.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

UM COPO DE ÁGUA-Adélio


 ADELIO: REFREXÃO DO EVANGELHO DO DIA 24/05/2018
Marcos 9,41-50

"QUEM VOS DER UM COPO DE ÁGUA PARA BEBER PORQUE SOIS DE CRISTO, NÃO FICARÁ SEM RECEBER A SUA RECOMPENSA"
Olhando para o texto do Evangelho que a liturgia nos convida a refletir neste dia de hoje, nós vamos ver que Jesus fala com seus discípulos e a nós que somos chamados a serem discípulos de hoje. Ser discípulo é ser seguidor do mestre. Jesus quer que seus discípulos seja perfeitos, por isso Ele dessa vez pega pesado com curtas palavras; pois o discípulo não pode agir à espera de recompensa. Nem recompensa dos homens nem recompensa de Deus. Sabemos que é uma lição difícil para o mundo de hoje, que raramente conhece a gratuidade do fazer. Devemos ter um coração agradecido. Se temos, sabemos retribuir os benefícios que recebemos. Mas quem presta auxílio não deve fazê-lo, esperando recompensa ou pela vaidade de acumular méritos ou de ter crédito. Jesus sempre nos deu exemplo de que devemos ser servos de todos. Servos que Deus, por amor, elevou a filhos seus. E a Deus cabe recompensar, não na medida de nosso crédito, mas na medida de sua misericórdia. Um copo d'água pode valer tanto quanto ou mais que uma fortuna. Vimos que aqueles que ainda não têm fé Jesus chama carinhosamente de "pequeninos". O discípulo de Jesus deve respeitar os fracos na fé, deve serve-lhes de apoio, ser "luz", isto é, salvação para eles.
O discípulo de Jesus deve procurar a Deus e amá-lo de todo o coração, com todas as forças, com todo o seu ser. Com a mesma força deve afastar tudo o que pode impedir a aproximação de Deus. Vemos que Jesus emprega três figuras do corpo, mão, pé, olho. Fique claro que nem a mão nem o pé por si, podem pecar. Mas peca a pessoa, fazendo mau uso de seus membros. Daí não se pode levar literalmente às consequências do cortar a mão ou o pé. O "cortar", o "arrancar" são simbólicos. Como também as palavras mão, pé, olho. Explico: não significam apenas a mão, o pé e o olho de carne, mas uma série de coisas representadas.
Por eles. Quando entramos num hospital, encontramos cartazes com uma cara e um dedo sobre os lábios. O cartaz quer dizer: aqui se deve fazer silêncio. O dedo sobre os lábios, então, não é o dedo físico, mas significa silêncio.
Quais seriam os sentidos que estariam por trás de mão, pé, olho? Vejamos apenas os principais. O pé é símbolo do poder orgulhoso. Jesus lavou os pés dos apóstolos, para significar a humildade, a igualdade fraterna, o servir com alegria, o discípulo, portanto, precisa cortar o orgulho prepotente, humilhante, a fome de dominar sobre os outros e sobre as coisas. O olho pode significar a cobiça, a inveja, a sedução. Deve o discípulo cortar pela raiz a inveja das pessoas, de seus bens de suas qualidades.
A mão é um dos símbolos mais ricos na bíblia e na linguagem corrente. Prende - se a roubo, porque se pega, se carrega com as mãos. Prende-se á posse, porque se seguram as coisas com as mãos. Prende-se á violência, Porque agredimos com os punhos e manejamos ( esse verbo deriva-se de " mão") as armas com as mãos. O discípulo verdadeiro de Cristo não será violento, mas manso e compreensivo; será desapegado dos bens materiais, psíquicos e espirituais, e saberá respeitar o que é de Deus e o que pertence ao próximo. Quem escolher a vida, sinônimo de Reino de Deus e salvação, não pode praticar coisas que o conduzam ao inferno, isto é, á morte, á perdição. Jesus finalmente termina dizendo que devemos ser como o sal para dar sabor na comunidade.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS.--Adélio Francisco.
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do facebook
https://m.facebook.com/Comentando-E-Refletindo-O-Evangelho-364442764036099/?ref=bookmarks



2 comentários:

  1. Adélio Francisco; bela reflexão, que DEUS te abençoe. A você um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir