.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

"QUE DISCUTÍEIS PELO O CAMINHO?” - Olivia Coutinho


Dia 22 de Maio de 218

Evangelho de Mc9,30-37

Vivemos numa sociedade fixada na ideia da competitividade, uma sociedade, que tenta nos convencer  de que ser grande, é ser renomado, é ter status...
Em meio aos inúmeros  adversários do projeto de Deus, Jesus vem nos trazer algo novo, uma proposta de vida nova, que ao contrário do mundo, tem como parâmetro o ser e não o ter.
O evangelho de hoje, vem nos alertar sobre o risco que corremos, quando desconectamos de Jesus, quando desviamos o nosso olhar da cruz.
Desconectados de Jesus, entramos na onda do mundo, ignorando os valores  que devem nortear a nossa vida.
A narrativa nos diz que Jesus distanciou-se temporariamente do povo, para estar a sós com os discípulos, era preciso orientá-los bem, pois  em pouco tempo, eles teriam que caminhar sem a sua presença física.
Jesus tinha um cuidado muito especial para com  aqueles que dariam continuidade a sua missão aqui  na terra. Conhecedor das fraquezas humanas, Ele  estava sempre os alertando quanto ao  perigo deles se deixarem contaminar pela mentalidade contrária ao evangelho e com isso,  por a perder  o projeto de Deus, colocada sobre a responsabilidade deles.
Mesmo estando juntos do Mestre, os discípulos, até então, não haviam entrado na dinâmica do Reino, continuavam presos a mentalidade egoística do mundo. Enquanto Jesus falava de sua morte e ressurreição, eles estavam preocupados em se autopromoverem, querendo saber quem seria o maior no grupo, ou seja, quem ocuparia o lugar de liderança após a sua volta para o Pai.
“Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último, aquele que serve a todos” Com essas palavras, Jesus alertou os discípulos, e hoje a nós, sobre o perigo da vaidade, da autossuficiência, inimigos, que nos impedem de exercer bem a nossa missão.  
Para  mostrar aos discípulos o modelo de grandeza que agrada a Deus, Jesus  toma consigo uma criança e a coloca no meio deles, dizendo: “Quem acolher em meu nome uma destas crianças, estará acolhendo a mim mesmo”. Naquele momento, Jesus convida  os discípulos e também a nós, a despirmos da nossa mania de grandeza, para nos tornarmos  puros como uma criança.
A criança que Jesus colocou no meio dos discípulos, representa todos aqueles, que têm um coração puro, que são  submissos a Deus.
Essas  palavras de Jesus, devem ser acolhidas  como um alerta para todos nós, principalmente para quem exerce cargos de lideranças. Precisamos desapegar das coisas do mundo, para nos tornarmos dependentes de Deus, como a criança que é  dependente de seus pais!
A nossa preocupação primeira, não deve ser com a nossa promoção pessoal e sim, com a promoção do nosso irmão, daqueles que são submetidos as normas do mundo, os que não tem vez e não tem voz.
A criança é símbolo de pureza, mas, pequenos, para Jesus, não são somente elas, mas todos os que tem um coração puro, que se colocam na dependência de Deus. Os simples, os pobres, são vistos pelo o mundo como os últimos, mas  aos olhos de Deus, estes, são os primeiros!
Em sua permanência física aqui na terra, Jesus nos deixou um grande exemplo de humildade; mesmo sendo o Filho de Deus, Ele se fez pequeno, a sua grandeza estava em servir, sua postura, era de um Filho totalmente dependente do Pai! 
Coloquemos este exemplo de Jesus  no nosso viver, e com certeza seremos muito felizes: pequenos aos olhos do mundo e grande aos olhos de Deus.

FIQUE NA PAZ DE JESUS  - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir