.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

24° DOMINGO DO TEMPO COMUM-Adélio Francisco


REFLEXÃODO EVANGELHO DO DIA 16/09/2018
-Marcos 8,27-35
24° DOMINGODO TEMPO COMUM
"O MESSIAS SOFREDOR"

O Evangelho de hoje divide a primeira e a segunda parte do Evangelho de Marcos. Na primeira parte, ele procurou de muitas maneiras responder à pergunta: " Quem é este Jesus?" A pergunta é feita por fariseus, miraculados, discípulos e, hoje, provocada pelo próprio Jesus. A resposta é dada por Pedro: "Tu és o Cristo", ou seja, o Messias esperando, o Enviado do Pai.
  Na segunda parte, a grande preocupação vai ser a subida a Jerusalém e o mistério da Cruz. O mistério da Cruz de Cristo é o mistério da Cruz de cada um que quer ser seu discípulo. O fecho da segunda parte pode ser considerada a frase do Centurião romano no Calvário: " verdadeiramente este era o Filho de Deus. A afirmação de Pedro, hebreu, membro do povo eleito, e a declaração do soldado romano, pagão, executor da morte de Jesus, se completam. É o mundo do monoteísmo e o mundo politeísta que reconhecem Jesus Nazareno como Messias, Filho de Deus. E será a esse mundo universo, amigo, hostil, pecador, que Jesus enviará seus Apóstolos na hora da Ascensão; "Pregai o Evangelho a toda criatura". 
Na segunda parte do Evangelho, Marcos vai apontando as qualidades do discípulo que quer morrer com ele. Os Apóstolos terão muita dificuldade em compreender os ensinamentos. Mesmo depois da ressurreição. Tanto que Marcos observa:
"Repreendeu-lhes a incredulidade e a esclerose de coração" 
    O caminho da perfeição, apresentado por Jesus, caracteriza-se pela renúncia e o desprendimento, como também pela exigência de compartilhar sua paixão, dar a vida pela causa do Reino e sentir-se atraído por sua palavra isso significa enfrentar um desafio constante. De fato, não é fácil viver de madeira radical e duradoura a santidade proposta por Jesus. Ele, porém, não pode propor um caminho impossível e conta com a nossa boa vontade, sabendo que, apesar dos limites, podemos "dar a volta por cima" e segui-lo fielmente.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS
-Adélio Francisco.

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do facebook:





Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir