Dia 29 de Maio de 2019
Evangelho de Jo16,12-15
O que nos motiva a dar continuidade a nossa caminhada missionária, é a certeza de que, aconteça o que nos acontecer, nós nunca estaremos sós, pois vamos poder contar sempre com a força iluminadora do Espírito Santo, o mesmo Espírito que conduziu os primeiros discípulos na caminhada missionária iniciada por Jesus.
O Espírito Santo é motivador, Ele preenche a nossa vida, nos torna criativos na fé, nos faz entender, nas mais diferentes circunstâncias de nossa vida, o sentido das palavras de Jesus que guardamos no coração.
É o Espírito Santo que clareia a nossa mente, que nos faz entender a comunicação de Jesus, sem essa fonte iluminadora, não captamos a mensagem salvífica de Jesus.
Tudo muda em nós, quando deixamos nos conduzir pelo o Espírito Santo, as tristezas se transformam em alegrias, as dúvidas em certezas, a desesperança, em esperança, o desanimo em motivação!
Movidos pela a força iluminadora do Espírito Santo, nós passamos a enxergar além do limite humano, a nos motivados a sairmos do nosso comodismo para nos lançar no campo da evangelização sem a preocupação de saber o que fazer e como fazer, pois é o Espírito Santo que nos indicará onde, e como devemos atuar.
No evangelho que liturgia de hoje nos convida a refletir, vemos mais uma vez, a preocupação de Jesus para com os seus discípulos que andavam muito tristes com as últimas revelações de Jesus, a respeito do desfecho de sua trajetória terrena que culminaria com a sua morte de cruz.
O texto situa-se no contexto da última ceia, quando Jesus, já prestes a ser entregue as autoridades que o condenaria a morte, dirige suas ultimas palavras aos discípulos, seus amigos.Na sua grande compreensão, Jesus insiste em conscientiza-os sobre a importância deles guardarem as sua palavras, mesmo sem entendê-las, garantindo-lhes que tudo o que até então, era de difícil compreensão para eles, lhes tornaria claro, quando lhes fosse enviado o Espírito Santo.
“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de compreender agora. Quando, porém vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a verdade.” Estas palavras de Jesus, dirigidas aos discípulos, chama a nossa atenção, para a importância de estarmos sempre abertos a ação do Espírito Santo.
O Espírito Santo é a permanente presença de Jesus em nós, é Ele que nos faz entender, nas mais diferentes circunstâncias de nossa vida, o sentido das palavras de Jesus que guardamos no nosso coração. Daí, a importância de guardarmos tudo o que Jesus nos diz, ainda que no momento, não tenhamos um entendimento do que Ele nos diz.
O Espírito Santo é o guia que nos remete ao coração do Pai, que nos faz pertencer a família trinitária!
Vem Espírito Santo vem, vem nos iluminar!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
É o espírito santo que nos conduz na caminhada evangelizadora.
ResponderExcluirDEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
ResponderExcluirSanta Maria, Rio Grande do Sul.