.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 25 de setembro de 2018

-O caridoso samaritano-José Salviano


08 de Outubro de 2018

 

Evangelho Lc 10,25-37



 

Não é na hora da festa que reconhecemos quem é o mais caridoso. Nas alegrias da vida, todos se apresentam com sorrisos, tapinhas nas costas, abraços, apertos de mãos, e tudo mais. Nestes lugares, somos como os políticos. Muito cordiais, com aparências de muito disponíveis para com os outros.

Porém, na hora do aperto, no momento em que somos jogados no chão pelo malvado que nos assaltou, ou quando somos atropelados, é que reconhecemos quem é quem. É nesse momento que vamos perceber quem de fato é o maior no Reino dos Céus.

E pasmem. Muitos dos nossos companheiros sorridentes e amigos, leigos atuantes, podem se comportar como o sacerdote ou como o levita, quando estamos passando mal, com a pressão arterial a 20, ou coisa desse tipo.

É assim mesmo. Na vida, temos grandes surpresas quando somos abatidos por alguma desventura. Nesse momento, aqueles e aquelas que sempre nos pareceram serem os nossos verdadeiros amigos, e muito caridosos, podem não nos socorrer como esperamos.

Pode acontecer de sermos socorridos por outros ou outras que nem nunca vimos, ou por pessoas que conhecíamos e que nunca nos foram simpáticas, ou até mesmo pessoas que já tivemos algum tipo de desafeto.

Ninguém imaginaria que um sacerdote iria ignorar e seguir adiante, ao passar por um pobre homem caído no chão, destroçado por um malvado. Muito Menos um levita, aquele que cuidava do Templo com tanto esmero e carinho.

Como pode uma coisa dessas? É! A natureza humana é cheia de surpresas! Fica esperta, fica esperto! Pois nem sempre aqueles e aquelas que  nos recebem com sorrisos amigáveis, e muitos elogios, são realmente os nossos maiores amigos. Não são todos, é claro, pois toda regra tem exceção.

Por outro lado, aqueles amigos que nos tratam com dureza, com cara amarrada como o nosso chefe, por exemplo, aquela que volta e meia nos ofende, esses, podem ser um daqueles que como o samaritano, nos socorrerá na hora em que mais necessitamos de uma ajuda.

Jesus inventou mais uma estória, uma parábola, para nos ensinar como é a natureza humana, partindo da realidade daqueles tempos.

Aliás, assaltos não são coisas dos nossos dias. Naqueles tempos eles já existiam também.

Nesta parábola nós vemos dois personagens, o sacerdote e o levita, que eram cidadãos a toda prova, homens seguidores da Lei, e da prática da religião. No entanto eles, os quais esperávamos que iriam socorrer aquele pobre homem, “sartaram” de banda e foram embora, seguindo seu caminho como se nada tivesse acontecido.

Já o personagem do samaritano, era um representante de um povo que era desprezado pelos seguidores de Lei, e da prática da religião, ou seja, os judeus. Os samaritanos, habitantes as Samaria, não seguiam o Judaísmo, e por isso eram desprezados por aqueles que se julgavam os puros, os já salvos.

Reflitamos agora, com que personagem dessa estória inventada por Jesus, nós nos identificamos, nos enquadramos.

 

José Salviano.

 

 

 




3 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Mauro Vivan disse...
    Muito obrigado meus irmãos pelas partilhas.Sao muito proveitosas e enriquecedoras. Sou ministro da palavra aqui em Guarulhos e hj já irei complementar com seus ensinamentos na celebração que farei a tarde para os doentes em minha Paróquia. Abraços e que Deus vos abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Mauro Vivan disse...
    Muito obrigado meus irmãos pelas partilhas.Sao muito proveitosas e enriquecedoras. Sou ministro da palavra aqui em Guarulhos e hj já irei complementar com seus ensinamentos na celebração que farei a tarde para os doentes em minha Paróquia. Abraços e que Deus vos abençoe sempre.

    ResponderExcluir