.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

“SEGUE-ME!” Olivia Coutinho

 

Dia 21 Setembro de 2018

Evangelho de Mt9,9-13

Num mundo, onde impera o individualismo, a cultura do descarte, são muitos os excluídos do convívio social, pessoas doentes da alma, que só precisam de se sentir  amadas para mudar de  vida! 
E Quantos de nós, que dizemos seguidores de Jesus, ao invés de ajudar estes  irmãos a endireitarem suas vidas,  contribuímos para que eles se percam ainda mais, com a nossa indiferença, com o nosso preconceito.
Temos a tendência de julgar o outro pela a aparência, pelo o tipo de trabalho que ele exerce, pelos os lugares onde  frequenta, e assim vamos descartando pessoas sem conhece-la. 
Ao contrário de nós, Jesus, enxerga a “pessoa” e não o seu pecado! Para Jesus, estar em pecado é estar doente  e o que  doente necessita, é de um médico e não, de um juiz.  E todos nós, assim como Jesus, podemos nos tornar médicos,  para os que estão doentes da alma, basta amá-lo concretamente, pois o amor cura, o amor restaura vidas, salva o que aos olhos de muitos,  pode  parecer perdido.
A todo instante, somos chamados a seguir Jesus, (segue-me)  enganamos, quando pensamos, que Jesus só chama os que são vistos como bons, os que já estão no caminho. O chamado de Jesus, é extensivo a todos, Jesus não faz restrição de pessoas, tanto Ele chama os bons, quanto aos que ainda não são bons.
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus  chama um cobrador de imposto, isto é, um pecador publico, alguém conhecido pelas as suas práticas ilícitas, para segui-lo.  Com este gesto  misericordioso, Jesus nos mostra, que o que vale para Ele, é a resposta que se dá ao seu chamado, o que a pessoa se dispõe a ser,  a partir do seu encontro com Ele! É evidente, que no coração de quem aceita o chamado de Jesus, já houve transformação, afinal, ninguém aceita um  chamado Dele, sem estar disposto a mudar de vida. 
“Jesus viu um "homem" sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe:” "Segue-me”! Jesus vê o “homem” chamado Mateus, um filho de Deus e não o seu pecado. E Mateus, por sua vez, ao sentir acolhido por Jesus, convidado a deixar tudo para segui-lo, não hesita em abandonar a sua vida errante, para aderir ao projeto de Deus  proposto  por Jesus!
Como os cobradores de impostos eram vistos como pecadores, impuros, os fariseus se escandalizam, quando Jesus chama Mateus para segui-Lo, e mais escandalizados ficaram ainda, quando viram Jesus sentado à mesa com ele e com os demais cobradores de impostos.  
Ao sentar-se  à mesa com os cobradores de impostos, pessoas vistas como impuras, pecadoras, Jesus nos mostra, que o que é decisivo para Ele, não são  o cumprimento rigoroso das leis, normas, e sim, o estar disposto a mudar de vida, a aceitar a sua proposta de vida nova, como fez Mateus. 
A nossa resposta ao chamado de Jesus: “segue-me” deve ser decisiva e imediata, como a resposta  de Mateus. Não podemos hesitar pedir tempo para responder ao seu chamado, como muitos  fazem, inventando várias desculpas para adiar a sua adesão a ele: depois que meus filhos crescerem, quando eu me aposentar e assim por diante...
Jesus tem várias formas de nos chamar, e nós, deveríamos ter uma só forma de responder ao seu chamado: “Eis me aqui Senhor”!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir