.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

O testemunho do discípulo amado, Helena Serpa


 

19 DE MAIO DE 2018 - SÁBADO DA SÉTIMA SEMANA DA PÁSCOA  1ª. Leitura – At 28, 16-20.30-31 o – “as nossas dificuldades e lutas são sinais de esperança”.

Paulo estava prisioneiro e algemado em Roma, porque anunciava a esperança para o povo de Israel, enquanto pregava para os judeus, que o acusavam e não queriam acolher a sua mensagem. Mesmo que parecesse até uma incoerência, ele estava  preso por lutar pela vida dos seus algozes. Ele poderia ter negado sua fidelidade ao Evangelho e exonerar-se diante das acusações ou ter se defendido, lavado as suas mãos, já que os judeus rejeitavam a libertação que Jesus viera propor, porém, “ com toda a coragem ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo!”  Paulo lutou até o fim, cumpriu a sua missão, foi fiel ao chamado de Jesus. E nós? A nossa casa e a nossa família são também como o povo de Israel, onde nós precisamos falar de Jesus e dar testemunho de uma vida renovada. Todavia, nem sempre somos acolhidos (as) e, muitas vezes, somos até perseguidos (as) e discriminados (as).  Será que, por causa disso, temos desistido dos nossos encargos?   Na maioria dos casos nós, facilmente, lavamos as mãos e nos omitimos com medo das consequências que poderão ocorrer com a nossa insistência. Preferimos agradar a todos entrando no ritmo do mundo como os demais. Temos medo da “prisão e das algemas de Deus” que nos envia a ensinar na nossa casa e por onde andamos as coisas que se referem ao Senhor Jesus Cristo. As algemas de Deus para nós são em vista de nova perspectiva para o nosso povo, portanto, as nossas dificuldades e lutas são sinais de esperança. – Em algum momento da sua vida você sentiu-se “prisioneiro (a)” de Deus?    - Você tem anunciado a esperança para a sua casa? – Você tem feito isto, ou tem desistido diante do aparente fracasso? – Em que consiste a sua esperança?

Salmo 10, 4. 5.7 (R. Cf. 7b)


R. Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.
 Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

 O salmo confirma justamente o agir coerente de Paulo: “quem tem reto coração há de ver a vossa face”. Nós vivemos aqui, mas temos a nossa esperança posta na vida eterna. Ter reto coração é ser coerente com a proposta de vida nova que Jesus veio nos dar e não se distanciar do olhar do Senhor que está voltado para nós.

Evangelho – Jo 21, 2025 – “o testemunho do discípulo amado”


Diante de Deus nós somos únicos e temos um chamado pessoal e intransferível dentro dos Seus planos.  Pedro queria saber de Jesus o que iria acontecer a João e dava sinais de dúvidas em relação ao discípulo que Jesus amava, por isso, Jesus esclareceu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso? Tu, segue-me!”  Cada um de nós tem a sua história e, por isso, o Senhor traz, para todos nós, um desígnio diferente.  Ele chama a quem quer, na hora que entender ser a melhor e da forma que Ele escolher. Desse modo, não precisamos nos importar com as pessoas que ainda não seguem Jesus ou não aceitaram ainda o Seu convite, pois o Senhor tem uma hora destinada a todos nós. O plano de Deus para nós é perfeito e tem um sentido definido e uma marca singular, portanto, ao invés de nos preocuparmos com o projeto de Deus para as outras pessoas, nós devemos estar atentos à voz de Jesus que nos diz, pessoalmente, “Tu, segue-me!” É importante, para isto, que permaneçamos quietos (as) e abandonados (as) às sugestões do Espírito o qual perscruta o nosso coração e sabe precisamente do que necessitamos. Devemos sempre nos alegrar quando o Senhor nos chamar particularmente, pois, assim, percebemos que a vontade de Deus está se cumprindo em nós. Com efeito, nós também, como João, dentro da realidade em que vivemos, daremos testemunho ao mundo das coisas que nos aconteceram, porque seguimos a Jesus e cada um de nós é um discípulo muito amado.  - Por que nos preocupamos com a caminhada dos outros? – Por que não aceitamos a nossa missão sem deixar de fiscalizar a missão das outras pessoas? – Você está seguro (a) de que tem feito o que cabe a si? – Como você vê as outras pessoas que não estão fazendo igual a você? – Você se acha superior a elas?


Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir