.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 11 de setembro de 2018

BEM-AVENTURADOS VÓS QUE SOIS POBRES-Adélio Francisco


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 12/09/2018
-Lucas 6,20-26
"BEM-AVENTURADOS VÓS QUE  SOIS POBRES,...!"
 Mais uma vez Jesus se apresenta como mestre, ensina com autoridade e quer o bem de seus alunos. O discurso das Bem-aventuranças apresenta as contradições da vida. De fato, encontramos e vivemos situações absurdas, mas reais: sucessos e fracassos, fartura e fome, tristeza a alegria.  
    As palavras de Jesus no Evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, concentram-se em torno do "por quê" da vida. Para que vivemos? Qual é o fim do homem? Quais são as coisas essenciais de nossa vida? 
Todos nós necessitamos de uma meta na vida, de um valor supremo que possa dirigir a nossa visão e a nossa ação no mundo. Enfim, o homem não é Deus, e só se sente bem quando for ao seu encontro, buscando nele proteção confiança e solução para os seus inúmeros problemas.
   Para Jesus o acúmulo de riquezas não é o que importa, isso pode até contrariar o destino humano. E as riquezas não consistem apenas em dinheiro, mas também no poder, prestígio, fama, competições humanas, etc.
    Ao contrário, Jesus nos exorta a reunir "tesouros nos céus", tesouros que se identifiquem com os valores evangélicos, os quais ele proclama no sermão da montanha.
  "Bem-aventurados sereis quando os homens vos rejeitarem, insultarem vosso Nome como infame, por causa do Filho do Homem." Há nesse relato uma oposição entre pobres e ricos. De um lado temos os pobres, não só no sentido financeiro, mas os que estão abertos para a graça que vem de Deus e são capazes de partilhar o que possuem.
   Nem toda a pobreza é relativa. Existe pobreza absoluta: não ter o que comer, o que vestir, onde morar, não ter os meios mais elementares de subsistência, não podendo participar dos bens da cultura, da vida social e política.
   Do outro lado, há uma crítica muito forte aos ricos, porque muitas vezes se fecham no seu eu, no seu mundinho, o seu deus é o ter, o dinheiro, o poder e, às vezes, oprimem os outros.
   Na medida em que o Reino De Deus é graça, corresponde melhor à pobreza do homem do que à sua riqueza.
  Meus irmãos e irmãs: Jesus nos ensina a sermos cada vez mais simples, humildes, sinceros. Esta linguagem nos torna aptos a divulgar no dia a dia o comportamento de Jesus, no esforço de uma imitação concreta que reveste nossos anseios. 

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS
-Adélio Francisco.

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do facebook:

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir