.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 15 de maio de 2018

-...SE O SAL PERDER O SABOR...-José Salviano


24   de maio – Ano B

Evangelho Mc 9,41-50



O sal tem sido considerado o vilão da saúde cardiovascular. Porém, existem coisas piores, como o colesterol, a vida sedentária, a falta de exercícios, o endurecimento das artérias, o comer errado, etc.

Permita-me uma repetição do que já escrevemos aqui:
O sal em excesso causa grandes problemas no corpo. Porém, o  nosso cérebro precisa de sal. Se zerarmos todo o sal do nosso corpo, através da ingestão exagerada de água, com certeza morreremos. Beber água demais, faz eliminar pela urina os minerais do nosso organismo, inclusive o sal, o cérebro incha, e pode ser o nosso fim.
Por outro lado, comer muito sal aumenta a quantidade de sangue nos vasos sanguíneos, e é por isso que a pressão arterial sobe.
O sal em excesso no corpo provoca a retenção da água, que também é um outro mal.
Portanto, tudo deve ser na medida certa. Nem pouco demais, nem em exagero.
Quem sofre de pressão baixa, quando ela cai, causando mal estar e risco de morte, precisa colocar duas pedrinhas de sal grosso na boca para estabilizar a pressão arterial.
O sabor de um bom churrasco, se deve a presença do sal. Desse modo, o sal é a causa principal do sabor dos alimentos (em quantidade adequada).
Jesus comparou o sal com a nossa santidade. Costumamos dizer: fulana é uma pessoa sem sal. Quando queremos dizer, uma pessoa sem graça. E essa graça que lhe falta, é a graça de Deus, é a sua fé colocada em prática. É a falta de Deus em sua vida. É a falta de oração, de esperança, de caridade, e principalmente de Eucaristia!
Quem  vive em estado de graça é uma pessoa “salgada”, por assim dizer, “temperada”, uma pessoa com gosto. Gosto pela vida, pela confiança em Deus, pela alegria de viver mesmo tendo de resolver os problemas normais dessa existência sofrida, pois se trata de uma criatura que confia em Deus para  tudo o que faz.
A alegria natural daqueles e daquelas que vivem na presença de Deus por Jesus, é algo muito saudável, e isso já é o primeiro passo para cumprir a nossa missão da Terra, ou seja, a nossa missão de levar Jesus ao irmão e a irmã.
Desde o nosso batismo somos missionários de Cristo, temos a responsabilidade de converter os demais, seja pelo nosso testemunho, seja pela palavra.  Mas para que isso aconteça, necessitamos primeiro estar convertidos, convertidas.
Precisamos cuidar da nossa fé, e também da fé dos nossos irmãos e irmãs. Jesus nos adverte hoje para que não causemos escândalos e assim não derrubamos a fé dos outros que nos rodeiam.
Precisamos tomar muito cuidado com o nosso testemunho. Pois quando assumimos algum compromisso missionário, como por exemplo, ser um catequista, ou qualquer participação na liturgia, nós nos tornamos um espelho para os demais. Quando estamos lá na frente, no altar, todos nos observam, e principalmente, quando estamos na nossa vida real. Por isso precisamos levar uma vida de acordo com o compromisso religioso que assumimos.
Roguemos a Deus para que a nossa vida seja um espelho que resplandece a Luz divina aos outros.

Tenha um bom dia. José Salviano.





Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir