.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

“... E TERÁS UM TESOURO NO CÉU.” - Olívia Coutinho.


Dia 28 de Maio de 2018

Evangelho de Mc10, 17-27

Vivemos numa cultura onde tudo gira em torno das coisas materiais, com isso, muitos de nós, vamos perdendo o senso do amor, do valor da fé, desprezando os valores que deveriam nortear as nossas vidas.
A inversão de valores, tão presente no nosso meio, vai descaracterizando o ser humano, tornando-o frio, calculista,  apegados as coisas do mundo.
O apego escraviza, inviabiliza a paz interior, torna a pessoa   escrava  dos bens matérias. Quem é apegado as coisas do mundo,  nunca  se satisfaz, está sempre querendo algo mais, a ganancia toma conta do seu ser, e quando ele sente ameaçado de perder algo, ele entra em desespero,  não vê possibilidade de ser feliz sem os seus bens. Esta é, uma das causas do vazio existencial de muitas pessoas,  que sem a posse dos bens materiais, não veem sentido na vida.
Se não ficarmos atentos quanto as nossas escolhas, corremos o risco de nos contaminar por esta mentalidade egoística, que coloca a segurança da vida, nos bens materiais!
A todo instante, Jesus nos convida a darmos um sentido novo à nossa existência, a abrir mão dos nossos apegos para adquirirmos um tesouro no céu! A vida de quem aceita este convite de Jesus, se transforma numa verdadeira oferta de amor!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos adverte sobre  ao perigo da riqueza, da riqueza, quando não partilhada!
A riqueza quando não partilhada, se transforma num grande abismo entre o homem e Deus, cegando-o diante os verdadeiros valores!
O texto nos fala do encontro de um jovem rico com Jesus, um encontro, que tinha tudo para ser marcante e definitivo na vida daquele jovem, se não fosse o seu  fascínio pela a  riqueza, o que o puxou para trás, impedindo-o de usufruir da riqueza maior, que é, possuir um tesouro no céu!
“Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo que tens dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu.” Ao ouvir estas palavras de Jesus, o jovem encheu-se de tristeza, porque era muito rico... E Jesus acrescentou: “É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus!”
Estas palavras de Jesus, deixaram os discípulos  apreensivos, ora, se para os ricos, que de segundo  a mentalidade judaica, eram vistos como os favorecidos de Deus, era tão difícil entrar no reino de Deus, imagine para eles, que eram pobres, vistos como infelizes, os não favorecidos de Deus! 
A dificuldade dos discípulos em entender o que Jesus havia dito, era fruto da imaturidade da fé, até então, eles eram imaturos na fé, ainda não haviam compreendido  o messianismo de Jesus, continuavam presos a mentalidade do mundo. 
Os ensinamentos, que Jesus nos passa no dia de hoje, são desafiadores, principalmente para muitos de nós, que tem “espírito de rico” isto é, que se deixa levar por atitudes egoísticas.
É importante conscientizarmos de que Jesus, não condena a riqueza em si, o que Ele condena é o apego, que é uma forte tendência de quem é rico. O  apego é o grande abismo entre o homem e Deus,  ele distancia o humano do próprio humano e consequentemente, o humano de Deus!
Abrir mão dos nossos apegos é condição para que possamos conquistar um tesouro no céu!
A nossa maior riqueza, é Jesus, Ele é o nosso verdadeiro tesouro, o presente de Deus, aquele que pagou com a vida, o preço da nossa liberdade! Preservar esta liberdade conquistada pelo o sangue de Jesus é reconhecer a imensidão do seu amor, é dar a Ele uma resposta de amor!
Quem não se apega aos bens terrenos e investe nos bens celestes, é um rico que preserva o coração pobre, que coloca a sua segurança em Deus. 

FIQUE NA PAZ DE JESUS  - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

Mariano Silveira disse...

DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Postar um comentário