está preparando um lugar para cada um de nós que tememos a Deus.
Os apóstolos disseram que não sabiam o caminho. Nós já conhecemos este caminho para viver a verdade e assim termos a vida em abundância. Pois quem segue Jesus, quem pratica a caridade com os irmãos e ajuda financeiramente a Igreja, com toda certeza nada lhe faltará. Pois Deus transborda a nossa taça.

José Salviano. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário