.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

SOLENIDADE DO CORPO DE CRISTO-Adélio


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 31/05/2018
- Marcos 14,12-16.22-26

SOLENIDADE DO SSOMO. CORPO E SANGUE DE CRISTO 

    A festa do Corpo e Sangue de Cristo é a maior  catequese sobre Deus conosco, Deus em nós, Deus  que caminha conosco. Não é por acaso que o povo chama a Eucaristia de comunhão: comunhão com Deus, que nos levar forçosamente à comunhão com as criaturas e, sobretudo, com as   criaturas humanas. Em muitas paróquias hoje se leva festivamente o Santíssimo sacramento pelas ruas da cidade.
É, sim, uma profissão pública de fé. Mas é também uma forma de expressar essa comum/união, essa comunhão de Deus com a sociedade e com tudo o que envolve a sociedade. Cristo passa por ruas de mais de dois mil anos.  
Cristo passa por ruas recém-abertas.  Cristo passa pelo Centro de vilas rurais.  Cristo passa pelas avenidas das grandes cidades. Cristo ontem, hoje e sempre no meio da geografia e da história humana: Ele mesmo disse "Estarei convosco até o fim dos tempos". Envelhecem as pessoas, envelhecem as cidades. Cristo, não.
Mudam os tempos, sucedem-se as gerações, criam-se novos ritos e o Cristo permanece o mesmo, vivo e verdadeiro Deus no meio das criaturas.
O evangelho então nos conta o momento em que Jesus institui o sacramento da eucaristia, como sinal da nova e perene aliança, selada com seu sangue derramando na cruz.
A eucaristia torna-se o memorial e a perpetuação da nova aliança. Partir o pão e sobre ele pronunciar uma oração de benção nada tinha de diferente. Era um gesto que todo pai de família fazia na ceia pascal. Uma ceia, por sinal, que celebrava a liberação. A novidade está nas palavras pronunciadas por Jesus: "ISTO É O MEU CORPO. ISTO É O MEU SANGUE". Estas palavras dão um novo sentido ao gesto do partir e repartir o pão e o vinho. Justamente o sentido da aliança, da comunhão com ele, da comunhão fraterna com o próximo.

Uma comunhão que conta com a presença de Jesus. Não mais sua presença física. Mas sua presença de ressuscitado, uma presença misteriosa, mas verdadeira. Uma presença que, enquanto permanece na comunidade, cristifica toda a comunidade. Uma presença que nos recorda sempre de novo sua encarnação, sua morte e sua ressurreição. Uma presença que se faz alimento. Alimento que nos garante a participação na vida divina. Quando comemos, os alimentos se transformam em carne e sangue. Quando comungamos, o Cristo-alimento é que nos assimila e nos diviniza, elevando-nos de criaturas insuficientes á gloriosa condição de filhos de Deus. O próprio Jesus afirmou: " quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna". "Cristo assumiu a condição de servo por solidariedade com o ser humano.  A Eucaristia: memorial de vida, santidade e comunhão! 

De Nós o que Ele espera é que façamos o que Ele fez. Que nos entreguemos totalmente nas mãos do Pai, e nos coloquemos à disposição para o bem dos irmãos. 
 PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS--Adélio Francisco 

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do facebook:


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir