.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 26 de maio de 2020

-PEDRO, TU ME AMAS?-José Salviano.


29  de Maio-2020

Evangelho Jo 21,15-19

 

O três é um número completo. Na cultura judaica, ele era sinal de perfeição. Jesus disse a Pedro que antes que o galo cantasse pela terceira vez, Ele o trairia também 3 vezes. E assim aconteceu.

Depois de ressuscitado, Jesus perguntou a Pedro: Pedro, tu me amas? E repetiu isso por três vezes.  Foi então que Pedro ficou triste, pois lhe caiu a fixa, e ele percebeu o que Jesus estava fazendo. Assim como
Ele o havia negado por três vezes, Jesus também estava  interrogando-o por sua fidelidade, por 3 vezes.

E apesar de Pedro ter ficado com medo naquela noite de agonia de Jesus, e o ter negado, Jesus o perdoou, e o escolheu para cuidar do rebanho mundial, a Igreja que estava nascendo ali entre o ressuscitado e os seus apóstolos, tendo como o líder principal, aquele que embora tenha fraquejado, foi perdoado pelo amor do Pai em Jesus Cristo.

O perdão é necessário na vida comunitária, familiar e social. Sem perdão não haverá continuidade da harmonia, da vida em sociedade, seja a pequena ou a grande  família. 

Constantemente estamos cometendo erros. E os nossos erros atingem, afetam os nossos companheiros de caminhada. Seja o professor, seja o irmão de sangue, seja o pai, a mãe, vizinhos, etc.

Para que a nossa caminhada  partilhada tenha continuação, é preciso o perdão sincero. É necessário  perdoamos e que também nós sejamos perdoados, constantemente, nos mínimos contatos.  Pois o tempo todo estamos errando. Seja de forma voluntária, ou mesmo intencional.

Se o amor entre o casal foi ferido com a traição, urgentemente se faz necessário o perdão. E quem ama perdoa, esquece tudo e volta as boas novamente.

Quem não ama, que em sua mente só guardar o ódio, o ressentimento, nunca vai perdoar,  e um dia vai terminar a sua vida sozinho. Pois a solidão é o castigo natural e merecido de quem não consegue perdoar, e muito menos reconhecer os seus erros e pedir perdão.

Se o amor ao irmão foi arranhado, então se faz necessário pedir perdão. Logo após um atrito, uma briga, é quase impossível, para a maiorira das pessoas, o pedido de perdão. É necessário deixar as coisas se esfriarem, para então, numa oportunidade, voltar, reconhecer, e se desculpar. Assim é que que funciona melhor.  Em muitas vezes, ficamos sem jeito de proferir a palavra perdão, ou me desculpa. Neste caso, o pedido de perdão poderá ser substituído por pequenas brincadeiras, as quais demonstram que o que se passou não foi nada e que a amizade continua sem mais problemas.

Se o amor a Deus foi  truncado pelo egoísmo, pela idolatria, pelo pecado, é necessário  o reconhecimento, o arrependimento, e a confissão do mesmo pecado. Depois da absolvição, e de cumprir a penitência, a amizade com Deus está completamente restabelecida.

Pedro, tu me amas? Quem ama demonstra o seu amor, perdoando, tolerando os defeitos do outro, da outra. Pois o  amor leva ao perdão, e a volta da amizade, a volta do amor.

O rancor, o ódio, a dificuldade pessoal de perdoar, leva a solidão. Quem não consegue perdoar, sozinho vai ficar.

Jesus perdoou a Pedro, por ter reconhecido a sua situação de perigo naquela noite.  Porém, Jesus reconheceu que Pedro embora estivesse com medo de também ser preso, ele estava ali, naquele velório, muito triste com tudo o que estava acontecendo.

Muitas vezes nós pecamos, sem o querer. Fazemos algo que não é totalmente certo, e que nós não admitimos,  impelidos pela própria solidão, pela raiva, pelas injustiças, pelo instinto represado, etc.

E Deus, em sua bondade e no seu amor infinito, reconhece tudo isso e nos dá mais uma chance, como fez a Pedro. O Pai nos perdoa quantas vezes forem necessárias.

Sem amor não há perdão. Sem perdão não haverá mais amor, o amor não continuará, e só restará a amargura da solidão.

Perdoe para que você seja também perdoado, tanto pelo seu irmão como por Deus que nos perdoa. Esse mesmo Deus que nos deixou o sacramento da confissão.

 

Perdoa e será perdoado(a).   José Salviano

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário