.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Quinta-feira,  31de maio de 2018.
Evangelho de Jo 6, 51-58

Naquele tempo, disse Jesus às multidões dos judeus: "Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo". Os judeus discutiam entre si, dizendo: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?" Então Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre".

Solenidade de Corpus Christi
Celebraremos quinta-feira próxima, 31 de maio a Solenidade do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, o grande mistério de amor que nos transforma! Vamos celebrar, proclamar, professar, expressar a nossa fé inabalável na presença real do Cristo, nas espécies eucarísticas: pão e vinho!
Jesus instituiu a sagrada eucaristia na quinta-feira santa, na última ceia, era a sua despedida. Ele estava dando suas últimas recomendações, o seu adeus. Portanto havia um clima de dor e de tristeza. Logo após a ceia Jesus teria sua agonia no horto das Oliveiras, e em seguida os soldados viriam para levá-lo, maltratá-lo, flagelá-lo, julgá-lo, crucificá-lo e levá-lo à morte.
Na 5ª feira Santa Celebramos com alegria e gratidão a Instituição da Eucaristia, mas por causa da morte de Jesus não se comemora com tanta alegria como esta festa merece, por isso a Igreja instituiu a festa de Corpus Christi para celebrar com alegria, com júbilo, com adoração e louvor o Corpo e Sangue de Cristo presente na EUCARISTIA. A Eucaristia é o coração da comunidade cristã.
Com a festa de Corpus Christi a Igreja celebra a PERMANÊNCIA  SACRAMENTAL de Jesus entre nós que acreditamos nesse maravilhoso milagre. A Igreja nos convida a renovar a nossa fé na presença real e substancial de Nosso Senhor no sacramento do seu divino amor. É a festa da presença de Jesus Cristo na comunidade cristã. Por isso mesmo se faz a procissão do Santíssimo, passando pelas principais ruas das cidades, especialmente ornadas para essa festa. Celebramos a PRESENÇA de Cristo na hóstia consagrada, mas celebramos, sobretudo a Eucaristia como o ponto mais alto da nossa fé e da vida da Igreja, porque a comunidade não tem outra coisa mais preciosa, mais segura para encontrar-se com o seu Deus e entrar em comunhão com Ele.

EUCARISTIA
A Eucaristia é a presença de Jesus em nosso meio. A Eucaristia é o ponto culminante de todos os sacramentos; é a fonte da qual brota toda nossa vida cristã; é a raiz que sustenta e faz crescer a Igreja.
É o alimento que nos dá vida nova, isto é, a vida em Jesus, livre do mal e do pecado, cheio da graça de Deus. É o sacramento da partilha e da fraternidade. Eucaristia é o sacramento do amor; é a hóstia pura, a hóstia santa, a hóstia imaculada; é o Santíssimo Sacramento, a Santa Comunhão. É o jeito de vivermos unidos a Cristo e a sua Igreja. A Eucaristia é chamada “Santíssimo Sacramento” porque Ela é o próprio JESUS; por isso, precisamos adorar, louvar e agradecer a Jesus presente na Santíssima Eucaristia.
A presença real de Jesus na Eucaristia, embora de forma misteriosa, isto é, acima da nossa compreensão humana, é uma presença real e verdadeira. A Eucaristia é o maior dos sacramentos, porque é o próprio Jesus. Na Eucaristia estão contidos verdadeiramente, real e substancialmente o Corpo, o Sangue, a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, enfim, é o Cristo todo. Deus e homem se tornam presentes e completos na Eucaristia.
Essa é a nossa fé: cremos com todo o nosso coração e com toda a nossa mente que  o Senhor Jesus está realmente presente tão perfeito e real como está no céu. Diante do pão e do vinho consagrados, podemos cantar: “Deus está aqui! Ele está aqui, Tão certo como o ar que eu respiro.... tão certo como amanhã que se levanta... tão certo como eu te falo e podes me ouvir.
Depois da consagração já não há mais pão, há somente o Corpo de Cristo; não há mais vinho, mas tão somente o Sangue de Cristo. Junto com Jesus, se fazem presentes o Pai e o Espírito Santo porque onde está uma Pessoa da Santíssima Trindade estão as outras duas. Na espécie do pão está todo o Cristo, na do vinho também. Em cada fragmento das espécies do pão e em cada gota da espécie do vinho está Cristo inteiro. Quem comunga somente a espécie do pão, recebe também o seu Sangue; quem recebe somente a espécie do vinho, recebe também todo o Cristo. Ao partir-se a hóstia, não partimos a Cristo,  Ele se faz inteiro.

         É o que aprendemos com o milagre Eucarístico de Lanciano, onde a hóstia se transformou em carne, o vinho se tornou verdadeiramente sangue. O sangue coagulou em 5 pedacinhos. Isso no Século VIII, ano 700,  com o avanço da ciência no século XX, em 1970, exames de laboratório foram feitos e foi provado que a hóstia era carne do miocárdio, fibras do coração, tanto a carne como o sangue são do mesmo grupo sanguíneo AB. E se pesar cada pedacinho do coágulo do sangue tem o mesmo peso, quando pesado todos juntos. Isso nos prova, nos mostra que Jesus é inteiro em cada gota de sangue, em cada partícula da hóstia.
A Eucaristia é o milagre do amor. Jesus também quer ser alimento para ser absorvido por nós e sermos absorvidos Nele. Na Eucaristia Jesus está vivo e presente como alimento espiritual para nós. Jesus se deu a nós na forma humana, como gente, e ainda quis permanecer entre nós como Pão Vivo, alimento para nos fortalecer na fé, para comunicar-nos o seu amor, a sua graça, sua amizade, sua vida divina. E como Ele mesmo disse: "Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo".
Cristo na eucaristia se torna alimento! Deus faz parte de nós e nós dele, em uma entrega total. Ele quer salvar, perdoar, redimir. Somente uma coisa nos é necessária: aceitar Cristo, sentir que Ele nos ama e quer nosso bem. Cristo quer viver em cada um de nós que o recebemos, Ele quer que tomemos parte na sua própria vida.
A Eucaristia é o Corpo de Cristo que alimenta plenamente a nossa vida. Sem nos alimentarmos de Cristo, ficamos fracos e sem ânimo para ser como Jesus, para viver o AMOR, a fraternidade, para lutar por um mundo de mais justiça, de mais perdão, de mais solidariedade.
Nós temos que comer para alimentar o nosso corpo para termos força, coragem, condição de trabalhar, de estudar, de viver. E nós comemos o corpo de Cristo na Eucaristia, para termos força, coragem, perseverança para sermos cristãos, para seguirmos os ensinamentos de Jesus. Nós nos alimentamos deste pão vivo descido do céu para nos fortalecer na fé, vencer nossas imperfeições e pecados, para nos santificar na caminhada do nosso dia-a-dia, para nos tornarmos perfeitos e santos como nos pede Jesus: “Sede santos como meu Pai é santo.” O corpo de Cristo é o alimento para nossa alma, para nos fortalecer espiritualmente.
Comer significa “assimilar”: assimilar Cristo em nossa vida, de modo a viver e a amar do jeito dele, assimilar o perdão, a justiça, a solidariedade, a partilha, o amor, e através dos meus gestos, dos meus atos, da minha maneira de ser e agir eu tenho que demonstrar que eu sou outro Cristo, devo refletir Cristo em todos os lugares onde estiver: em casa, na família, na igreja, no trabalho, no lazer, na rua, no bar, nas festas....etc.  Este é o compromisso deste sagrado sacramento. Nós comungamos para tornar-nos Sinal do amor de Deus para nossos irmãos.
Jesus presente na eucaristia nos ajuda a enfrentar os problemas mais sérios, a clarear as situações mais difíceis. Ao acreditar no poder deste sacramento, ao sentir a força da misericórdia divina, as portas do nosso coração se abrirão ao amor e à fé. Portanto, eucaristia é a força de Deus em nós! É mistério que nos dá esperança. É o milagre da fé, do amor que conforta e consola. Eucaristia: é o próprio Deus em nós!.
Na Solenidade de Corpus Christi, ao participarmos da Santa Missa e ao sairmos às ruas em Procissão, vamos com fé, com amor, com devoção, com dignidade, em espírito de adoração. Sejamos cuidadosos com o Corpo e o Sangue de Deus.
A solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor para os que creem alimenta a fé, une no amor e prepara para a vida eterna, onde se dará o verdadeiro e definitivo banquete de Deus com os que foram salvos.
Corpus Christi: Ele está no meio de nós! Sinal de amor supremo! Lição de solidária partilha!
        
         Abraços em Cristo!
         Maria de Lourdes

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir