.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 9 de maio de 2020

“NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO POR MIM." Olivia Coutinho

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 10/05/20-Jo14,1-12
 5º DOMINGO DA PÁSCOA

 Neste quinto Domingo da Páscoa, somos convidados a permanecermos em Jesus, pois somente Nele encontramos força para vencer os desafios da vida! A fé é o nosso ponto de partida, o que nos motiva a buscar Jesus! Jesus é o caminho que nos faz chegar ao coração do Pai, sem Ele, sucumbimos, não teremos força para sobreviver às intempéries da vida.
É caminhando, que crescemos na fé, é crescendo na fé, que crescemos no amor, na fraternidade, na vida de comunhão com Deus e com os irmãos.
Fé, não é algo que se tem e pronto, a fé tem que ser alimentada, podemos compará-la com uma construção que vai se desenvolvendo através de um processo lento e que vai se solidificando à medida em que intensificamos a nossa relação com Deus e com os irmãos.
No evangelho que a liturgia deste domingo nos convida a refletir, Jesus, em mais um de seus discursos de despedida, faz uma grande consolação aos seus discípulos, num momento angustiante para eles: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.” Com essas palavras, Jesus assegura aos discípulos e hoje a nós, que a fé é o pilar que nos sustenta, a raiz que nos mantém de pé nos vendavais da vida.
No Domingo anterior, o Evangelho nos apresentou Jesus como a “porta das ovelhas.” Hoje, Jesus é apresentado como “Caminho Verdade e vida! O texto deixa transparecer a compreensão, a paciência de Jesus com os seus discípulos, que apesar de estarem ao um bom tempo com Ele, eles ainda eram muito imaturos na fé, tinham muitas dúvidas, dificuldades em entender o que Jesus lhes revelava a respeito de sua volta para o Pai. No desejo de fazer suscitar em seus corações, pensamentos positivos, ideias claras sobre a sua pessoa, sobre o seu messianismo e o sentido da sua presença no mundo, o que poderia dar a eles tranquilidade durante a sua ausência, Jesus afirma: “Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, afim de que onde eu estiver estejais também vós.” E acrescentou: “Para onde eu vou vós conheceis o caminho. Tomé, não entendendo o sentido destas palavras, interpela Jesus: “Nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Esta imaturidade de Tomé, pode ser encontrada em muitos nós também: estarmos com Jesus, mas não reconhecê-Lo como sendo Ele, o sustento pra nossa vida, o caminho que nos leva ao Pai! 
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim!” Esta resposta que Jesus dá a Tomé, deve permanecer em nós, indicar a vereda autêntica que nos leva a felicidade Plena, que é o próprio Jesus. Quem conhece Jesus, conhece o caminho, quem o segue, está no caminho!
Ver o Pai, era a coisa mais desejada pelos os discípulos, um desejo que fora manifestado por Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Ora, bastaria que eles dessem um passo a mais na fé, para que eles enxergassem na pessoa de Jesus, a presença do Pai, que estava ali, a tanto tempo com eles!
Contemplar Jesus, é a única forma de ver a face humana do Pai, não há nada no Pai que não encontramos em Jesus!
Através do conhecimento intelectual jamais vamos conhecer Jesus, nós só vamos conhecê-lo verdadeiramente pelos caminhos da fé...
A falta de fé, priva-nos da alegria de conhecer Jesus, de tornarmos íntimos Dele, de perceber a sua presença contínua junto de nós, de sentirmos seguros quanto ao nosso futuro!
É graças ao empenho de Jesus, a sua paciência para ensinar aos primeiros discípulos, que hoje, graças ao testemunho deles, nós temos a felicidade de conhecer e seguir Jesus! Mesmo nas suas fragilidades, caindo e levantando, esses primeiros seguidores, de Jesus, se mantiveram firmes no propósito de dar continuidade ao projeto de Deus, proposto por Jesus. Obstinados por esta causa, esses discípulos chegaram ao ponto de darem a vida pelo o evangelho...
A Luz que verdadeiramente ilumina a nossa vida é aquela que nos conduz a felicidade plena, Jesus é esta Luz, deixar-se conduzir por Ele, é deixar-se irrigar pela fonte de água viva que nos levará a um Reino que não terá fim, que é o coração do Pai, nossa morada definitiva.
No final do evangelho Jesus deixa-nos um lembrete: “Quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai.”
Quem abraça a fé, pode realizar obras grandiosas, pois ao voltar para o Pai, Jesus enviou-nos o Espírito Santo, tudo o que fazemos de bom, não o fazemos por nós mesmos, fazemos pela a ação do Espírito Santo de Deus em nós! Daí a importância de estarmos sempre abertos à ação do Espírito Santo!
O amor do Pai é derramado em nós, pelo Espírito Santo, vivenciemos este amor permanecendo no seguimento ao Filho.
Jesus é a revelação do amor do Pai, aos poucos vamos nos envolvendo neste mistério de amor, enxergando no Filho a presença amorosa do Pai!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário