.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

“SIMÃO FILHO DE JOÃO TU ME AMAS?” – Olivia Coutinho


Dia 18 de Maio

Evangelho de Jo21,15-19

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, chama a nossa atenção, sobre a responsabilidade de quem professa o seu amor a Jesus. Professar que amamos Jesus, implica em comprometimento com Ele, na adesão   à sua proposta, uma proposta  de vida nova!
Jesus, nem  precisava   perguntar  a Pedro, para saber se ele o amava, afinal, sendo Deus, Ele já sabia, que Pedro o amava.
Ao perguntar três vezes a  Pedro, se ele  o amava, Jesus quis chamar a sua atenção e hoje a nossa, para a responsabilidade de professarmos o nosso amor a Ele!  Quem o ama verdadeiramente, dá continuidade a sua presença aqui na terra, na prática da justiça do amor, do perdão... Antes de entregar a Pedro a responsabilidade de conduzir o seu rebanho, Jesus, ao contrário dos homens, não questiona o seu passado, não lhe faz nenhuma exigência, a não ser, o seu compromisso de transformar o seu amor a Ele, em cuidado para com o seu rebanho, o que lhe era de mais precioso.
Ao Convocar  Pedro, para a liderança de sua Igreja, Jesus deixa transparecer a sua compreensão para com a fragilidade humana. Com esta convocação, Jesus  faz um passeio amoroso no coração de Pedro, um coração duramente castigado pelo o remorso de tê-Lo negado por três vezes.
No seu amor misericordioso, Jesus, com este gesto, mostra a Pedro, que o seu vacilo na fé, não o fez desistir dele, não diminuiu a sua confiança nele.
Entregando a Pedro, a responsabilidade de conduzir a sua Igreja, Jesus deixa claro que Ele já o havia perdoado, e  que Ele conhecia a grandiosidade do seu coração, razão pela qual, Ele o escolhe como o Pastor das ovelhas que o Pai lhe confiara!
A partir da convocação de Pedro, a igreja missionária, fundamentada no amor de Jesus, conduzida pelo Espírito Santo, sobre a liderança de Pedro, dá seu primeiro passo rumo a uma nova Jerusalém!
O amor a Jesus é o fundamento de toda comunidade cristã, numa comunidade, cujo centro é Jesus, um líder não se destaca pela sua autoridade e sim, pelo o seu amor a Jesus, transformado em serviço!
A missão da Igreja consiste em revelar aos homens, a vida nova que brota da ressurreição de Jesus, sua grande riqueza, está na abertura a todos os povos e culturas!
A Igreja é unidade, ela é propagadora do amor, do amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
Olhando a escolha de Pedro para conduzir a sua Igreja, podemos perceber,  que Jesus não edificou a sua igreja sobre homens considerados grandes aos olhos do mundo, mas sobre Pedro, um homem frágil, sujeito a falhas, que representa os homens de toda história da Igreja: homens santos e pecadores.

FIQUE NA PAZ DE JESUS  - Olivia Coutinho

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir