.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 19 de maio de 2020

-CORAGEM. EU VENCI O MUNDO-José Salviano.


25  de Maio-2020

Evangelho Jo 16,29-33

Neste Evangelho, nós vemos os discípulos fazerem um elogio a Jesus, pelo fato dele ter começado a falar claramente.  Pois durante todo o tempo, Jesus predominou em sua fala, com figuras de linguagem. O que dificultava o entendimento até dos seus próprios discípulos. De modo geral, era muito difícil entender o que Ele estava dizendo, ou querendo expressar.

E algumas vezes, os discípulos o interrogava depois do discurso, sobre o que Jesus queria dizer  em sua fala, como foi na parábola do semeador.

Para entender as palavras de Jesus, nós precisamos da iluminação do Espírito Santo, e de manter sempre a nossa fé em alta, por meio dos sacramentos, especialmente a Eucaristia,  da meditação da própria palavra  e da oração.

Meditar a palavra é mais do que simplesmente ler a palavra. É ler com muita atenção um trecho, do Catecismo, por exemplo, parar, e pensar no que se leu.  E se preciso, repetir a leitura. Só depois de entendido, seguimos a leitura para outro parágrafo.

Na leitura meditada também está incluída  uma parada aqui e ali, para falar com Deus. Para agradecer, pedir, e louvá-lo.

Mais é a fé, o fenômeno psicológico responsável pelo entendimento e pela interpretação da mensagem do Evangelho.

A fé, com a ajuda do Espírito de Deus, é mais certa que qualquer conhecimento humano, do que qualquer  curso universitário, ou de grande sabedoria. Porque ela se fundamenta na própria Palavra de Deus, que não pode mentir, nem nos enganar.
Como sabemos, as verdades reveladas podem parecer obscuras para muitos. Principalmente para aqueles cuja fé é fraca. Porém, a certeza dada pela luz divina é maior do que a dada pela luz da razão natural.
Pela fé e pela Luz do Alto, nós vamos compreender o que Deus nos fala.  A nós pessoalmente, e ao mundo. Assim, aquele que acredita de fato, consegue interpretar a palavra daquele que revelou o seu poder,  e a sua presença no mundo visível. Contudo, estudar diariamente a palavra, contribui para que possamos cada vez mais entender  a mensagem do Evangelho e das demais Escrituras. Pois um conhecimento mais profundo produzirá, com toda certeza,  uma fé maior e cada vez mais abrasada  no amor de Deus e do irmão.
A fé é um presente de Deus. É de graça. E a graça da fé abre a nossa mente fortalecendo a nossa memória e o nosso raciocínio, preparando-nos  para ter uma inteligência viva dos conteúdos da Revelação. Isto é, do conjunto dos desígnios de Deus e dos mistérios da fé, da íntima conexão que os Liga entre si e com Cristo, assim também como do centro do mistério revelado.
É bom saber que para  a compreensão da Revelação de Deus seja cada vez mais profunda, o Espírito Santo aperfeiçoa  sem cessar a  nossa fé, mediante os seus dons.
Fé e ciência. Muito embora a fé esteja acima da razão, não  pode haver um desacordo entre estas as duas. E por que? Por que o mesmo Deus, que criou  a força da gravidade, a eletricidade, a água, e tudo o que existe, incluindo a atração e a repulsa entre corpos, ou seja, as reações químicas e físicas, foi este mesmo Deus que nos  revelou os mistérios e nos comunicou a fé, também foi Ele quem dotou  no espírito humano da luz da razão.
Em outras palavras, o mesmo Deus que criou este mundo, incluindo o ser humano, também criou e colocou em nossas mentes o fenômeno psicológico da fé, a certeza e a crença na realidade sobrenatural.
E desse modo,  o trabalho dos pesquisadores, dos cientistas,  é muito válido, desde que eles não busquem negar a existência de Deus.
Lembremos aqui, que o próprio Einstein, depois de muita pesquisa e experimentos, parou por um instante, e disse: O mundo seria inexplicável se não admitíssemos a idéia de um Deus.
Isso significa, que a ciência, pesquisa, faz experiência  e vai explicando os resultados. Porém, chega a um momento em que ela não pode explicar. Ela pára e tem de admitir a existência  de um Deus.
Exemplo. A ciência não explica muitas coisas, como: O que produz movimento dos astros no espaço infinito num movimento conhecido como mecânica celeste?  Qual a força que impulsiona a Terra no espaço? Ou, por que a Terra viaja no espaço em seu movimento de translação, e gira em torno de si mesmo, movimento de rotação?
Tenha fé.  Acredite. Pois realmente   este  mundo seria inexplicável se não admitíssemos a idéia de um Deus.

Fica com Deus. José Salviano.

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário