.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 11 de setembro de 2018

-Jesus e os cobradores de imposto-José Salviano


21 de Setembro

 

Evangelho – Mt 9,9-13

 

 

Jesus convidou a Mateus para segui-lo, e em seguida Ele foi almoçar na sua casa. Lá, se juntaram muitos outros cobradores de imposto, entre outros pecadores, que se sentaram à mesa com Jesus e seus discípulos.

Para os líderes judaicos aquilo foi um verdadeiro escândalo! Imagine o Mestre comendo com os piores pecadores, comendo com os impuros!

 Foi então que alguns dos fariseus ali presentes perguntaram aos discípulos, por que o vosso mestre come com os cobradores de impostos e com os pecadores?

A resposta de Jesus nos mostra claramente que Ele não veio a este mundo para nos discriminar, e nos condenar, como o faziam os judeus, e muitos de nós. Jesus veio a este mundo para nos libertar do pecado, e nos dar a oportunidade de mudar de vida.

Jesus que ouviu a fala dos fariseus, logo respondeu que “AQUELES QUE TÊM SAÚDE NÃO PRECISAM DE MÉDICO, MAS SIM, OS DOENTES”.

Jesus está se referindo à saúde espiritual, ou seja, à saúde da espiritualidade.

Muitos de nós preferimos estar junto daqueles e daquelas que não só têm saúde física, mas também vivem a graça santificante. Nos nossos encontros de confraternizações, nos reunimos com aqueles e aquelas que são do mesmo nível de espiritualidade que nós. Isso é gratificante, isso é uma pausa nos trabalhos da paróquia, e por tanto digno do olhar de Deus.

Mais e durante o ano? Como foi o nosso trabalho? Nós buscamos catequisar aqueles que são considerados ovelhas desgarradas? Ou será que nos acomodamos nos limites paroquiais, na zona de conforto, pois afinal, isso é bem mais fácil, não é mesmo?

Os famintos da periferia, continuam sedentos de Deus, pois não têm quem lhes levam uma mensagem de consolo daquele que disse: “Vinde a mim todos vós que estão deprimidos e eu os aliviarei...”

Os judeus viviam fazendo sacrifícios pelo perdão dos pecados. E institucionalizou tanto esta prática, ao ponto de ganhar muito dinheiro com a queima dos animais no Templo. Pois todo bom praticante da fé, tinha a obrigação de comprar um animal e oferecê-lo pelos seus pecados.

Jesus repudiou, condenou esta prática, pois em vez de desperdiçar alimento, com a queima da carne dos animais inocentes, poderia matar a fome de muitos famintos que preambulavam por todos os lados, além dos muitos doentes sem médicos.

Jesus desaprovou a prática do sacrifício, e disse: Quero caridade em vez disso. Ou seja, quero misericórdia em vez de sacrifício, que não leva a nada.

Será que hoje acontece algo semelhante? Quanta comida nós desperdiçamos e quantos famintos passam fome? Quanto luxo muitos exibem e quantos que não têm nem o necessário para se agasalhar?

Quantos que só pensam em si, quantos que possuem caridade zero!

E levam uma vida como se os excluídos não fossem seus irmãos?

Jesus se importa com cada um de nós. Ele se importa com a salvação dos ricos, assim como com o alimento e a saúde dos pobres.

Jesus quer que cada um de nós façamos o mesmo.

Jesus nos convida para segui-lo, e para catequisar com a palavra e com o nosso bom exemplo, aqueles que estão doentes mentalmente, doentes pela vida em pecado, distante da vida da graça.

Façamos como Mateus. Aceitamos o convite de Jesus, e o convidamos para participar da nossa mesa junto com a nossa família, por todos os dias.

 

José Salviano.

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir