.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Voltar a ser criança-Helena Serpa




23 DE SETEMBRO DE 2018

DOMINGO DA VIGÉSIMA QUINTA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 



1ª. Leitura – Sab 2, 12.17-20


Leitura do Livro da Sabedoria 2,12.17-20
Os ímpios dizem: 12Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir,
repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina.
17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. 18Se, de fato, o justo é 'filho de Deus', Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. 19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas,
para ver a sua serenidade e provar a sua paciência;
20vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro'. Palavra do Senhor.

Reflexão – “justo ou ímpio?”
Todo homem que procura viver segundo a vontade de Deus e se ajusta ao Seu plano de salvação seguindo os Seus conselhos e ensinamentos, pode ser considerado justo. Por isso, o homem justo é considerado um homem santo e na Palavra está escrito que “os santos julgarão o mundo”, isto é, eles serão referenciais para o julgamento das pessoas que vivem de acordo com a mentalidade mundana.  O homem ímpio, ao contrário, é aquele que se coloca no lugar de Deus e não está nem aí para os Seus mandamentos, pois ele mesmo quer ser senhor da sua história.  Vemos nesta leitura que os ímpios, ou melhor, os que não têm o pensamento de Deus, sempre procurarão de todas as formas, armar ciladas àqueles que se opõem ao modo de agir que o mundo ensina. O homem justo está sempre sendo provado e purificado pelas circunstâncias da sua escolha por Deus. Sua serenidade e paciência são postas à prova a todo o momento da sua vida, porém, com ele está a proteção de Deus que o livra do Mal maior que é o Inimigo, cultivador do pecado. Deste modo, não devemos nos desviar da justiça por causa das implicações a que o mundo nos condena. Tenhamos a certeza de que as provas e os testes estarão sempre presentes na nossa caminhada em busca da santidade, mas que em todos eles há Alguém que virá em nosso socorro. – Você confia no auxílio de Deus quando o mundo todo o (a) questiona ou se rende aos apelos do mundo para não ser perseguido (a)? – Você acha que vale a pena permanecer firme no seguimento da Palavra de Deus, mesmo quando ninguém o (a) compreende?

Salmo -  53,3-4.5.6.8 (R. 6b)

R.É o Senhor quem sustenta minha vida!

3Por vosso nome, salvai-me, Senhor;*
e dai-me a vossa justiça!
4Ó meu Deus, atendei minha prece*
e escutai as palavras que eu digo!R.

5Pois contra mim orgulhosos se insurgem,
e violentos perseguem-me a vida:*
não há lugar para Deus aos seus olhos.
6Quem me protege e me ampara é meu Deus;*
é o Senhor quem sustenta minha vida!R.

8Quero ofertar-vos o meu sacrifício*
de coração e com muita alegria;
quero louvar, ó Senhor, vosso nome,*
quero cantar vosso nome que é bom!R.

Reflexão - A certeza de que é o Senhor quem sustenta a nossa vida é o que nos dará forças para continuar perseguindo a justiça. Nunca poderemos desistir de sermos fiéis ao plano de santidade do Pai, porque confiamos no Seu auxilio. Ao invés de desistirmos, devíamos sempre fazer como o salmista: clamar aos céus, através da oração a capacidade de sermos justos e  continuarmos firmes a nossa peregrinação.

2ª. Leitura – Tg 3, 16-4,3


Leitura da Carta de São Tiago 3,16-4,3
Caríssimos: 3,16Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más. 17Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. 18O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz. 4,1De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? 2Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. 3Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “o fruto da justiça é semeado na paz”.
Todos nós somos chamados (as) a ser promotores da paz.  Em vista disso, São Tiago nos garante que “o fruto da justiça é semeado na paz”. Por isso, na nossa experiência de vida e diante dos acontecimentos do mundo percebemos que tudo o que é disputado com sentimentos de inveja e de rivalidade, acaba levando à derrota. As contendas, as guerras, as brigas não nos levam a nada, pelo contrário, nos conduzem sempre a um final infeliz.  Se nós, homens e mulheres, compreendêssemos isto, não perderíamos nosso tempo com litígios e a nossa história seria outra, completamente diferente. A sabedoria de Deus é quem pode nos orientar na hora das nossas pretensões, porque ilumina os nossos passos para o bom termo nas nossas reivindicações.  As nossas ações de conciliação, de misericórdia, sem parcialidade e sem fingimento são sinais de sabedoria. Se, queremos ser justos (as) e perseguir a santidade precisamos mudar o nosso espírito de julgamento e de discórdia e abolir as paixões desordenadas pelos interesses mesquinhos que cultivamos dentro de nós e nos tiram a paz. Na maioria das vezes não somos atendidos nos nossos pedidos porque não sabemos pedir o que nos convêm, mas o que nos dá prazer. Assim sendo, precisamos também aprender a fazer pedidos coerentes com a vontade de Deus e não somente para esbanjar nos nossos deleites!  Antes de tudo, devemos pedir ao Senhor que nos preencha com o Seu Espírito Santo e nos dê sabedoria para fazer sempre a Sua vontade que consiste em que a paz esteja sempre na dianteira das nossas ações. – O que você tem pedido ao Senhor nas suas súplicas, será mesmo o que convêm para a sua vida? – O que você tem cultivado no seu coração: a guerra ou a paz?  - Qual é a sua grande ambição?

Evangelho – Mc 9, 30-37


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 9,30-37
Naquele tempo: 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galiléia.
Ele não queria que ninguém soubesse disso,
31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: 'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará'. 32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes:
'O que discutíeis pelo caminho?'
34Eles, porém, ficaram calados,
pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: 'Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!'
36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles,
e abraçando-a disse:
37'Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou'.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “voltar a ser criança”
Na Sua caminhada para Jerusalém Jesus tentava abrir os olhos dos Seus discípulos para as realidades que teriam de enfrentar e procurava ensiná-los a viver a vida com sabedoria e confiança nos planos do Pai. Eles, no entanto, porque não queriam admitir o sacrifício nem o sofrimento, tentavam fugir da verdade e se esquivavam desviando a conversa para outros pontos que despertassem neles maior interesse. Exortando-os Jesus lhes mostrava coisas bem claras que são completamente diferentes das que o homem natural pensa e deseja. Eles, porém, não queriam aprofundar-se no assunto da sua morte e ressurreição e não compreendiam quando Ele lhes falava de sofrimento e dor. Silenciavam diante das Suas revelações sem responder às Suas indagações, porque tinham medo do sofrimento achando que Jesus sempre estaria perto para protegê-los e não os deixaria passar por nenhuma aflição. Assim somos nós também! Não admitimos a dificuldade, a luta, o esforço, desejamos alcançar logo a vitória e a recompensa.  Somos nós, hoje, os discípulos a quem Jesus vem ensinar coisas preciosas, como: “quem quiser ser o primeiro que seja o último” ; “quem acolher em meu nome uma criança é a mim que estará acolhendo”. Gostamos de coisas grandiosas! As crianças para nós são muito inocentes e simples, queremos ser servidos, mas não gostamos de servir, mesmo assim desejamos ser grandes. O Senhor conhece o nosso pensamento e a verdade do nosso coração: queremos ser o primeiro em tudo, queremos ser grandes, ter sucesso aqui na terra e também no céu. Queremos alcançar a felicidade sem esforço, sem renúncia e esquecemos de que para sermos grandes no céu, nós temos que ser pequenos na terra. -  E agora, o que precisamos fazer?  - Como você poderá ser pequeno na terra e voltar a ser criança? – Você admite que possa sofrer aqui na terra? – Como você encara a realidade que não é muito boa? – Qual é para você a grande mensagem deste evangelho?


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir