.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Quem tem o Espírito Santo, tem paz, Helena Serpa



20 DE MAIO DE 2018 - DOMINGO DE PENTECOSTES - 1ª. Leitura – At 2, 1-11 - “a linguagem do Espírito Santo”

Depois da Ascenção de Jesus, e seguindo Sua orientação, os apóstolos permaneceram reunidos no mesmo lugar. Assim, foi então, que o Espírito Santo, prometido do Pai lhes veio no dia em que comemoravam Pentecostes. “O Pentecostes ou Festa da Colheita é uma festa do antigo calendário bíblico celebrada 50 dias após a Páscoa.  É uma celebração  histórica e simbolicamente ligada ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo.  (Ex 23.14-17; 34.18-23)”.   Houve então, uma verdadeira revolução nas suas vidas, de tímidos e covardes, eles se tornaram corajosos, destemidos, e com sabedoria “falavam em outras línguas”, causando admiração ao povo que os compreendia no seu próprio idioma. Daí, podemos entender que falar em outras línguas, sob a ação do  Espírito Santo, é deixar que Ele, na Sua linguagem, exponha por meio dos nossos lábios, as moções que Deus deseja nos fazer conhecer. A ação do Espírito Santo é, justamente, a de nos dar o entendimento para as coisas que antes não compreendíamos. A experiência com o Espírito Santo nos faz encarar os fatos e os acontecimentos com coragem e ardor. O barulho e o vento do Espírito Santo são sentidos por todo batizado que se deixa apossar pelo Seu poder. Todos nós podemos experimentar as maravilhas de Deus na nossa própria língua, isto é, no nosso entendimento, na nossa situação pessoal, nas nossas necessidades reais, na realidade da nossa vida.  Por isso, é que nas nossas reuniões de oração, quando estamos unidos (as) no mesmo Espírito, nós recebemos os “recados” de Deus por meio de uns e de outros. – Você entendeu por que precisamos permanecer reunidos (as), em oração? – Você já teve uma experiência com o Espírito na “sua própria língua”?  - O que você sente quando está cheio (a) do Espírito Santo?

Salmo 103, 1ab.24ac.29bc-30 31.34 (R.30)

R. Enviai o vosso Espírito Senhor*e da terra toda a face renovai. Ou:R. Aleluia, Aleluia, Aleluia, 

O Espírito Santo é quem renova a face da terra do nosso coração. Sem o Espírito Santo a nossa alma perece e se torna pó. “Enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais”, diz o salmista. Por isso, que de coração renovado pelo poder do Espírito Santo, nós bendizemos ao Senhor. Ele nos tira do abismo, da ignorância, e nos coloca no lugar que  preparou para que tenhamos vida nova: o Seu Amor.

2ª. Leitura – I Cor 12, 3b-7.12-13 – “um só Deus, um só Senhor, um só Espírito”

A beleza da unidade da Igreja, como diz São Paulo, é que “Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos”. Um só Deus, um só Senhor, um só Espírito que nos dá os dons necessários para vivermos dentro da nossa realidade, edificando o reino dos céus em vista do bem comum. Cada um com a sua parte e todos formando um único Corpo, bebendo de um único Espírito. O Espírito Santo forma comunidade ( comum unidade) , por essa razão, em qualquer área ou atividade da nossa vida nós podemos proclamar Jesus o Senhor, da nossa casa, do nosso trabalho, do nosso lazer. Fomos batizados e possuímos o Espírito Santo como motivador. A nossa oração, então, deve ser constante e em todos os momentos devemos suplicar: “Vinde, Espírito Santo e renovareis a face da terra”.  Não podemos nos calar, o Espírito Santo é aquele que nos impulsiona, nos ensina, nos mostra e, se não o invocarmos, perderemos tempo e oportunidades. – Você sabe acolher os dons do Espírito Santo tanto em si mesmo como nos outros? – Você percebe que as diferenças entre as pessoas formam uma unidade no Espírito? – Jesus é o Senhor da sua vida?

Evangelho – Jo 20, 19-23 – “Quem tem o Espírito Santo, tem paz

Jesus ressuscitado apareceu aos Seus discípulos e trouxe-lhes a Sua paz e o Seu Espírito. Do mesmo modo, no nosso Batismo, nós também recebemos o Espírito Santo e a paz de Jesus. Assim sendo, não podemos separar a paz de Jesus do Seu Espírito e quem tem o Espírito Santo, tem paz porque sente o amor do Pai e do Filho. Todos nós que temos convicção do amor de Deus, sentimos a paz no nosso coração, quando provamos da misericórdia do Pai e temos a certeza de que os nossos pecados são perdoados. Nunca precisaremos trazer a nossa alma atribulada pelos acontecimentos do mundo, se recebemos o Espírito de Jesus no nosso Batismo e com Ele também a sua paz. A nossa carne é fraca e se ressente, porém, o nosso coração está firme porque Jesus é quem nos assegura: “A paz esteja convosco”, “Recebei o Espírito Santo”. Somos enviados a levar ao mundo a paz e o amor de Cristo que experimentamos com o poder do Seu Espírito. O Espírito Santo é quem nos envia, nos acompanha e nos motiva a ir em frente, na nossa caminhada e é quem nos sustenta nas batalhas que travamos no nosso dia a dia. É também Ele quem nos tira da acomodação e nos faz enxergar as coisas do céu, que fogem da nossa visão humana.  - Você tem tido experiência com o Espírito Santo? – Você sente o seu coração em paz mesmo que o mundo ao seu redor esteja desabando?  A que o Espírito tem lhe motivado? – O que você entende por “renovar a face da terra”?

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir