.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

" O QUE DISCUTÍEIS PELO O CAMINHO?"- Olivia Coutinho

 

25º DOMINGO DO TEMPO COMUM.

 

Dia 23 de Setembro de 2018

 

Evangelho de Mc9,30-37

Vivemos numa sociedade materialista, fixada na ideia da competitividade, uma sociedade, que insiste em nos convencer de que o sucesso da vida está na fama no poder e no ter.

Contaminados por esta mentalidade, muitos, vão trocando os valores do Reino  pelos os “valores” do mundo.

Em meio a tantas inverdades, inversão de valores, Jesus vem nos propor algo novo, uma vida pautada nos valores do evangelho, que ao contrário do mundo, prioriza o SER e não o TER.

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vem nos alertar sobre o risco que corremos, quando desconectamos de Jesus. Desconectados de Jesus, ficamos  vulneráveis aos ataques dos inimigos, sujeito  a cairmos  nas ciladas preparadas pelos os adversários do projeto de Deus.

O texto começa dizendo, que Jesus e seus discípulos, atravessavam a Galileia. Era o tempo que Jesus aproveitava, para ensinar os discípulos. A sós, afastados das multidões, os discípulos conseguiam absorver melhor os ensinamentos de Jesus. E para Jesus, era  importante prepara-los  bem, afinal,  seriam eles, os continuadores  da sua missão aqui na terra.

Conhecedor das fraquezas humanas, Jesus alertava  os discípulos,  quanto ao perigo deles se deixarem levar pela autossuficiência, pela a vaidade e assim, pôr a perder o projeto de Deus, que deveria começar a se desenvolver no mundo, através deles.

Os discípulos tinham muitas dificuldades em entender o  messianismo de Jesus, e mais dificuldades tiveram ainda, quando Ele  lhes revelou o desfecho de sua trajetória terrena:  sua morte de cruz.

Mesmo convivendo diretamente com Jesus, os discípulos, até então, não haviam entrado na dinâmica do Reino, eles  continuavam presos à mentalidade do mundo. Enquanto Jesus falava-lhes de sua morte, eles estavam em outra sintonia, estavam preocupados em se autopromoverem, querendo saber quem era o maior entre eles, certamente, quem  ocuparia  o lugar de Jesus após o seu retorno para o Pai.

“Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último, aquele que serve a todos”

Para mostrar o modelo de grandeza que agrada a Deus, Jesus toma consigo uma criança e a coloca no meio deles dizendo: “Quem acolher em meu nome uma destas crianças, estará acolhendo a mim mesmo”. Com este gesto, Jesus ressalta a importância da pureza do coração, de despirmos das nossas vaidades  para nos tornarmos puros como uma criança!

A criança que Jesus colocou no meio dos discípulos, representa todos os que têm o coração puro, um coração que não guarda rancores, um coração isento da vaidade! A criança é o símbolo da pureza e da simplicidade...

A chave que abre a porta do céu para nós são os pequenos, os puros de coração, o  bem que fazemos a estes, é a Jesus que fazemos, e o mal, é a Jesus que fazemos.

Não esqueçamos: os últimos aos olhos do mundo, são os primeiros aos olhos de Deus estando do lado deles, estamos do lado de  Jesus! 

As palavras de Jesus, no evangelho de hoje, devem chegar até a nós, como um alerta,  principalmente para quem exerce cargos de lideranças. Precisamos eliminar tudo o que nos impede de sermos presença do amor de Jesus na vida do outro.

Para Jesus, ninguém se desta pela sua posição social, pelo o carga que possui,  e sim,  pelo o amor que ele cultiva em seu coração, o amor a Ele transformado em serviço.

A nossa preocupação primeira, não deve ser com a nossa promoção pessoal,  e sim, com a promoção da vida em toda a sua dimensão.

Em sua permanência física aqui na terra, Jesus nos deixou um grande exemplo de humildade; mesmo sendo o Filho de Deus, Ele se fez pequeno, a sua grandeza, estava em sentir-se Filho, um Filho totalmente dependente do Pai! 

Coloquemos este exemplo no nosso viver, esvaziando  de nós mesmos para nos tornar dependente de Deus, como uma criança é dependente de seus pais.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir