.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ – Olivia Coutinho


Dia 14 de Setembro de 2018

Evangelho de Jo3,13-17

Celebramos hoje, a exaltação da Santa Cruz! Para muitos, o gesto de exaltar a Cruz, pode parecer contraditório, afinal, como exaltar um objeto que serviu de tortura para Jesus, um inocente? Mas para quem vive de fato, a ressurreição de Jesus no seu dia a dia, EXALTAR DA CRUZ, é exaltar  a vida, é celebrar a vitória de Jesus que é também a nossa vitória! 
A cruz é a expressão suprema do amor de Deus, ela não pode ser vista como sinal de morte e sim, como sinal de vida, pois foi pela cruz, que Jesus nos devolveu a vida! Quem vê a cruz, como sinal de morte, desconhece a história da salvação.
Para nós, cristãos católicos, a Cruz é o maior símbolo de fé, ela nos faz lembrar o martírio de Jesus, mas a mensagem mais forte que a cruz nos passa, é a vitória da vida sobre a morte!
Todos nós, uns mais, outros menos, temos medo da cruz, a cruz nos assusta, nunca, estamos preparados para recebê-la, mas não temos como fugir dela, pois a cruz é inevitável na nossa vida, principalmente na vida de um seguidor de Jesus!
 Quando sentimos a nossa cruz muito pesada, a ponto de não aguentarmos carregá-la, é sinal de que ainda não estamos caminhando com Jesus, pois quem caminha com Ele, não sente tão grande o peso da sua cruz, pois tem Jesus para ajudá-lo a carregá-la!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos convida a meditarmos sobre a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz, do pecado para a graça!
Num diálogo com Nicodemos, um homem que gostava de ouvir Jesus, mas por medo, não assumia isso publicamente, Jesus fala da sua crucificação: “É preciso que o Filho do homem seja levantado”... Com essas palavras, Jesus revela o desfecho trágico de sua trajetória terrena: pregado numa cruz! Naquele momento, no horizonte próximo de Jesus, estava apenas a cruz. Jesus estava ciente, de que Ele seria levantado na cruz, por aqueles que não quiseram aceitá-lo como o Filho de Deus, mas Ele estava ciente também, de que na cruz, seria manifestada Nele, a glória de Deus Pai!
A Luz esteve presente no mundo, mas o mundo a rejeitou, e mesmo assim, o Pai investiu alto no humano, chegando ao extremo de permitir que o seu Filho pagasse com a vida, o preço da nossa liberdade. O ponto central do Evangelho, é a revelação do amor do Pai pela a humanidade, que seria manifestado por Jesus na Cruz!
A morte de Jesus, não foi da vontade de Deus, ela foi consequência da maldade humana.
Jesus foi cruelmente torturado e morto, por fazer o bem, por querer levar em frente o projeto de Deus, um projeto de vida nova para todos.
A maldade humana matou Jesus, mas não matou o sonho de Deus, que o ressuscitou no terceiro dia!
As palavras de Jesus, que nos fora apresentadas no evangelho de hoje, nos provoca  a uma tomada de posição: Estar com Jesus na cruz, em favor da vida, ou permanecer  sem Ele, nas trevas em favor da morte? Temos a liberdade de escolher: podemos escolher em dar a Jesus uma resposta de fé, ou de descrença,  fé e descrença, já contêm o juízo de Deus: salvação, ou condenação.
É importante conscientizarmos, de que a condenação, não vem de Deus, somos nós que nos condenamos, quando não cremos em Jesus, quando não colocamos em prática os seus ensinamentos! É o próprio Jesus quem nos diz: ”Quem crê, não é condenado, mas quem não crê já está condenado”...
Crer em Jesus, é continuar a sua presença atuante  aqui na terra, não crer, é rejeitar a Luz.
Quem não crê em Jesus, não realiza a vontade do Pai, não pratica a justiça, portanto, já está condenado.
Contemplemos a cruz de Jesus, meditando as sete frases pronunciadas por Ele na cruz:
1 - “PAI, PERDOA-LHES PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM” (Lc 23,34). Mensagem do perdão.
2 - “HOJE MESMO ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO.” (Lc 23,43). Mensagem da salvação. 
3 - “MULHER, EIS AI TEU FILHO; FILHO, EIS AI SUA MÃE.” (Jo 19,26-27) Mensagem da família, da entrega.
4 - “MEU DEUS, MEU DEUS, PORQUE ME ABANDONASTE? “(Mt 27,46.Mc 15,34). Mensagem da oração e do clamor.
5 - “TENHO SÊDE.” (Jo 19.28). Mensagem da necessidade.
6 -“TUDO ESTÁ CONSUMADO” (Jo 19.30). Mensagem da missão cumprida.
7 -“PAI, EM TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO.” (Lc 23,44-48)”. Mensagem da comunhão”. Foram muitas as suas dores, mas, o que doeu mais em Jesus, não foi o martírio da cruz em si, e sim, a dor de conhecer a extensão do estrago, que a indiferença ao amor de Deus, provoca no ser humano!
Na cruz, Jesus manifestou ao mundo a grandiosidade do amor do Pai, hoje, Ele nos convida a tomarmos a nossa cruz e segui-lo.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Olivia. Mas uma vez você se destaca pra mim, como uma pessoa Realmente iluminada. Felicidades. Graça e paz.

    ResponderExcluir