.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

O amor vivido atrai o perdão de Deus-Helena Serpa



20 DE SETEMBRO DE 2018

QUINTA-FEIRA VIGÉSIMA QUARTA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM


Cor Verde

1ª. Leitura – I 15, 1-11


Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 15,1-11
1Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras;
4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 
6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 
8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo. 
9Na verdade, eu sou o menor dos apóstolos, nem mereço o nome de apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. 10É pela graça de Deus que eu sou o que sou. Sua graça para comigo não foi estéril: a prova é que tenho trabalhado mais do que os outros apóstolos - não propriamente eu, mas a graça de Deus comigo. 11É isso, em resumo, o que eu e eles temos pregado e é isso o que crestes. Palavra do Senhor.

Reflexão – “a misericórdia de Deus faz de nós novas criaturas.”
Depois de seu encontro com Cristo no caminho de Damasco, São Paulo se tornou apóstolo do Evangelho, entregando a Jesus a sua vida e a sua pregação. Nesta carta aos coríntios ele, então, dá o testemunho da graça de Deus na sua vida e de como tem trabalhado para que esta permaneça consigo. Deste modo, ele dá a cada um de nós provas de que Deus tem poder para mudar a nossa sorte, desde que reconheçamos a sua ação em nós e no meio de nós.  É pela graça de Deus que eu sou o que sou” nos diz São Paulo. Pelo Batismo somos inseridos no mistério de Cristo, porém, somente a experiência com Jesus nos faz ser participantes conscientes deste mesmo mistério. Quando temos plena consciência desta verdade e da ação do Espírito Santo em nós, podemos ter uma vida restaurada e somos transformados em pessoas dignas, mesmo que tenhamos um passado duvidoso e até traído a Deus.  A graça de Deus nos sustenta, por isso não podemos nos subestimar entendendo que, porque erramos e transgredimos as leis, seremos fatalmente condenados (as) aos juízos eternos. Se também tivermos consciência disso, poderemos a cada dia que passa nos firmar no caminho da santidade, apesar do nosso ser pecador e de já termos, também, por algum motivo perseguido a Igreja de Deus.  Por esse motivo, precisamos a cada dia nos convencer de que a misericórdia de Deus nos acompanha e faz de nós, novas criaturas. – Você também teve a sua vida restaurada pela graça de Deus? – Você dá testemunho disso? – Alguma coisa ainda pesa na sua consciência? – Você já teve uma experiência forte com Jesus?

Salmo 117 (118),1-2. 16ab-17. 28 (R. 1)

R. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!*
'Eterna é a sua misericórdia!'
2A casa de Israel agora o diga:*
'Eterna é a sua misericórdia!'R.

16aA mão direita do Senhor fez maravilhas,
16ba mão direita do Senhor me levantou,*
a mão direita do Senhor fez maravilhas!'
17Não morrerei, mas ao contrário, viverei*
para cantar as grandes obras do Senhor!R.

28Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *
Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!R.

Reflexão - A misericórdia do Senhor é eterna, isto é, abrange toda a nossa existência. Mesmo que sejamos os maiores pecadores somos dignos de compaixão porque foi a Mão direita do Senhor que nos fez e é Ela quem nos levanta. Não precisamos morrer nos nossos pecados, a vida de Cristo está em nós, pelo contrário devemos viver para cantar as grandes obras do Senhor!

 

 

 

Evangelho – Lc 7, 36-50


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7,36-50
Naquele tempo: 36Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.
37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés,
enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado
ficou pensando: 'Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora.'
40Jesus disse então ao fariseu: 'Simão, tenho uma coisa para te dizer.' Simão respondeu: 'Fala, mestre!' 41'Certo credor tinha dois devedores;
um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta.
42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois.
Qual deles o amará mais?'
43Simão respondeu: 'Acho que é aquele ao qual perdoou mais.' Jesus lhe disse: 'Tu julgaste corretamente.'
44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: 'Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas
e enxugou-os com os cabelos.
45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro:
os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor.'
48E Jesus disse à mulher: 'Teus pecados estão perdoados.' 49Então, os convidados começaram a pensar:
'Quem é este que até perdoa pecados?'
50Mas Jesus disse à mulher: 'Tua fé te salvou. Vai em paz!' Palavra da Salvação.

Reflexão – “o amor vivido atrai o perdão de Deus”
Aquela mulher pecadora tinha fé na misericórdia de Deus e demonstrou isto, quando enfrentou os fariseus e ousou prostrar-se aos pés de Jesus para lhe lavar os pés com perfume e enxuga-los com seus cabelos. Para aquela mulher nada importava mais do que receber o perdão de Jesus e demonstrar a Ele o seu grande amor. Por isso, os gestos daquela mulher a quem todos apontavam como sendo uma pecadora, tocaram tão profundamente o coração de Jesus a ponto de lhe perdoar os pecados.  Assim sendo, neste episódio, Jesus nos ensina que o amor demonstrado por nós é o maior motivo para que sejamos absolvidos (as) das nossas transgressões. Jesus também nos mostra que nunca deixará passar as oportunidades para nos acolher, mesmo que sejamos os maiores pecadores, e, do mesmo modo, ministrar o perdão dos nossos pecados.  Podemos, então, verificar que o perdão de Deus está condicionado ao nosso coração contrito e cheio de bons propósitos. O perfume valioso poderá ser a nossa oração nos momentos em que, também, nos deixamos estar aos pés de Nosso Senhor. Provamos muito amor e confiança quando dobramos os joelhos diante Dele e com as nossas lágrimas de arrependimento sincero e com a nossa oração penitente beijamos os Seus pés.  Beijar os pés de Jesus é adorá-Lo na Santa Eucaristia, é acolher a Sua Palavra no coração e, também, servi-Lo na pessoa dos nossos irmãos e irmãs. Portanto, temos também muitas oportunidades para, como a mulher da história, comprovar o nosso amor por Jesus colocando diante dele o nosso coração arrependido e cheio de boas intenções. – O que você “tem feito” para ser perdoado (a) dos seus pecados? – Você tem demonstrado amor nas ações do seu dia a dia? – Como está a sua vida de oração? – Você tem estado aos pés de Jesus, arrependido (a)?


2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir