.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

SER GRANDE NO REINO DE DEUS É SERVIR COM HUMILDADE – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, dia 23 de setembro de 2018.
Evangelho de Mc, 9,30-37.

Jesus não perdia oportunidade de ensinar seus discípulos, seja caminhando com eles, comendo, sentados para descansar ao fim do dia, sempre falava dos valores do Reino de Deus, de sua missão que culminaria na morte.
Nesse Evangelho Jesus está caminhando para Jerusalém e anuncia pela segunda vez a sua paixão, preanuncia seu sofrimento, morte e ressurreição. Jesus mostra a importância de sua paixão, a necessidade que tinham seus discípulos de se recordarem sempre da cruz, porque por meio dela Ele reinaria. Foi para isso que Jesus veio ao mundo, tomou a natureza humana para padecer e morrer pela salvação da humanidade.
O povo e seus discípulos tinham um conceito diferente do Messias, por isso a necessidade de Jesus sempre falar da sua cruz. O perfil de Jesus não estava de acordo com os ensinamentos que os doutores da lei ensinavam ao povo. Para eles o Filho de Deus não morreria nunca, seria poderoso e triunfante sobre todos os inimigos. Então, como aceitar um Messias derrotado, fracassado e o pior aceitar a sua morte? Naquele momento eram incapazes de compreender o escândalo da cruz, porque não entendiam o valor da morte de Cristo na cruz. Afinal, como poderia realizar-se o reino glorioso do Messias, se ele morreria de maneira tão bárbara, trágica, vergonhosa. Eles não entendiam, mas tinham receio de interrogar Jesus, temendo serem censurados por Ele.
Os discípulos sentem inveja de Pedro que recebeu uma missão especial, então, ambiciosos, discutem entre si que lugar vão ocupar no reino dos Céus. Podemos hoje censurar os discípulos por pensarem assim, mas cometemos o mesmo erro, estamos sempre vendo isso acontecer nas famílias, dentro da Igreja, na comunidade, nos governos.
Jesus perguntou aos discípulos sobre o que falavam. Eles se calaram. Então Jesus lhes deu uma lição, a lição da humildade. Se  querem ser os primeiros, sejam os últimos. Se querem ser os maiores, se façam pequenos. Em outra ocasião Jesus dissera: “Aquele que se exalta, será humilhado, e o que se humilha será exaltado!” (Lc14,11) Não devemos desejar honras que são manifestação de vaidade, orgulho, soberba, amor próprio. É necessário apreciar a humildade e desejar ser o último.
A competição e a inveja acontecem entre nós seres humanos, na família, entre irmãos, na roda de amigos, na sociedade e até mesmo  nas comunidades cristãs, que pretendem ser outro Cristo. Essas palavras de Jesus devem ser para todos que ocupam lugar de liderança, de poder, de chefia, pois todos que ocupam tais cargos é para Servir os outros, a comunidade, o povo, o país e não a si próprio, para satisfazer sua vaidade, ambição, traindo assim a autoridade que recebeu.
Jesus dá o exemplo de uma criança que ainda não se corrompeu, que é pura de alma, sincera, simples, inocente, humilde. A criança perdoa facilmente, não tem maldade e nem malícia. A criança segue o que os pais ensinam, ama seus pais, não deseja o mal do outro, não se preocupa com riquezas, não guarda raiva, esquece as ofensas, não mente, crê em tudo que lhe é falado, aceita como verdade o que ouve. A criança é exemplo dos menores, dos pequenos, dos quais Jesus fala. Precisamos sim, ser adultos fisicamente, mas ter coração de criança. Só assim seremos capazes de refletir a humildade da maneira que Cristo quer e espera de cada um de nós, seus seguidores.
Com o exemplo da criança Jesus nos dá duas lições: a de se tornar puros como uma criança e a da humildade. Os valores do Reino dos Céus são diferentes dos valores daqui do mundo. No mundo domina a esperteza, a hipocrisia, a maldade, a malícia e é tido como pessoa bem sucedida quem tem esse comportamento. Mas para triunfar no Céu o que conta é a humildade, o amor, a ausência de malícia, o serviço aos irmãos sem interesses ocultos, mas sinceros.
Se para entrar no Céu fosse necessário ser grande, poucos poderiam entrar. Fazer-se pequeno, é possível a todos. Assim Cristo tornou mais fácil para nós o caminho da grandeza, que é o da humildade. Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos.
Como procuro viver essas palavras de Jesus na minha vida?

Oração: Senhor, quero sempre ser o último e estar pronto a servir a todos.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes



2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras que Deus te abençoe muito para que você possa sempre levar a palavra de Deus para todos sempre com esta simplicidade abraço Cristo

    ResponderExcluir