.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 26 de maio de 2020

-O DISCÍPULO AMADO-José Salviano.


30  de Maio-2020

Evangelho Jo 21,20-35

 

Quem seria o discípulo amado? Seria João?  É uma afirmação muito enigmática, muito intrigante, quando lemos no Evangelho, esta frase: O discípulo amado. E os outros? Jesus não os amava? Eles não sentiam ciúmes por esta suposta predileção ao  referido discípulo?

Se Jesus não fez distinção de pessoas, como poderemos entender, esta suposta preferência por um dos  discípulos?

É bom lembrar que Jesus em sua condição humana, experimentou tudo: Frio, sede, fome cansaço, MENOS O PECADO!

Seria João o modelo ideal de um discípulo de Cristo?

Vejamos a resposta de Jesus quando Pedro lhe perguntou: E este, Senhor? Se referindo ao tal discípulo amado.

Jesus respondeu literalmente: Se eu quero que ele permaneça, até que eu venha, que te importa? Tu, segue-me.

Palavras difíceis! Você entendeu alguma coisa? Nem eu! Uma coisa é certa. Ninguém viveria tanto tempo até que Jesus voltasse. Desse modo, parece que o discípulo amado, é a imagem do discípulo ideal.

E percebemos isso analisando as palavras seguintes deste mesmo Evangelho: Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas... ...nós sabemos que seu testemunho é verdadeiro.

Deste modo, parece que o Mestre nos queria dizer que  o discípulo amado, é o discípulo correto, puro, justo, verdadeiro, fiel, exemplar, é o cristão ideal, perfeito como o Pai é perfeito, fiel aos ensinamentos de Cristo, aquele que crer e pratica a palavra.

Os Evangelhos não foram escritos no momento em que Jesus fazia os seus discursos. Os Evangelistas não andavam com papéis e canetas nas mãos anotando as palavras de Jesus, assim como os seus feitos espetaculares, ou seja, os milagres.

O que se sabe é que nas comunidades havia pessoas que anotavam estes feitos, assim como as palavras, a catequese do Mestre, e tempos depois, os escritores sagrados iluminados pelo Espírito de Deus, recorrendo a estas anotações, e a sua experiência com Jesus, montaram os Evangelhos, e cada um fez o seu trabalho.

Por tanto, esta expressão, o discípulo amado, embora nos pareça ser dedicada a João, tem o peso, o significado muito mais além do que possamos imaginar.

O discípulo amado é aquele e aquela que corresponde ao amor do Pai, e que ama o seu irmão não só de palavras, mas acima de tudo em atos.

A discípula, o discípulo,  amado, é o que cada um de nós deveríamos ser. Devoto, justo, caridoso,  firmes na fé, impecáveis, etc.

Finalizando a reflexão sobre este texto do Evangelho de hoje, resta-nos comentar o que disse João a respeito dos feitos de Jesus Cristo.  João afirma que Jesus fez muitas outras coisas, muitos outros milagres, que não foram escritos. E que seria preciso muitos livros para que fossem relatadas todas as ações do Mestre, em sua permanência na Terra!

Queridas e queridos irmãos. Vamos nos esforçar a partir de hoje para que sejamos a cristã, o cristão ideal, o cristão amado pelo Pai, pelo nosso esforço constante em buscar viver uma vida de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo.

 

Tenha um bom e santo dia. José  Salviano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário