.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de maio de 2020

“DEIXO-VOS A PAZ, A MINHA PAZ VOS DOU...” Olivia Coutinho

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 12/05/20 - Jo14,27-31a

As dificuldades nos ajudam a crescer, nos dão resistência, nos torna fortes! É nas dificuldades, que percebemos com maior clareza a presença de Deus na nossa vida, que descobrimos a força que podemos ter, quando depositamos a nossa segurança em Deus!
Mesmo que a aridez dos nossos desertos, fira os nossos pés, durante as difíceis travessias como esta que estamos atravessando agora, não podemos desistir da caminhada. É assentando os nossos passos, nas pegadas de Jesus, que chegaremos a um oásis repousante onde iremos saciar a nossa sede, repor as nossas energias para dar continuidade a nossa caminhada. E este oásis repousante, que às vezes, pode nos parecer inatingível, está mais próximo de nós do que imaginamos, ele é o nosso próprio coração quando inundado pela paz de Jesus! O nosso oásis, é a paz de Jesus, essa paz podemos ter, em qualquer circunstância que estejamos vivendo...
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus continua despedindo dos discípulos. Para encorajá-los, Ele deixa-lhes a sua paz: "Deixo-vos a paz... mas não a dou como o mundo". Jesus sabia que a sua hora estava chegando e que seria inevitável que os discípulos não sofressem. Extremamente comovido, Ele pede a todos que não se perturbassem e nem se intimidassem, assegurando-lhes de que Ele voltaria. Era seu desejo, fazer com que os discípulos compreendessem que aquela separação que estava por vir, não seria definitiva, que não poria fim no relacionamento deles e que ela deveria ser vista por eles, como motivo de alegria e não de tristeza já pois com a sua volta para o Pai, as portas do céu seriam abertas para eles!
Mas mesmo com tantas palavras de conforto, os discípulos continuavam tristes, o que era natural, afinal, havia um elo muito forte entre eles, razão pela qual eles tinham muitas dificuldades em aceitar aquela separação. Eles ainda estavam presos na lógica do mundo, só iriam entender de fato, o sentido daquela separação, depois que lhes fosse enviado o Espírito Santo prometido por Jesus.
Quando falamos de paz, logo nos vem a ideia de uma situação externa sem conflitos, no entanto, a paz verdadeira, é aquela que vem de Jesus, é um estado de espírito, algo confortante, que podemos sentir em qualquer circunstância. A paz que vem de Jesus, é uma paz interior, a paz da consciência tranquila, que nos vem da certeza, de que aconteça o que acontecer, nunca estaremos sós! Na paz de Jesus, até as nossas lágrimas podem virar sorrisos! Sentir esta paz, é como sentir um raio de sol penetrar em nossa janela em dia chuvoso, o frescor das manhãs de primavera em pleno calor de verão!
Para o mundo, Paz, significa ausência de guerras, enquanto que a paz de Jesus, significa serenidade nas dificuldades. No coração de quem cultiva esta paz, pode até surgir angustias, mas ela logo será superada pela a certeza da vitória!
A paz que vem de Jesus, não é uma paz de acomodação, de ver o mundo desabar lá fora, e não fazer nada, pelo contrário, a paz que nos vem de Jesus, é inquietante, é uma força que nos encoraja, que nos impulsiona, que nos faz lançar sem medo, no mar revolto da vida, sem medo de naufragar.
O gesto de dizer ao outro: "A Paz do Senhor," quando vindo da profundidade do coração, é mais do que uma saudação característica do cristão, esse gesto, é, na verdade, um testemunho de quem realmente abraçou a paz de Jesus e deseja transmiti-la ao outro!
O mundo diz que quer a paz, mas continua rejeitando o dono da paz, Aquele que disse: "deixo-vos a paz, a minha paz vos dou"...
 FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:https://www.facebook.com/groups/552336931551388/



Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir