.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de maio de 2020

-O ESPÍRITO SANTO É NOSSO DEFENSOR-José Salviano.


18  de Maio-2020

Evangelho Jo 15,26-16,4a

 

Jesus promete enviar o Espírito Santo, que é o nosso advogado, o nosso defensor diante das perseguições dos injustos deste mundo.

O Espírito Santo está presente na Igreja, iluminando-a e protegendo-a das adversidades deste mundo. Ele realiza, na economia sacramental, as figuras da Antiga Aliança, por meio das leituras do Antigo Testamento, revivendo a História do povo de Israel. Notamos que a liturgia da Igreja conserva, como parte integrante e insubstituível, o culto dessa Antiga Aliança, pela Leitura dos textos antigos, como: Êxodo a Páscoa, o Reino e o Templo, o Exílio e o regresso, assim como dos salmos.
Pois é por meio da Antiga Aliança, que nós vamos entender a Nova Aliança. Assim, é com base nesta harmonia dos dois Testamentos  que se articula a catequese pascal do Senhor, para logo se completar com os atos dos Apóstolos e dos Padres da Igreja. Esta catequese desvenda o que estava oculto sob a letra do Antigo Testamento: o mistério de Cristo.
E é o Espírito de verdade que nos ilumina para compreendermos  as figuras do dilúvio, da arca de Noé, tal como a nuvem, a travessia do Mar Vermelho e a água do rochedo, e o maná do deserto que prefigurava a Eucaristia, O VERDADEIRO PÃO DO CÉU. Ler e meditar o Antigo Testamento nos conduz a compreender o Novo Testamento.
É por isso que a Igreja, especialmente por ocasião dos tempos do Advento, da Quaresma e sobretudo na noite da Páscoa, relê e revive todos estes grandes acontecimentos da história da salvação no hoje da sua liturgia. Isso, porém, exige igualmente que a catequese nos ajude a abrir  a nossa inteligência, e a nossa espiritualidade nos preparando para a caminhada. Em outras palavras, a liturgia da Igreja nos conduz a viver o hoje meditando no ontem.
A ação do  Espírito Santo na Santa missa é atuante e plena. É Ele que nos faz estar reunidos em comunhão na fé, para nos fortalecer pela palavra e pela Eucaristia, e logo em seguida na nossa vida real, na nossa vida diária, produzir uma boa   RESPOSTA DA FÉ.
E por resposta da fé, entendemos a prática do que recebemos na comunhão da fé, ou seja, na palavra meditada pela luz do Espírito de Deus durante a Santa Missa. Pois é preciso viver o que ali recebemos, tanto pela palavra como pela convivência, e principalmente pela Eucaristia. Cristo falou conosco, e em seguida veio habitar em nós. Por  tanto, estamos preparados para a missão de levar este mesmo Cristo vivo aos irmãos sedentos de Deus.
As leituras do Antigo Testamento na  liturgia cristã não se limita a recordar os acontecimentos que nos salvaram, mais acima de tudo os atualiza. Torna-os presentes. O mistério pascal de Cristo celebra-se, não se repete; as celebrações é que se repetem. Mas em cada uma delas sobrevém a efusão do Espírito Santo, no momento da consagração. Pois é o Espírito de Deus que atualiza o  mistério da nossa fé.
A finalidade da missão do Espírito Santo em toda a ação litúrgica é pôr-nos em comunhão com Cristo, para formarmos o seu corpo. O Espírito Santo é como que a seiva da Videira do Pai, que dá fruto nos sacramentos.  Na liturgia, realiza-se a mais íntima cooperação do Espírito Santo com a Igreja. Ele, Espírito de comunhão, permanece indefectivelmente na Igreja, e é por isso que a Igreja é o grande sacramento da comunhão divina que reúne os filhos de Deus dispersos. O fruto do Espírito na liturgia é, inseparavelmente, comunhão com a Santíssima Trindade e comunhão fraterna.
A Epiclese é também oração pelo pleno efeito da comunhão da assembleia no mistério de Cristo. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo... devem estar sempre conosco e dar frutos, para além da celebração eucarística. Por isso, a Igreja pede ao Pai que envie o Espírito Santo, para que faça da vida dos fiéis uma oferenda viva para Deus pela transformação espiritual à imagem de Cristo, pela preocupação com a unidade da Igreja e pela participação na sua missão, mediante o testemunho e o serviço da caridade.
O Espírito Santo está presente  na vida da Igreja 24 horas por dia. Iluminando-a, protegendo-a e nos dando força para continuar a obra de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Amém?

José Salviano

 

        


Nenhum comentário:

Postar um comentário