.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 6 de maio de 2020

QUEM ME RECEBE, RECEBE AQUELE QUE ME ENVIOU- Olivia Coutinho

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 07/05/20 – Jo13,16-20

A grandeza de uma pessoa, não está naquilo  que ela possui, e sim, no que ela é, na sua capacidade de amar!

Para o mundo, grande é aquele que  possui bens, fama, poder, para Deus, grande é aquele que serve.
A palavra de Deus que nos é endereçada no evangelho de hoje, está dentro do contexto da última ceia. No seu último encontro com os discípulos  Jesus, já se despedindo deles, passa-lhes, orientações  fundamentais, para que eles pudessem exercer bem a missão. Orientações, que valem também, para nós, os discípulos de hoje, principalmente para os que exercem cargos de liderança na Igreja.
Quando lavou os pés dos discípulos, Jesus, numa atitude de humildade e serviço, inverteu o sentido da autoridade, mostrando-nos que a autoridade de quem recebe um cargo de liderança, é estar por baixo e não por cima; é servir e não ter a pretensão  de ser servido. Toda autoridade é poder, mas é um poder para servir.
“O servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou.” Jesus nos mostrou com as suas atitudes, a importância de nos entregarmos ao amor serviço, a vivermos na humildade. Se Ele, o nosso  Mestre, e Senhor, se inclinou para lavar os pés dos discípulos, numa atitude de humildade e serviço, nós também devemos fazer o mesmo.
Jesus deixa claro que nem todos os que estavam com Ele fisicamente, estavam em sintonia com Ele, dentre aquele pequeno grupo, um, haveria de lhe  trair,  entregando-o nas mãos dos seus adversários.  
A atitude de Jesus em lavar os ´pés dos discípulos inclusive do seu traidor, nos ensina que nós não devemos escolher a quem servir, que devemos fazer o bem a todos independente de quem seja ele.
Esta passagem do evangelho, vem nos afirmar, que a vida cristã, é marcada pela vida de comunhão  e acima de tudo, de  humildade e serviço. Jesus sempre nos  falou da importância de sermos humildes! A humildade é a virtude que mais nos aproxima da perfeição, que nos torna parecidos com Jesus!
É importante termos em mente:  Ninguém é humilde de nascença, uma pessoa vai se tornando humilde à medida em que ela vai se espelhando em Jesus, reconhecendo as suas imperfeições... A humildade é a característica marcante do seguidor de Jesus, é o reflexo de sua alma! “Quem é   humilde, não presume que o é, pois  dentre todas as virtudes, somente a humildade,  ignora a si mesma.” 
“Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”! Estas palavras de Jesus, reforça a autoridade do seu mensageiro, dando a ele, a  autonomia para falar em nome daquele que o enviou, mas é importante ressaltar: é o próprio Deus quem fala pela boca do seu enviado. Um enviado do Senhor, nunca  deve chamar a atenção para si, e sim para àquele que o enviou. 
Como continuadores da missão de Jesus aqui na terra, devemos nos espelhar Nele, e para que a nossa missão produza frutos, precisamos esvaziar de nós mesmos para nos encher da graça de Deus! A graça de Deus é a fonte motivadora que nos possibilita a viver a nossa humanidade de forma Divina. 
Ser líder, não é privilégio, é missão, numa comunidade cujo centro é Jesus, um líder não se destaca pela a sua autoridade e sim, pelo o seu amor a Jesus transformado em serviço.
Um líder, quando comprometido com a causa do Reino,  não  busca honras,  o que ele quer mesmo, é servir, nada mais do que servir.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir