.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 29 de maio de 2018

-PAGAR IMPOSTO A CÉSAR-José Salviano


05   de Junho – Ano B

Evangelho Mc 12,13-17



Fizeram mais uma forte armadilha para pegar Jesus. Segundo seus adversários, qualquer resposta que Jesus desse, estaria implicado, em um delito grave.
Só que eles não sabiam, ou não queriam acreditar, que Jesus sendo Deus e homem, estava vendo os seus pensamentos, e antes mesmo deles abrir a boca para perguntar-lhe qualquer coisa, Jesus já sabia o que iriam dizer.
Foi então que Jesus disse: Por que armais uma armadilha?
E assim, a resposta de Jesus anulou a toda a sua malícia, deixando-os sem ação, e sem mais nada a questionar.
César era o representante máximo da tirania, e do poder absoluto romano. E como todo governo tirano, qualquer cidadão pode ser enquadrado e preso, mesmo sendo inocente, como o caso de Jesus.
Em um regime de ditadura, é grande o perigo de alguém que não gosta de você, fazer uma denúncia aos representantes do poder, contra a sua pessoa, dizendo que você disse alguma coisa contra a ditadura. E assim, você será preso e pagará pelo que não fêz.
Nos regimes ditatoriais, as maiores vítimas desse tipo de armadilha são os professores. Eles podem ser denunciados injustamente, por algum aluno, por outro professor que se sintam prejudicado pela sua competência, por pais de alunos que são indisciplinados e que foram repreendidos pelo próprio professor.
É lícito pagar imposto a César?
Hoje podermos perguntar. É lícito pagar imposto aos nossos césares?
Ora. Sabemos que o imposto é uma contribuição obrigatória do todo cidadão para o bem estar da sociedade. Para que esse dinheiro arrecadado seja aplicado em benfeitorias públicas, para que seja de várias formas devolvido aos cidadãos, em forma de bons serviços públicos prestados, tais como: atendimento, médico-hospitalar, educação, segurança, etc.
Então vamos perguntar novamente. É lícito pagar imposto a César?
A palavra lícito que dizer: Conforme a lei e aos princípios do direito, justo, permitido.
Sim. Pagar o imposto é um ato  em conformidade com a lei.
É uma obrigação do cidadão.
Porém, fica no ar os seguintes questionamentos:
Para onde tem ido o dinheiro arrecadado do imposto? Veja os noticiários!
Temos um bom serviço de atendimento médico-hospitalar? Ou necessitamos recorrer ao atendimento particular?
Como são os nossos hospitais? Por acaso as filas são muito grandes, será que existem doentes jogados pelos corredores?
Como é a nossa educação? É de primeira? O que aprendem os nossos alunos? Os professores são bem pagos?
As nossas escolas estão sucateadas? As nossas escolas estão dominadas pelo crime?
E a nossa segurança? Como está? Temos segurança em sair na rua?
Os assaltos são constantes? Ou não existem assaltos? Os nossos policiais são bem pagos?
Então tá bom. Se tudo está conforme a lei e o direito, se tudo está de acordo com os direitos do cidadão, em nossa sociedade, se o dinheiro do imposto está sendo empregado pelo bem de todo cidadão, na verdade é justo, é lícito pagar o imposto a César!
Mesmo por que, mesmo que alguém tente sonegar, isso é impossível! Nem tente, pois a máquina do Leão é perfeita, e você será pego e terá de prestar contas. Ofereça mais essa injustiça ao Pai que vê tudo, e te dará a recompensa no Céu!

Tenha um bom dia. José Salviano.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente, e podemos ver isso nos dias de hoje onde que quando os alunos, principalmente em faculdades, se dizem contra o que os professores tentam doutrinar, são expulsos das salas de aulas. Quantas notícias e vídeos vemos hoje na mídia? Nenhum tipo de ditadura, militar ou social deve ser aceita.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir