.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 25 de setembro de 2018

-Qual de nós será o maior?-José Salviano


02 de Outubro de 2018

 

Evangelho Mt 18,1-5.10


-Qual de nós será o maior?-José Salviano

 

Neste Evangelho Jesus nos mostra o valor da humildade. Os discípulos perguntaram: quem é o maior no Reino dos Céus. Isso é o mesmo que perguntar: quais seriam as qualidades de  quem seria o maior no Reino dos Céus.

Jesus, o perfeito catequista, optou pelo exemplo, em vez de explicar somente por palavras. Ele pegou uma criança, e lhes disse que para ser o maior no Reino dos Céus, temos de ser inocentes, puros como uma criança.

Desse modo, o maior não o mais arrogante, o de nariz empinado, o orgulhoso, mais sim o maior é o menor de todos, o mais humilde.

Humildade verdadeira e não uma humildade fingida, representada, ou teatral.

E aqui cabe uma  chamada aos nossos líderes paroquiais. Muitos que exercem lideranças na paróquia, precisam tomar muito cuidado, para não serem enquadrados nessa advertência de Jesus.

As pessoas são diferentes entre si. De modo que uns são tímidos, outros são afoitos, ou líderes, outros são sociais, outros são ativos, e assim por diante. Os tímidos apáticos ou fleumáticos, mesmo que tenham capacidade de fazer certas coisas como tocar um instrumento musical, por exemplo, não gostam de se mostrar, não gostam de aparecer.

Já os líderes, mesmo sendo pessoas devotas, já não dispensam a oportunidade de aparecer, com todo respeito, eles e elas, se não tomar cuidado, podem infringir a regra santa que Jesus nos mostrou nesse Evangelho. A HUMILDADE. Pois o líder ou mesmo o tipo ativo, tem grande dificuldade de ser humilde.

Vamos fazer liderança do tipo. Mandar, pedindo. Vamos copiar a liderança do Mestre! Jesus liderava com humildade. Parece difícil, mas é possível. Desde que tenhamos na nossa mente, impregnada da nossa missão, desde que tenhamos em mente o Plano de Deus, e a nossa alma devota no amor do Pai.

Seguir Jesus, é copiar o seu modo de ser e de catequizar.

Assim, toda vez que nos formos liderar um grupo, ou falar para a assembleia, nos perguntemos antes: como Jesus faria isso?

De que modo Jesus abordaria esse tema? Qual a sua abordagem? Qual a sua postura?

Imaginemos Jesus ali fazendo o que nos propomos a fazer. Liderar uma reunião, coordenar um mutirão, explicar para alguém o que precisa ser feito, qual a tarefa próxima, etc.

Quando tivermos dúvida sobre o nosso comportamento na liderança, façamos isso.  Copiar Jesus, é a nossa meta. Pois em tudo o que fazemos pelo Reino dos Céus, QUEM DEVE APARECER É JESUS E NUNCA A NOSSA PESSOA.

Nós, cristãos atuantes, nunca podemos nos esquecer disso: Quem deve aparecer é Jesus, e não eu.

Não só devemos, como podemos usar a mídia para evangelizar. Mas nunca nos esquecemos de que lá, é Jesus  quem deve aparecer. Nós devemos ficar num segundo ou terceiro plano. Ou nem devemos mostrar a nossa cara na tela, no You Tube.

A luz deve ser colocada no alto. O vosso exemplo, deve converter a todos. E não a vossa pessoa em si.

É complicado, mas se pedirmos a ajuda do Alto, nós conseguiremos.

 

José Salviano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário