.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Um lugar perto de Deus-Helena Serpa


10 DE MAIO DE 2020

5º DOMINGO DA

PÁSCOA
Cor: Branco

1ª. Leitura – At 6, 1-7


Leitura dos Atos dos Apóstolos 6,1-7
1Naqueles dias: o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário. 2Então os Doze Apóstolos
reuniram a multidão dos discípulos e disseram: 'Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas.
3Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra'.
5A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo;e também Felipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um pagão que seguia a religião dos judeus. 6Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles. 7Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé. Palavra do Senhor.

Reflexão - “O Espírito Santo ajuda nas nossas escolhas”.
Aumentava muito o número dos que aderiam ao chamado de Jesus e surgiu a necessidade de que outros assumissem o serviço do reino, pois os apóstolos já não conseguiam atender a todos. Assim, pois, o Espírito Santo conduzia a caminhada espiritual da Igreja e suscitava no coração dos apóstolos novas maneiras de vivenciar o Evangelho. Com eles, nós também aprendemos a administrar as coisas de Deus às quais precisamos viver aqui na terra. O reino de Deus também é vivenciado por nós desde já e hoje, somos nós os escolhidos para edifica-lo no agora da nossa vida. Todos nós temos uma função importante na edificação do reino dos céus aqui na terra.  No entanto, para isso, existem as pessoas escolhidas para umas e outras funções.   Ninguém pode achar-se “único e insubstituível” porque o poder nos vem de Deus e na forma que Ele achar conveniente para cada um de nós. Com efeito, precisamos estar atentos (as) às sugestões do Espírito Santo para que possamos discernir quem é quem e qual a sua função. Há os que oram, há os que pregam e há os que agem e põem em prática a instrução de quem está escutando a voz de Deus.  No entanto, isto não acontece da maneira que supomos ou queremos, mas de acordo com a sabedoria que o Espírito Santo nos conceder. Para que possamos nos propor a edificar o reino de Deus aqui na terra, todos nós precisamos ser homens e mulheres cheios do Espírito Santo, pois, só faremos as escolhas certas para os lugares certos se formos orientados por Ele. Assim também podemos agir nas nossas decisões de família, de trabalho e em todas as horas que tenhamos de enfrentar os desafios da nossa vida. – Como você tem feito as suas escolhas? – Você se considera uma pessoa cheia do Espírito Santo e preparada para encontrar o caminho certo? – O que lhe está faltando para que você aja como os apóstolos? – Você se considera uma pessoa insubstituível?

Salmo 32,1-2.4-5.18-19 (R.22)

R. Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!


Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Â justos, alegrai-vos no Senhor!*
aos retos fica bem glorificá-lo.
2Dai graças ao Senhor ao som da harpa,*
na lira de dez cordas celebrai-o!R.

4Pois reta é a palavra do Senhor,*
e tudo o que ele faz merece fé.
5Deus ama o direito e a justiça,*
transborda em toda a terra a sua graça.R.

18O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,*
e que confiam esperando em seu amor,
19para da morte libertar as suas vidas*
e alimentá-los quando é tempo de penúria.R.

Reflexão - Quando vivemos o nosso dia a dia confiando na proteção do Senhor nós podemos sentir a Sua graça que acompanha as nossas ações. O Senhor pousa o olhar sobre todos os que o temem e que Nele confiam a fim de libertá-los de todos os perigos. Se assim estivermos caminhando podemos nos considerar justos e assim, alegrar-nos no Senhor.

 

2ª. Leitura – I Pd 2, 4-9


Leitura da Primeira Carta de São Pedro 2,4-9
Caríssimos: 4Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrosa aos olhos de Deus. 5Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. 6Com efeito, nas Escrituras se lê: 'Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e magnífica; quem nela confiar, não será confundido'.
7A vós, portanto, que tendes fé, cabe a honra. Mas para os que não crêem, 'a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular, 8pedra de tropeço e rocha que faz cair'.
Nela tropeçam os que não acolhem a Palavra; esse é o destino deles. 9Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino,
a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Jesus é a pedra viva”
 São Pedro nos exorta a que nos aproximemos de Jesus Cristo, pedra viva escolhida por Deus para ser o centro da nossa vida espiritual. Assim, nós formamos com Ele um edifício espiritual agradável a Deus. A fé em Jesus nos insere neste edifício e nos faz ser “raça escolhida, sacerdócio régio e nação santa”. Como pedras vivas e atuantes, nós somos chamados (as) a proclamar ao mundo as obras admiráveis de Cristo, nosso Salvador que nos tirou das trevas e nos trouxe a  Luz dando testemunho de como nós conseguimos ultrapassar por tempo difíceis quando muitos estão sobressaltados e desesperados.  Jesus é a pedra angular da nossa vida, é o nosso sustentáculo, portanto, “quem nele confiar não será confundido”. Estamos ainda vivendo um tempo em que colhemos o que plantamos no passado, no entanto, ainda é tempo de nos aproximar de Jesus, Pedra Viva que nos dá motivos para continuar vivendo e lutando.  – Você já tem em Jesus Cristo o centro da sua vida? – Você confia nos projetos de Deus para si? – Quem é Jesus para você? – Você crê Nele?  - Houve alguma mudança em você nesses tempos de aparente “prisão” por causa da pandemia? – Você se sente mais feliz, mesmo que as coisas não tenham ocorrido segundo a sua vontade?

 

Evangelho – Jo 14, 1-12


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,1-12
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1'Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.
2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós.4E para onde eu vou, vós  conheceis o caminho.' 5Tomé disse a Jesus: 'Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?'
6Jesus respondeu: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes.' 8Disse Felipe: 'Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!'
9Jesus respondeu: 'Ha tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: `Mostra-nos o Pai'? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim.
Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai. Palavra da Salvação.

Reflexão – “um lugar perto de Deus”
Neste Evangelho Jesus promete nos levar a um lugar perto Dele e nos revela que, aquele que O vê, também vê o Pai. Deste modo, Ele nos acena com um lugar perto de Deus, na intimidade com o Pai, na vivência do Seu Amor. Portanto, as palavras de Jesus nos motivam a nos regozijar  com Ele pelas Suas promessas e tomar consciência de que crer, confiar e depender Dele é o Caminho para realizarmos aqui na terra, as obras que o Pai nos destinou. Todos nós caminhamos aqui na terra em busca da verdade para a nossa vida, procuramos a felicidade, desejamos  encher o nosso coração de paz, de alegria. Temos sede de santidade e de justiça e o viver com Jesus nos proporciona tudo isto. Muitas vezes nós nos atordoamos e, também como Filipe, perguntamos: “Aonde será este lugar? ” “Qual será o caminho que devemos percorrer para chegar lá”?  O próprio Senhor se intitula: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida!”  Mas será que nós só iremos chegar a este lugar prometido depois da nossa morte? Jesus nos fala de caminho, verdade e vida, por conseguinte Ele nos transmite algo que se identifica com a nossa existência atual, com a nossa história e com as experiências vividas aqui na terra, inclusive com os acontecimentos que nos retiram da nossa rotina e nossa vida tranquila.   Aqui na terra nós começamos a palmilhar verdadeiramente este Caminho para uma Vida nova, caminho de luta para alcançar a vitória.   – Você acredita que, confiando em Jesus poderá fazer obras maiores do que as Dele? – Você já assumiu Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida? – Jesus Cristo já tem influência na sua vida ao ponto de lhe fazer desistir de alguns planos antigos? Pense nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário