.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

“EU SOU A VIDEIRA, E VÓS SÃO OS RAMOS.” – Olivia Coutinho

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 13/05/20- Jo15,1-8



Não nascemos do acaso, somos frutos do amor de Deus, plantados aqui na terra para produzir frutos, e só iremos produzir frutos de boa qualidade, se estivemos ligados a Jesus, Jesus é a seiva, que nos liga ao Pai!
Nada nos é imposto, somos livres para fazermos as nossas escolhas, Deus respeita a nossa liberdade, Ele quer, que cada um de nós, escreva a própria história! Podemos escolher o que escrever, mas uma coisa é certa: quem colocar Jesus como centralidade da sua vida, com certeza, escreverá a história mais bela!
Não fomos criados para sermos meros viventes, fomos criados para relacionar com Deus e esta relação amorosa, só fazemos, por meio de Jesus!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus, após a última ceia, já se despedindo dos discípulos, procura confortá-los com palavras animadoras, lhes assegurando de que a sua volta para o Pai, não poria fim na relação entre eles. E para exemplificar a forma a qual, eles permaneceriam unidos a Ele, Jesus o compara com uma videira, da qual brotam os ramos. Com essa comparação, Ele afirma que nós estamos enxertados Nele, que somos os galhos de onde brotam as folhas, flores, cada um, na sua importância, exercendo funções diferente, mas que levam ao mesmo objetivo: produzir frutos, ou seja, expandir o Reino de Deus aqui na terra!
O texto nos fala claramente da importância da ligação entre o humano e o Divino, pois é desta ligação, que nascem os frutos tão necessários para que a vida de Jesus se prolongue em nós! “Eu sou a videira e vós os ramos.” Porque será que Jesus se comparou com a videira e não com outra planta? Provavelmente, porque a videira, para os judeus, era considerada uma planta nobre, segundo a crença deles, Israel era simbolizado por uma videira plantada por Deus na terra prometida. Os judeus acreditavam, que se eles mantivessem ligados a Israel, simbolizado pela videira, eles estariam ligados a Deus. Da mesma forma, nós quando permanecemos ligados a Jesus, simbolizado pelo o tronco, estaremos ligados a Deus... A nossa ligação com Jesus, que a princípio é pessoal, só se consolida, quando vivemos dentro do espírito da partilha, quando somos inseridos na comunidade cristã, do contrário, somos como ramos separados do tronco, não recebermos a seiva, por isto não produzimos frutos. Por outro lado, quando nos tornamos ramos extensos, viçosos, mas sem frutos, é sinal de que estamos precisados de uma boa poda, da retirada dos nossos excessos como a vaidade a alta-suficiência, tudo isso nos impede de produzir frutos. As podas, são sempre doídas, mas necessárias, pois elas nos devolvem a fertilidade!
Para que a palavra de Deus frutifique em nós, precisamos estar sempre ligados a Jesus, por nós mesmos, não produzimos fruto algum. Estar ligado à Jesus, como o tronco e os galhos estão ligados é ter a certeza de termos uma vida frutuosa, de permanecermos Nele e Ele em nós!
Deus nos chama ao compromisso com a vida, mas isto não significa que Ele precise de nós, Deus não precisa de nós, o que Deus quer, é contar conosco, na construção de um mundo mais justo e mais fraterno sendo os ramos férteis da arvore frondosa que é Jesus...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:



Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir